Entoloma bloxamii

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entoloma bloxamii

Mensagem  Lebre em Seg 26 Dez 2011, 23:03

Ao que parece há uma gralha no nome homologado para esta espécie, pelo que muitos autores se lhe referem por Entoloma bloxami.

Trata-se de mais uma espécie de Entoloma de que não sabia da sua existência em Portugal. Tem o porte de um Tricholoma, visto de cima poderia ser um Cortinarius por ter o chapéu de cor azul-violeta, mas a lâminas rosadas permitem desfazer o enigma inicial.
O chapéu é campanulado apresentando um grande mamelão ao centro. A cutícula é sedosa a ligeiramente fibrilosa das cores já referidas, apresentando a margem esbranquiçada.
As lâminas, de inserção adnata e espaçamento apertado, têm uma cor creme de base e os tons rosados da acumulação dos esporos.
O pé é consistente, cilíndrico mas adelgaçando na base, de cor branca ostentando na parte superior tons concolores com os do chapéu e na base manchas amareladas.
Os esporos são iso-diamétricos apresentando a maioria 6 ângulos, outros apenas 5 havendo também alguns praticamente redondos. Estas características estão de acordo com os dados da espécie que proponho, embora as dimensões que obtive para os esporos:
(7.6) 8.2 - 9.4 (10.1) x (6.7) 7.7 - 8.8 (9.2) µm
Q = 1 - 1.1 (1.4) ; N = 60
Me = 8.8 x 8.3 µm ; Qe = 1.1
sejam algo elevadas quando comparadas com as apresentadas para uma das formas da espécie no tópico do fórum mbrugia. No entanto, por exemplo, nos sites mushroom expert e mycobank, os intervalos de variação para as dimensões são mais amplos.

Anexo um conjunto de imagens desta observação e da correspondente microscopia.

Fotografias:

Pormenores, incluindo o do exemplar seco

Esporos e basídios

Trama lamelar

Pileipellis

Stiptipellis

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Entoloma bloxamii

Mensagem  Zamanita em Ter 27 Dez 2011, 07:05

Mais um grande registo Lebre!! cheers
É uma espécie rara e que consta de várias Red Lists europeias.
Agora que já sabemos que a temos cá, importa divulgar para a proteger.
sunny

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Ter 17 Jan 2012, 00:00

uau!!!!! excelente registo!!!!!
tenho trabalhado nesta espécie e sem duvida que é rara como o Zamanita diz e tanto quanto sei ainda não "dada" para Portugal!
Além disso junta-se um factor que complica a situação, existem mais do que uma espécie a ser nomeadas E. bloxamii, e isto são resultados (ainda não publicados) dos meus estudos!
um dos caracteres que estamos a usar para diferenciar é a medida dos esporos que muito bem notado pelo Lebre em muitos exemplares fogem da regra...
Mais uma vez agradecia a colaboração e se ainda tiver o exemplar para me o enviar!!!!
O habitat é bosque de folhosas??

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 18 Jan 2012, 00:42

Obrigado, *ento*loma*.
Algumas notas aos seus comentários:
*ento*loma* escreveu:tenho trabalhado nesta espécie e sem duvida que é rara como o Zamanita diz e tanto quanto sei ainda não "dada" para Portugal!
O que significa ser "dada" para Portugal? Há alguma lista de existências ("checklist") de que não me apercebi?

*ento*loma* escreveu:Além disso junta-se um factor que complica a situação, existem mais do que uma espécie a ser nomeadas E. bloxamii, e isto são resultados (ainda não publicados) dos meus estudos!
um dos caracteres que estamos a usar para diferenciar é a medida dos esporos que muito bem notado pelo Lebre em muitos exemplares fogem da regra...
Não sabemos viver sem complicações! Esta mania de dar o mesmo nome a "coisas" diferentes ...

*ento*loma* escreveu:
Mais uma vez agradecia a colaboração e se ainda tiver o exemplar para me o enviar!!!!
O exemplar é todo seu!
*ento*loma* escreveu:
O habitat é bosque de folhosas??
Anexo uma fotografia do local da observação. [Não vão todos lá a correr ... que já não há mais. Quando voltarem a aparecer eu aviso.]
Nos meus parcos conhecimento de botânica, parece-me que se trata de um bosque de cedros.

Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo