Objectivo - Produçao de cogumelos passo a passo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Objectivo - Produçao de cogumelos passo a passo

Mensagem  LcdN em Qui 12 Jan 2012, 14:06

Boa tarde. desde ja o meu objectivo e' produzir cogumelos em casa para consumo. mas a informaçao e' pouca.

para iniciante, acham que devia optar por cogumelos que cresçam em troncos ou em frascos, sacos?
quais os primeiros passos?

o objectivo deste topico, era que com a ajuda de voces, eu conseguisse produzir cogumelos, e ai iria colcando fotos, e updates do que se estaria a passar.

mas para ja' precisava de saber qual sera o cogumelo mais propicio a crescer neste tempo de frio e qual escolher, e que materiais necessito.

(peço desculpa pelo facto de nao colocar acentos, mas neste pc, algo de errado se passa Smile )

.... a', e que sejam comestiveis, claro Laughing Laughing

LcdN
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : tricholoma equestre
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Objectivo - Produçao de cogumelos passo a passo

Mensagem  FernandoCastro em Seg 23 Jan 2012, 10:51

LcdN escreveu: acham que devia optar por cogumelos que cresçam em troncos ou em frascos, sacos?
quais os primeiros passos?

Penso que, em primeiro lugar, deves seleccionar uma espécie fácil de cultivar (Pleurotus ostreatus);
Em segundo, deves seleccionar o teu substrato a partir do que tens disponível e mais barato na tua zona: e.g. se tens serradura de borla, não vais comprar palha ou vice-versa.

Para o Inverno e, devido à facilidade de cultivo, sugiro o P. ostreatus (aguenta bem o frio e uma grande amplitude térmica).

Acerca dos materiais, depende do que queiras fazer; podes já comprar o spawn ou fazê-lo tu: dependendo desta opção a lista de materiais aumenta/diminui consideravelmente.

Lê o Agrodok e se continuares com dúvidas, contacta.

Um abraço e bons cultivos!

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  LcdN em Seg 30 Jan 2012, 21:55

Boas, FernandoCastro. Já há alguns dias que tenho resposta a essa pergunta. sim, vou começar pelo pleurotus sim, apesar de não fazer a mínima ideia do sabor dele. é comestível, mas é bom ou nem por isso?

o substrato será a palha, em sacos claro, em que pretendo experimentar com e sem tubo no centro dos sacos. irei comprar o spawn. Um processo de cada vez.

para já o objectivo é ter condições, ou seja, arranjar todo o material necessário para a esterilização do substrato e construir uma estufa em plástico.

as primeiras questões...pelos Invernos frios e Verões demasiado quentes que se verificam na minha zona, convém colocar a estufa no interior, por forma à temperatura ficar o mais constante possível!? é necessário adquirir aparelhos para humedecer o espaço, ou umas simples borrifadelas com pulverizador seriam suficientes?

o agrodok ajuda mesmo, e o DVD let´s grow mushrooms não fica nada atrás. Smile

LcdN
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  LcdN em Seg 30 Jan 2012, 21:55

edit: duplo post

LcdN
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Qua 01 Fev 2012, 19:18

LcdN escreveu:Boas, FernandoCastro. Já há alguns dias que tenho resposta a essa pergunta. sim, vou começar pelo pleurotus sim, apesar de não fazer a mínima ideia do sabor dele. é comestível, mas é bom ou nem por isso?

O gosto é excelente. E se crescerem com temperaturas baixas, rivalizam com shiitake e silvestres.

LcdN escreveu: pelos Invernos frios e Verões demasiado quentes que se verificam na minha zona, convém colocar a estufa no interior, por forma à temperatura ficar o mais constante possível!? é necessário adquirir aparelhos para humedecer o espaço, ou umas simples borrifadelas com pulverizador seriam suficientes?

Eu como tenho várias árvores no quintal, aproveito a sombra e consigo cultivar no exterior, quer no Inverno quer no Verão.
Como esta espécie precisa de bastante luz e O2, verifiquei que os frutos são melhores quando estão no exterior.
Mangueira ou borrifador servem quando a chuva teima em não aparecer.

Se optares pelo cultivo indoor, tens de lhes dar bastante ar, sob pena de ficarem assim: http://www.youtube.com/watch?v=Ot35sh7cVq4

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  LcdN em Sab 04 Fev 2012, 00:37

Mais uma vez muito obrigado. vou optar então por uma estufa em plástico transparente (por acaso já me informei hoje de preços), e a estrutura da estufa será feita por mim em madeira, uma vez que as compradas são caríssimas. tudo bem isolado, claro. depois irei colocar por cima rede sombra, para os dias de mais sol e mais calor.
pensava que estes cogumelos necessitassem de temperatura controlada. sendo assim fico mais aliviado Very Happy

LcdN
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares