Lâminas ou Tubos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lâminas ou Tubos

Mensagem  nunovix em Sab 07 Jan 2012, 13:44

Encontrei este cogumelo em Sintra que me suscitou esta dúvida; isto são Lâminas ou Tubos?

Abraço
Nuno
nunovix
hifa
hifa

Número de Mensagens : 26
Fungónimo : ?
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Lâminas ou Tubos

Mensagem  Pedro Claro em Sab 07 Jan 2012, 15:08

São tubos e o cogumelo parece ser um Suillus bovinus.

Só uma nota relacionada com este tópico e com outro que colocaste há pouco tempo: esta tua questão demonstra que ainda estás muito verde no que diz respeito à identificação correcta das características fundamentais dos cogumelos, por isso eu não poderia, de forma nenhuma, aconselhar-te a aventuras gastronómicas com cogumelos sem antes fazeres alguma evolução ao nível da identificação, pelo menos, das características básicas de cada cogumelo. A minha sugestão, portanto, é que vás andando por aqui, vendo os tópicos que vão sendo colocados e colocando tu mesmo fotos e dúvidas antes de qualquer tentativa de apanhar cogumelos para comer.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  nunovix em Sab 07 Jan 2012, 16:07

Sim, tens toda a razão estou mesmo MUITO verde, e já reparei que a identificação dos cogumelos é bastante complexa.
Comprei o livro "Cogumelos" da Everest, e agora estou á espera do "Mushrooms" do Thomas Laessoe...este parece ser bastante mais completo e vai-me permitir cruzar informação.
Quanto a usar os cogumelos para comer, só o tenciono fazer quando tiver mais experiência e tiver seguro do que estou a fazer.

Em relação ao Cogumelo em questão também me pareceu um Boleto dos Vaqueiros (Suillus bovinus) apenas porque no meu livro não encontro mais nenhum cogumelo com este tipo de himenóforo, parece muito caracteristico. E de resto parece encaixar bem nas caracteristicas do Boleto dos vaqueiros.
Aqui vai mais uma foto:

nunovix
hifa
hifa

Número de Mensagens : 26
Fungónimo : ?
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Sab 07 Jan 2012, 18:33

Encara o livro da Everest como um 'aperitivo', pois dificilmente servirá para mais do que abrir o apetite para o mundo dos cogumelos. Precisas mesmo de um bom guia para poderes perceber a diversidade e quantidade de espécies diferentes que existe - não conheço "o Laessoe", mas se o Loco Gato o recomenda, é bom de certeza.

Outra coisa: os 'pseudo-nomes' comuns (boleto dos vaqueiros??? affraid ) são para ignorar. Aqui, para evitar qualquer tipo de confusão, usam-se apenas as designações científicas. Os cogumelos não são como as plantas ou as árvores que têm nomes comuns mais ou menos estabelecidos, com duas agravantes: primeiro, a maior parte dos nomes comuns são "traduções" do nome científico (e sem qualquer valor como nome comum porque NINGUÉM usa essas designações); segundo, tanto um mesmo nome comum pode designar espécies diferentes em locais diferentes (exemplo: míscaro), como uma mesma espécie pode ter nomes diferentes consoante o local onde são observados.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: