produção de cogumelos shiitake em troncos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

produção de cogumelos shiitake em troncos

Mensagem  j0hn em Sab 14 Jan 2012, 20:41

Boa tarde.
Estou a pensar cultivar cogumelos shiitake em troncos de carvalho para consumo próprio, mas como ainda sou novo nisto, não sei muito bem por onde começar. Vi no youtube que são precisas umas sementes para implementar o fungo no tronco, e uma substância para selar o furo, mas não sei onde arranjar esses materiais... Alguém me podia dar uma ajuda? Outra coisa, reparei que depois do processo de cultivo, embrulharam o tronco num saco preto. É mesmo necessário embrulhar num saco preto? não chega deixar os troncos num lugar com pouco sol?

j0hn
esporo
esporo

Número de Mensagens: 12
Fungónimo: Lentinula edodes

Ver perfil do usuário

Re: produção de cogumelos shiitake em troncos

Mensagem  j0hn em Dom 15 Jan 2012, 22:56

ninguém sabe? Question

j0hn
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  LcdN em Seg 16 Jan 2012, 19:05

Boas j0hn. vejo que es novo por aqui, tal como eu, e que ambos pretendemos fazer exactamente o mesmo.
quanto a respostas, posso dizer-te que isto esta bastante morto em termos de movimento de posts.

a pergunta que lhe faço, e' porque shiitake? por ser em troncos e nao em substrato, ou porque pretende consumir esse mesmo e nenhum outro?

quanto a shiitake, pode comprar ja os kits e pronto, ou entao fazer todo o processo de produçao de spawn.

LcdN
esporo
esporo

Número de Mensagens: 8
Fungónimo: tricholoma equestre

Ver perfil do usuário

Mensagem  j0hn em Seg 16 Jan 2012, 23:02

Boas Smile
na verdade, eu estou a pensar em shiitake porque me parecem ser os mais fáceis para cultivo (pouco investimento...).
Sabes como é que se faz esse processo do spawn? as sementes, onde as posso arranjar? tenho que ser eu a fazê-las?

j0hn
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  LcdN em Ter 17 Jan 2012, 01:52

pois as mesmas razões que eu. começar pelo mais simples. eu sou novo nisto. relativamente a criação da "semente" pouco sei, e amanha começo a ler o pdf que se encontra no topico Cultivo/o que é spawn, cultura pura e cavilhas inoculadas. (o forum não me deixa colocar links)

acho que com isto tudo se tornará mais simples. relativamente ao método mais simples, os tais kits (continuo a não poder colocar links). basta ir por exemplo ao ebay e escrever "shiitake" (também existe em lojas online portuguesas). talvez opte pelas cavilhas já criadas, uma vez que para se produzir a semente serão necessários cogumelos (que não tenho).

como pode ver pelos meus comentários, sou mesmo um desentendido ainda no assunto...para quem só descobriu na semana passada que era possível produzir cogumelos. Pensava que só fossem possíveis os champignon. lol!

LcdN
esporo
esporo

Número de Mensagens: 8
Fungónimo: tricholoma equestre

Ver perfil do usuário

Mensagem  j0hn em Ter 17 Jan 2012, 23:33

Eu já tive um pacote desses, mas para cultivo regular, requer muito investimento, e a minha ideia era não depender de outros para cultivar. Também já pensei ser eu a produzir os sacos e fazer uma estufa coberta por plástico preto, cheia de prateleiras...

j0hn
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Seg 23 Jan 2012, 13:38

Guia para principiantes: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/2011/12/agrodok-cultivo-de-pleurotus-e-shiitake.html

Para produzires spawn, precisas de uma cultura (clone); podes fazer isso retirando um pedaço do interior do cogumelo e colocando-o num meio de cultura esterilizado (MEA, PDA, etc.): http://4.bp.blogspot.com/-Gc6G-R5iLX8/Tuf83EApYfI/AAAAAAAABBA/TejafVzV6ZU/s1600/ad.png

De seguida, precisas de inocular o grão esterilizado com um pedaço de agar colonizado.

A partir daqui, tens de ver que substrato se adequa melhor à tua espécie; por ex: palha para Pleurotus ostreatus/ serradura para Shiitake.

Aconselho a leitura desse PDF para começares. Depois este: http://www.amazon.com/Growing-Gourmet-Medicinal-Mushrooms-Stamets/dp/1580081754/ref=as_li_tf_cw?&linkCode=waf&tag=widgetsamazon-20

Um abraço e bons cultivos!

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens: 59
Fungónimo: FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  j0hn em Sex 27 Jan 2012, 16:42

não me foi muito esclarecedora, a imagem... isso é a preparação da semente para sacos, certo? comprei 100 cavilhas inoculadas, e um selante cheesewax.
Vamos ver no que isto vai dar. estava a pensar em colocá-las num terreno que tenho, tenho um espaço sombrio onde não dá para cultivar nada, mas pelos vistos 100 cavilhas dão para mais ou menos duas toras. Em princípio após a inoculação, como são só duas toras, vou colocá-las em sacos pretos e deixar aqui em casa.
Que acham?

j0hn
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Sab 28 Jan 2012, 01:59

100 cavilhas para 2 toras parece-me pouco.
100 cavilhas dá para inocular mais que isso, mesmo que as toras sejam grandes.

Dá uma vista de olhos neste PDF: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/2011/11/cultivo-em-troncos.html

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens: 59
Fungónimo: FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Qunatidades de cavilhas por toro

Mensagem  rtorres em Dom 29 Jan 2012, 03:20

FernandoCastro escreveu:100 cavilhas para 2 toras parece-me pouco.
100 cavilhas dá para inocular mais que isso, mesmo que as toras sejam grandes.

Dá uma vista de olhos neste PDF: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/2011/11/cultivo-em-troncos.html

Sinceramente não me parece muito! Em regra distanciam-se as cavilhas 10 cm umas das outras na linha e cada linha se dispõem em torno do tronco a 5 cm da mais próxima. Por isso um tronco com 100cm de comprimento e um perímetro de 30cm leva cerca de 50 cavilhas (5 linhas X 10 cavilhas por linha)

rtorres
hifa
hifa

Número de Mensagens: 29

Ver perfil do usuário

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: