Lycoperdon pedicellatum?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lycoperdon pedicellatum?

Mensagem  Lebre em Dom 15 Jan 2012, 12:36

A aparência deste fungo, sobretudo a cor, levaram-me a recolher uma amostra. Tratava-se de uma "bola" com
um orifício que expunha a gleba já pulverulenta. Devido ao adiantado estado de maturação, já não tinha as
características espinhas do género _Lycoperdon_. A observação dos esporos ao microscópio revelou-se uma
surpresa: os esporos mais pareciam espermatozóides. De facto, têm uma cabeça arredondada (o esporo
propriamente dito) e uma cauda com duas a três vezes o diâmetro daquela. Procurando informações sobre
esporos deste tipo constatei da existência de uma espécie de Lycorperdon com estas
características: L. pedicellatum, que penso ser a espécie que procurava para a classificação do
meu exemplar.

Breve descrição:
Carpóforo subgloboso de cor castanha e tons lilases com cerca de 2,5 cm na maior das dimensões, sem
qualquer ligação visível ao substracto; Perídio de paredes muito finas, ponteado com pontos negros,
contendo a gleba pulverulenta cor de canela; Esporos de forma subglobosa com dimensões aproximadas de 4-5
x 3,5-4 µm (não tenho detalhe suficiente para medidas mais precisas), a maioria com um longo pedicelo de
comprimento até 10 µm.

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: