Apoios à produção de cogumelos - Jovem Agricultor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apoios à produção de cogumelos - Jovem Agricultor

Mensagem  Marco Dias em Qua 11 Jan 2012, 22:59

A produção de cogumelos em troncos é uma actividade de baixo investimento e elevada rentabilidade.
A maior parte dos cogumelos frescos à disposição do consumidor são importados, uma vez que a produção nacional é pouco maior do que 10% do consumo médio interno.
O potencial de crescimento desta actividade é enorme, quer pela via do crescimento do consumo interno, quer pela via da exportação.
Os nossos parceiros asseguram uma formação e acompanhamentos técnicos adequados, para ter sucesso nesta actividade.
A GERA- Gestão Rural Activa, elabora projectos de instalação de Jovem Agricultor para produção de cogumelos em troncos.
A nossa taxa de aprovação é de 100%
Contacte-nos e visite-nos em www.gera.com.pt

Marco Dias

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : GERA-Gestão Rural Activa
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://WWW.GERA.COM.PT

Re: Apoios à produção de cogumelos - Jovem Agricultor

Mensagem  Paula Dias em Ter 06 Mar 2012, 16:17

é muito interessante, mas começamos por onde?

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto

Ver perfil do usuário

Mensagem  almabranca em Ter 06 Mar 2012, 19:49

Eu também estou a desenvolver um projecto com Agaricus. Há consultores neste tipo de cogumelo para idealizar um projecto?

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Fungónimo : Agáricus Bisporus

Ver perfil do usuário http://www.almabranca.com

Mensagem  Paula Dias em Qui 08 Mar 2012, 14:48

almabranca escreveu:Eu também estou a desenvolver um projecto com Agaricus. Há consultores neste tipo de cogumelo para idealizar um projecto?

E como os vais produzir? Em campo aberto ou estufas?

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  almabranca em Qui 08 Mar 2012, 15:52

Obviamente que os vou produzir em câmaras isotérmicas em painel com unidades de tratamento de ar... Já adjudiquei equipamento nomeadamente uma UTA e já tenho um tunel de pasteurização a vapor de 40 metros cubicos.

Sou proprietário de uma empresa de logistica com várias câmaras frigorificas agora recondicionadas a produzir cogumelos.

almabranca
micélio primário
micélio primário

Mensagem  Paula Dias em Qui 08 Mar 2012, 16:44

Muito bem!

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Sex 23 Mar 2012, 12:37

Marco Dias escreveu:A produção de cogumelos em troncos é uma actividade de baixo investimento e elevada rentabilidade.
A maior parte dos cogumelos frescos à disposição do consumidor são importados, uma vez que a produção nacional é pouco maior do que 10% do consumo médio interno.
O potencial de crescimento desta actividade é enorme, quer pela via do crescimento do consumo interno, quer pela via da exportação.
Os nossos parceiros asseguram uma formação e acompanhamentos técnicos adequados, para ter sucesso nesta actividade.
A GERA- Gestão Rural Activa, elabora projectos de instalação de Jovem Agricultor para produção de cogumelos em troncos.
A nossa taxa de aprovação é de 100%
Contacte-nos e visite-nos em www.gera.com.pt

O que é fazem para ajudar a escoar o produto? Penso que é aqui, principalmente, que é necessário apoio.

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  almabranca em Sex 23 Mar 2012, 12:58

Sou da mesma opinião...

Se precisarem de escoar o produto, eu tenho a logística... camiões de temperatura controlada, câmaras frigoríficas e instalações (antiga fábrica de queijo). Tenho inclusive equipamento de embalamento em covetes...

Já estive a ver os custos de ter um lugar no mercado de abastecedor do Porto e o de Lisboa... são avultados e um produtor só não compensa... teria que ser uma cooperativa... ou contactar outros grossistas lá interessados em distribuir os produtos...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Mensagem  FernandoCastro em Sex 23 Mar 2012, 13:58

almabranca escreveu:Sou da mesma opinião...

Se precisarem de escoar o produto, eu tenho a logística... camiões de temperatura controlada, câmaras frigoríficas e instalações (antiga fábrica de queijo). Tenho inclusive equipamento de embalamento em covetes...

Já estive a ver os custos de ter um lugar no mercado de abastecedor do Porto e o de Lisboa... são avultados e um produtor só não compensa... teria que ser uma cooperativa... ou contactar outros grossistas lá interessados em distribuir os produtos...

Partilho exactamente a mesma visão que tu Paulo.
Estou neste momento a trabalhar com várias pessoas na minha zona (Fundão e Castelo Branco) que vão começar a produzir Pleurotus e Shiitake.
A minha ideia é de criar uma rede de micro-produtores para ganhar escala.

Em que zona estás? Temos de nos encontrar para falarmos pessoalmente.
Um abraço!

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  almabranca em Sex 23 Mar 2012, 15:28

Estou em Ponte de Lima.

Tenho uma empresa de logística chamada LOGISFRIO - Armmazenagem e transportes, Lda. co-proprietária das instalações da famosa ex-fábrica do queijo limiano.

Tenho outro armazém no Bombarral (Centro).

Numa das minha outras empresas chegava a ir semanalmente a Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vila Real e Chaves. Cheguei a ter clientes da restauração em trás os montes. Agora tá tudo parado...

Vou te passar o meu contacto pessoal directo.

Entretanto aqui o registo das minhas incursões em cogumelos http://www.facebook.com/casadospitufos

almabranca
micélio primário
micélio primário

Produtores Shiitake na zona do Fundão

Mensagem  bmartin em Sex 19 Out 2012, 10:46

FernandoCastro escreveu:

Estou neste momento a trabalhar com várias pessoas na minha zona (Fundão e Castelo Branco) que vão começar a produzir Pleurotus e Shiitake.

Um abraço!

Viva!
Estou actualmente a avaliar a oportunidade de começar a produzir na zona do Fundão.
Gostaria de conhecer produtores / cooperativa no caso de existir.
Será que me poderia disponibilizar contactos desses produtores?
Obrigado

bmartin

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Shiitake

Ver perfil do usuário

Produção de Shiitake

Mensagem  Ana Pinheiro em Qua 31 Out 2012, 10:28

Bom dia a todos.

Sou a Ana, moro no Porto e quero começar uma pequena produção de shiitake em toros. Tenho o espaço e a vontade mas agora preciso de informaçoes importantes para poder avançar.

Além de mais informação técnica sobre a produção em si, a questão que se levanta é como vou escoar o produto.

Quais os tempos, valores envolvidos,...

Tenho visto que existem pequenos agrupamentos de produtores e alem de gostar de me juntar a um destes grupos, tenho que perceber como o posso fazer.

Obrigada.

Ana Pinheiro

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Amanita

Ver perfil do usuário

nucleo de mini produtores

Mensagem  Luís Cunha em Qui 31 Jan 2013, 16:42

Boas.

Já falaram aqui em criar um agrupamento de produtores, eu concordo prefeitamente além de possibilitar reduzir gastos, permite juntar uma quantidade significativa que atraia grandes compradores. Eu também estou a meio gás de uma candidatura ao proder. Eu e mais uma pessoa formada em biologia, estamos a tentar diferenciar desde os substratos até aos gastos e construções de salas de cultivo. E como qualquer aventureiro na área dos cogumelos precisa-se de vender os mesmos. Ai é que reside uma dificuldade enorme, principalmente quando se trata apenas de um pequeno produtor, pois vender em mercados locais é de grande risco financeiro pois os custos por vezes de forma despercebida inicialmente ultrapassam o ganho. Daí a junção de produtores consegue-se assim uma presença acentuada até mesmo em feiras internacionais. NEsta situação a dimensão conta e muito. As parcerias são cruciais desta forma é possivel obter um win-win. cheers

Luís Cunha

Fungónimo : Biolife

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ana Pinheiro em Qui 31 Jan 2013, 17:21

Eu gostaria muito de dar asas a este meu projecto, mas tambem nao estou a ver como comercializar o produto final.
O meu objectivo é produzir shiitake em troncos e tenho espaço para implementar a ideia.
Existe alguma associação aqui na zona do Porto que eu possa contactar?
Alguma ideia?
Alguem?
:-)

Ana Pinheiro

Fungónimo : Amanita

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luís Cunha em Ter 05 Fev 2013, 10:40

bmartin escreveu:
FernandoCastro escreveu:

Um abraço!

Viva!
Estou actualmente a avaliar a oportunidade de começar a produzir na zona do Fundão.
Gostaria de conhecer produtores / cooperativa no caso de existir.
Será que me poderia disponibilizar contactos desses produtores?
Obrigado

Boas.

Também me encontro a poucas semanas de uma candidatura ao PRODER, ná área dos cogumelos. E como o Paulo indica e eu concordo plenamente um único produtor é avultado demasiado, sendo que uma dita parceria seria uma boa estratégia para contornar tais custos, desde transporte, ao armazenamento assim como os custos envolvidos na reserva de um espaço em mercados como o mercado abastecedor no Porto.

Luís Cunha

Fungónimo : Biolife

Ver perfil do usuário

Mensagem  Gonçalo Silva em Dom 10 Fev 2013, 16:59

Boas,
Eu também estou a desenvolver um projecto de produção de cogumelos, embora neste momento esteja mais preocupado com escoamento, sou da zona centro e acho essencial arranjar parcerias.
Cumprimentos

Gonçalo Silva

Fungónimo : Gsilva

Ver perfil do usuário

Escoamento

Mensagem  Joao Pereira em Sex 15 Fev 2013, 11:53

Boa tarde,

Tambem tenho em vista um projecto neste ambito, teremos de falar mais tarde para organizar e colarmo-nos a uma cooperativa para escoamento do produto.
Sou de Peniche e voçê é de onde?
Cumprimentos

Joao Pereira

Fungónimo : Boa tard.e,
Estou muito interessado mas não sei mesmo por onde começar, gostava de ter formação e algum estudo de mercado para ver a viabilidade. E claro tambem as necessidades e os respectivos custos, enfim... tudo.
E claro que uma cooperativa para escoamento.
Abraço

Ver perfil do usuário

Mensagem  Tomé Barbosa em Ter 19 Fev 2013, 20:26

Boa tarde,

Depois de alguma pesquisa sobre cogumelos, estou extremamente interessado na sua produção. Sou de Barcelos e tenho espaço disponivel para esse efeito. De acordo com o anteriormente dito, também sou de acordo com as dificuldades no escoamento do produto.

Agradecía da vossa parte alguma informação na candidatura a apoios. Qual a melhor forma de efectuar uma candidatura?

Obrigado.

Tomé Barbosa

Fungónimo : Cogumelos em tronco

Ver perfil do usuário

Actualização de projetos

Mensagem  bugfast em Ter 03 Dez 2013, 23:00

Dado que a ultima msg já foi a algum tempo, pergunto:

Como está o cultivo nesta altura? Já passou quase um ano desde que a primeira pedra foi lançada. Comentem os vossos casos.

Estou a começar um projeto em Paredes de Coura, e interessa realmente reunir vários produtores de cogumelos de forma a termos marca e posição de poder negociar no mercado da distribuição.

bugfast

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : fungiformus

Ver perfil do usuário

Mensagem  andresm em Qui 02 Jan 2014, 15:32

A minha questão é a mesma, tenho passado horas a fio a procura informações sobre compradores e até agora nada.

andresm

Fungónimo : shitaki

Ver perfil do usuário

novo produtor

Mensagem  S Machado em Qua 29 Jan 2014, 15:47

boa tarde amigos... eu ando em investigacao para iniciar a producao de cogumelos em tronco... tenho um terreno de familia e por o que tenho investigado tem condicoes para este tipo de producao a ceu aberto... ou com alguns tipo de resguardo que seria possivel por...

tenho algumas questoes que gostaria que me ajudassem...

soube que existem associacoes / empresas que ajudam nas candidaturas ao proder e que ajudam tb a implementacao e elaboracao do projecto... alguem me poderia dar um feedback de algumas delas ou indicar me quais as melhores e quais seram os valores a pagar?

obrigado a todos desde ja

SMAX

S Machado

Fungónimo : SMAX

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:43

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares