Entoloma spp. no Parque de Monsanto - II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entoloma spp. no Parque de Monsanto - II

Mensagem  Lebre em Sex 23 Dez 2011, 21:14

Após uma longa ausência estou de regresso ao fórum. Neste retorno decidi apresentar uma série de tópicos relativos ao género Entoloma, que para mim é particularmente interessante, ilustrando a grande diversidade de espécies deste género existente no Parque de Monsanto, em contraponto com o primeiro tópico com o mesmo título onde apenas estava representado o subgénero Nolanea. Neste tópico inicial sobre este tema apresento apenas uma lista das espécies que considerarei em tópicos seguintes (em princípio já identificados, mas talvez erroneamente) e um quadro de fotografias que integra grande parte deles bem como outros ainda não identificados. Para mim o que é importante salientar é que existe uma grande diversidade de espécies deste género num local tão restrito como o Parque de Monsanto às portas da nossa maior cidade. Muitos deles foram encontrados em zonas dispersas, mas há locais extraordinariamente propícios para o desenvolvimento de cogumelos deste género, dando guarida a uma apreciável variedade de espécies. Aqui fica uma lista tentativa das espécies que tenciono abordar em próximos tópicos, baseados em observações realizadas este Outono:
E. bloxamii
E. incanum
E. rhodopolium
E. roseum
E. sinuatum
E. cf. tjallingiorum
E. undatum
Esta lista poderia ser muito mais alargada, assim eu fosse um conhecedor deste género. Não o sendo, vou prosseguindo o melhor que posso. Como também não disponho de bibliografia específica, recorri à internet como fonte de dados. Qualquer contribuição para uma identificação será bem-vinda.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Entoloma spp. no Parque de Monsanto - II

Mensagem  Pedro Claro em Sex 23 Dez 2011, 23:33

Fico a aguardar com expectativa os tópicos relativos a cada uma das espécies, ainda que apenas a partir da próxima 4ª feira poderei contribuir de alguma forma para esses tópicos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Sab 24 Dez 2011, 04:35

Excelente, Lebre. Um género onde não tenho muita experiencia nem bibliografia específica mas ajudo no que puder ou souber.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 24 Dez 2011, 09:58

Obrigado, Zamanita.
Também conto contigo para tentar identificar alguns. Basta dar uma olhadela ao "Index fungorum" para ver que se trata de um género com muitas espécies, ideia que eu não tinha inicialmente. Na sua forma jovem, antes de as lâminas começarem a ficar rosadas, é até muito difícil saber a que género pertencem.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo