Amanita branca..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amanita branca..

Mensagem  Subutex em Seg 17 Dez 2007, 01:53

Uma cena estranha que me apareceu... parece uma Amanita Muscaria, mas toda branca.. dizem que é porque não cresceu o suficiente, mas só que já "abriu":

Subutex

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

sobre Amanita

Mensagem  myceta em Ter 18 Dez 2007, 00:19

Ola,

Não me parece estranho neste género. muitas vezes, por alterações climáticas ou edáficas, este género apresenta variações de cor, e mesmo de forma, que tornam a sua identificação mais complicada à primeira vista.
Não te esqueças que uma das espécies mortais que é consumida com mais frequência em Portugal é Amanita phalloides...

Por isso é bem provável que seja uma Amanita muscaria ou memsmo uma variação dessa espécie.

Boas colheitas...

myceta

santa www.fungos.net

myceta
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13

Ver perfil do usuário

Amanita não branca

Mensagem  valbonix em Ter 18 Dez 2007, 12:27

Olá Subutex Very Happy

Acho que não pode ser olhada como uma amanita branca. Na verdade, nessa amanita apenas o anel é branco, de resto toda ela tem tons de amarelado.
Penso que não se trata de uma A. muscaria (L), mas proponho uma Amanita franchetii (Boud.) Fayod, que se reconhece pela cor do chapeu, as verrugas piramidais e amareladas, o anel com margem amarelada, decoração do pé e volva com pequenas verrugas amarelas.

Amanita franchetii (Boud.) Fayod
sinonimos
Amanita aspera sensu auct. mult.; fide Checklist of Basidiomycota of Great Britain and Ireland (2005)
Amanita aspera var. franchetii Boud. [as 'francheti'], Bull. Soc. bot. Fr.: 91 (1881)
Amanita queletii var. franchetii (Boud.) Bon, Docums Mycol. 14(no. 56): 22 (1985) [1984]

Boas colheitas.
Saudações micológicas.
ROC
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário http://www.fungos.net

Dicas...

Mensagem  *ento*loma* em Qua 19 Dez 2007, 14:48

Meus caros, desculpem a minha ausencia mas estive no congresso mundial de fungos em Cordoba que correu espectacularmente bem!
Estou deliciado com a afluencia de pessoas ao forum!

Passando agora ao que realmente interessa - a identificação do carpóforo (basidicarpo, frutificação, cogumelo...) da espécie Amanita!
Primeiro para que qualquer um que aceda a este forum possa entender do que falamos, esta frutificação pertence ao género Amanita pq além do porte típico, dá para ver estruturas como o veú universal (VU) - representado pelos escamas no chapeú, que como já foi dito anteriormente importa saber carateres como a forma, cor e disposição (para um bom diagnostico da espécie!), além disso tb é possivel ver os restos do VU na base do pé - representado pela textura dita um pouco friavel e nao muito bem defenida (apenas descernivel com a alguma experiencia!). Além disso a inserção das laminas (himénio - estrutura fertil do cogumelo - onde são produzidos os esporos) é regra geral livre, e a sua cor (também regra geral) é branca, assim como o deposito de esporos em massa (esporada).
Bem, defenido o genero sem grande dificuldade há que olhar para os caracteres que distinguem as espécies! Este grupo é bastante rico em caracteres e a identificação nao seria nada dificil se houvesse mais espécimes em diferentes estádios e desenvolvimento! e isto é mesmo essencial para a identificação visto que algumas espécies têm estadios bastante polimorficos!
Assim sendo deixo já duas sugestões para que na proxima vez a determinação seja com um grau de confiança bastante mais elevado!
1 - Sempre que possivel colher os diferentes estádios de desenvolvimento e registar fotograficamente (pois claro)!
2 - Um corte transversal da frutificação por vezes esconde caracteres que podem servir para o bom diagnostico - ou seja depois das fotos artisticas serem tiradas - há que fazer um golpe dividindo o cogumelo ao meio (Chapeú e pé) - e registar fotograficamente!

Quanto a uma sugestão para a classificação do cogumelo EU e apenas se trata duma opinião com base nos poucos caracteres disponveis, nao esquecer que a microscopia é fundamental, penso que se trata na realidade duma A. muscaria ainda jovem! já as vi assim com esse aspecto de amanitas brancas Smile principalmente em zonas de elevada exposição solar! contudo os tons amarelos no pé nao me deixam 100% seguro, e só uma analise ao próprio espécime, poderia eventualmente dissipar as duvidas.

Quanto à sujestão de A. franchetii na realidade existem varios caracteres que coincidem (para quem nao conhece A. franchetii é um parente bastante proximo da muito comum A. rubescens). A textura do pé é parecida, o tamanho tb parece coincidir, mas o caracter mais enfatizado na bibliografia (além dos outros que se verificam pela foto) é a cor dos restos de VU no chapeú que são sempre amarelados e na realidade na foto nao parece muito (se bem que há que ter muitas precauções na interpretação das cores das fotografias)!

Além disso a área geografica onde foi apanhada é bastante mal estudada! e nao se sabe bem o que se passa ao nivel do micobiota (equivalente à flora, no reino dos Fungos). Outro dos aspectos que deve ser sempre acompanhar as fotos e descrições é o registo da vegetação circundante principalmente as plantas vasculares (superiores), visto que muitas espécies de fungos tem requesitos ecologicos bastante particulares!

Só me resta dizer que da proxima vez se for possivel o melhor é secar o exemplar (muito facil de fazer com um ventilador de ar quente durante umas 3 ou 4 horas) e enviar para o endereço postal do nosso grupo: Rua do Raimundo, 119 - apartado 535, 7020-506 Évora, endereçado ao Núcleo Micológico do CEAI. Ao qual responderemos com um nível de determinação bastante mais seguro!

Continuem!!!!!!! assim vamos avançar com o conhecimento de micologia em PORTUGAL!!!!!!

um abraço a todos!

Luis Morgado - *Ento*Loma*

Última edição por em Sab 22 Dez 2007, 22:10, editado 1 vez(es)

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Amanita "branca"

Mensagem  Loco Gato em Qui 20 Dez 2007, 18:43

Subutex escreveu:Uma cena estranha que me apareceu... parece uma Amanita Muscaria, mas toda branca.. dizem que é porque não cresceu o suficiente, mas só que já "abriu"

Não é Amanita muscaria por causa da forma da superfície do chapéu, pelo tom róseo das lâminas e pelo amarelado da carne. Também já tenho visto A. muscaria jovens e não é nada que se pareça.

Tenho quase a certeza que é Amanita echinocephala (Vittad.) Quél., isso seria uma verdadeira preciosidade! Mas o tom da carne deixa-me com bastantes dúvidas.

1º exemplo
2º exemplo

Sim, tratem sempre de obter uma esporada dos espécimes que apanham e de enviar tudo para o núcleo do CEAI em Évora. Já agora, Subutex, também é muito importante dizer onde (geograficamente) e também em que tipo de vegetação se encontrava; nas espécies micorrízicas (como são as Amanita) é sempre importante referir a espécie de árvore mais próxima.

Parabéns pelo achado, merecia estar em qualquer herbário do mundo!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Re: Amanita branca..

Mensagem  Pedro Claro em Sex 21 Dez 2007, 00:01

Antes de mais, gostaria de dar as boas vindas ao Loco Gato, que certamente muito nos vai auxiliar com os seus preciosos conhecimentos e experiência.

Relativamente à possibilidade Amanita echinocephala, creio que a forma das verrugas do chapéu não condizem com o que é normalmente descrito para esta espécie: piramidais, pontiagudas e mais altas que largas... Estas parecem-me mais largas que altas, mais aplanadas, mais ao estilo de uma A. strobiliformis. De qualquer forma, também não me parece nada uma A. muscaria jovem, embora, muito honestamente, não saiba muito bem o que poderá ser (quer dizer, uma Amanita é certamente, mas a espécie...) A forma de pinha quando vista de cima faz lembrar uma espécie norte-americana, A. magniverrucata (embora esta apresente verrugas exageradamente grandes), mas tanto quanto sei não está referenciada fora do continente americano.

Não poderemos também excluir a possibilidade de ser uma variedade ou forma local de uma espécie de Amanita ou, até, uma espécie não descrita; as ilhas são férteis em endemismos e, pelo que sei, a flora fúngica dos Açores está muito pouco estudada.

Recomendo ao nosso Subutex que continue à procura de outros exemplares - em fases mais avançadas do desenvolvimento seria excelente! - e, caso os encontre, que tome algumas notas quanto ao habitat e que depois procure fazer uma descrição o mais pormenorizada possível do(s) exemplar(es) encontrado(s), obter uma esporada (coisa muito simples) e, se possível, secar alguns exemplares. Creio que o pessoal do NMCEAI teria bastante interesse em analisar esse material...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

AH! AH!

Mensagem  *ento*loma* em Sex 21 Dez 2007, 23:13

Bem de forma a averiguar a identificação da Amanita na foto fiz dois procedimentos! segui a indicação do Dr. Loco Gato e fui estudar as caracteristicas da A. echinophephala e até tem bastantes caracteres em comum! no entanto quando olhamos para as laminas dá facilmente para perceber que a aresta das laminas é finamente dentada ou recortada, o que nao se passa na Amanita referida. Tb quando se vai ver as fotos provenientes da internet e a mim não me deixa seguro e tão pouco me convence! então para tentar solucionar este problema resolvi nao falar decor e fui buscar as chaves que tenho acesso, as do Nordic Macromycetes Vol.2 Hansen & Knudsen (entre mts outros autores como Moser e Noordeloos) e segui as chaves - sempre com as caracteristicas macroscopicas disponiveis pelas fotos! fui imediatamente parar a A. strobiliformis o que nada me convence pelas descrições que li e pelas fotos que vi!!!!
Então decidi pegar no Moser (O GRANDE!!!) 1978 e cheguei a uma identificação bastante convincente!!!! uma espécie morfologicamente proxima de ambas as Amanitas anteriormente faladas! mas desta feita uma espécie de clima Mediterraneo (o que nao sei se é bom ou mau) mas aqui vai A. codinae (E. Mre) Sing. - quando fui ver fotos fiquei bastante convencido! reparem na aresta das laminas, cor formato e disposição das escamas forma e textura da volva! digam.me o que acham!

http://www.micologia.net/g3/Amanita-codinae

HAVEMOS DE LÁ CHEGAR.... ou então ficar cada um na sua.... ihi!!!

abraço!

*Ento*Loma

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Amanita branca..

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo