Surpresa nos vasos cá em casa-parte 2 :)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Surpresa nos vasos cá em casa-parte 2 :)

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 16 Dez 2011, 22:20

Vamos lá então à parte 2 da surpresa, lol Smile

No segundo vaso podemos observar 3 espécies de macrofungos. A primeira, o cogumelo meio alaranjado, identifiquei-o como Laccaria laccata, confirmam? Espero que sim. Para alêm deste, nas primeiras fotografias, podem ver mais 2 cogumelos ao pé deste primeiro, vê-se que pertencem à mesma espécie, mas não sei o nome, se acharem que podem ajudar-me digam! Agora reparem no parasita que vive no pé da árvore, é certamente mais um cogumelo. Alguém saber dizer a espécie? As últimas fotografias já tem uma semana de diferença das primeiras e, como podemos ver, nasceu um novo habitante, mais um pequeno cogumelo. Este último tenho a certeza que é da mesma espécie que aqueles dois que falei mais acima mas pronto, representando um estágio da vida desta espécie, achei que seria útil mostrar, talvez de alguma forma ajude a termos mais a certeza da espécie. O que dizer mais? Substrato turfoso e em simbiose com um sobreiro também.

Fico à espera de respostas. Obrigado Smile

Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Surpresa nos vasos cá em casa-parte 2 :)

Mensagem  Pedro Claro em Sex 16 Dez 2011, 22:55

Para mim o laranja e os outros 3 pertencem à mesma espécie - que poderá ser, de facto, Laccaria laccata (ou outra espécie de Laccaria). Quanto ao parasita, nem ideia.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: