Phycomyces nitens - o fungo das fezes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Phycomyces nitens - o fungo das fezes

Mensagem  Lebre em Dom 15 Jan 2012, 12:18

Trata-se de um dos fungos que certamente já toda a gente viu mas que não é de fácil identificação.
Phycomyces é um género de fungos da família Phycomycetaceae da ordem dos Mucorales. É um dos poucos géneros cujos esporângios são visíveis à vista desarmada e, por isso, facilmente observáveis quando presentes. Ainda assim, as dimensões são muito reduzidas, como se pode constactar pelas fotografias anexas. Os esporangióforos que suportam os esporângios podem atingir comprimentos da ordem dos 10 cm.
Distinguem-se de outro género dessa família morfologicamente semelhante - Spinellus - por terem brilho metálico e por se desenvolverem em fezes de animais (os do género Spinellus parasitam outros fungos do ordem dos Agaricales, preferencialmente do género Mycena). São fungos muito especiais, por reagirem a vários estímulos já identificados: luz, gravidade, pressão e outro que lhes permite evitar objectos sólidos, havendo várias equipas as estudá-los, nomeadamente na vizinha Espanha.
Nas saídas recentes que fiz no Parque de Monsanto encontrei-os sempre e tirei algumas fotografias. Da última vez colhi uma amostra para tentar, pela observação dos esporos, identificar a espécie, uma vez que morfologicamente são todas muito semelhantes. Pertencem ao género Phycomyces três espécies - P. blakesleeanus, P. microsporus, P. nitens - e qualquer delas tem como habitat preferencial as fezes de animais. Os esporos da 1ª destas espécies tem dimensões da ordem de 8-13 x 5-7.5 µm, os da 2ª são mais pequenos e os da última são consideravelmente maiores (de acordo com a referência [3]). Os valores que obtive para as dimensões médias do esporos do exemplar que observei foram os seguintes:
31.4 x 18.4 µm,
o que exclui as duas primeiras espécies acima mencionadas. Relativamente à terceira apenas consegui os seguintes dados obtidos no site "MycoBank" para culturas desenvolvidas em placas de Petri:
"sporangiospores smooth, hyaline, with contents faintly yellow-orange (especially in the center), mostly oblong-elliptical to oval in shape but a few globose and a few nearly reniform, 10.5-30 x 6.517 µm, averaging over 15 µm in length, where globose, 10.5-19.5 µm in diam.". Outros dados relativos a dimensões são aí referidos mas de difícil interpretação.

Ainda que com algumas reservas penso que o exemplar que observei pertence à espécie Phycomyces nitens.

Referências:

[1] "zygomycetes"; [2] "MykoBank"; [3] "Artigo".

Fotografias:

Exemplar analisado,

Detalhe do exemplar,

Microscopia,

Outros exemplares observados.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Phycomyces nitens - o fungo das fezes

Mensagem  ZecTarius em Dom 15 Jan 2012, 16:56

Viva Lebre,

Parabéns por mais outro grande achado e identificação, é sempre com muito interesse que sigo as histórias que apresentas e o desenvolver do teu raciocínio na busca certa até à identificação sem margem para dúvidas. Wink Continua assim!!
É também com muito agrado que analiso esta identificação, uma vez que tenho particular interesse no género Mycena.

Grande abraço,

ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 15 Jan 2012, 17:24

Obrigado, ZecTarius, pelas palavras amigas.
No que se refere às Mycena este ano tenho encontrado algumas bem interessantes mas, infelizmente, não sei quase nada deste género. Anexo uma imagem de uma das mais curiosas, não porque nela floresçam Phycomyces, mas porque tem um equipamento de inverno bem apropriado (gola alta).
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Seg 16 Jan 2012, 21:21

Oi Lebre,

Acho que nunca visualisei esta espécie, nem sei que espécie de Mycena se possa tratar, precisava de mais dados e fotos, mas é muito interessante o pormenor da "gola alta" , que na minha opinião, estes pormenores mais destintos às vezes podem nos levar a alguma conclusão em relação à espécie que possa ser.

Tenho por norma seguir o excelente site MycenaPage, e tenho também umas chaves sobre Mycenas que te posso enviar por email se quiseres.

Um abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 16 Jan 2012, 21:59

Olá, ZecTarius, agradeço a tua resposta.
O site que mencionaste já o visitei algumas vezes. Em relação às chaves envia-me, por favor. No que se refere à Mycena de "gola alta", vou criar um tópico com os dados que tenho e espero a tua opinião sobre ela.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 18 Jan 2012, 10:40

Olá
Mais uns exemplares "esquisitos" investigados pelo Lebre. Mais uma boa pesquisa.
Tenho visto frequentemente estas "bolinhas de pelo" em fezes de animais mas nunca me dispus a estudá-los. Boa lebre!!

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 18 Jan 2012, 23:13

Olá Zamanita,
Se bem te lembras um fungo semelhante foi por nós observado na saída de campo que fizemos no final do ano, em conjunto com o Pedro. Numa saída posterior encontrei no mesmo dia e em sítios dieferentes vários exemplares. Decidi investigar e o resultado é o que consta do tópico. Eu tenho um fraquinho por estas coisas "esquisitas".
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Dom 22 Jan 2012, 02:08

Lembro-me perfeitamente, Lebre.
Há que combinar mais uma saída um dia destes. Abraço