Mycena rosea?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mycena rosea?

Mensagem  Lebre em Dom 22 Jan 2012, 13:51

Esta observação decorreu no Parque de Monsanto há cerca de dois meses numa zona onde se misturam sobreiros e eucaliptos, para além de muitos outros arbustos. Já não disponho do material e o que apresento aqui da microscopia foi obtido nessa altura com o material fresco. Uma breve descrição do exemplar analisado:
Chapéu aplanado com um umbo central ocupando o centro e o disco; Cutícula seca cor-de-rosa, profundamente estriada (quase sulcada, o que dá ideia da existência de venações) desde a margem até ao umbo, sendo lisa neste.
Lâminas de tons claros, concolor com o chapéu por transparência, de inserção adnata/adnexa e espaçamento moderadamente apertado com lamélulas;
Pé praticamente cilíndrico, alargando ligeiramente no ápice e na base, de cor muito clara (praticamente branca e com alguns tons rosados, sendo creme a café com leite noutros exemplares), cordões micelares muito fino na zona de inserção.
Os esporos são hialinos com uma gútula central, sendo por isso difíceis de medir. Não disponho de boas fotografias deles, mas aqui deixo as medidas médias que obtive (a título indicativo): Me = 6.4 x 4.3 µm ; Qe = 1.5 (N=20). Os basídios são tetraespóricos e os cistídios são de grandes dimensões sem qualquer ornamentação. A trama laminar é constituída por hifas segmentadas e moderadamente espessas.
Anexo um conjunto de fotografias desta observação.

Fotografias:

Observação da lâmina – esporos, basídios e trama;

Observação da lâmina – cistídios.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Mycena rosea?

Mensagem  Pedro Claro em Dom 22 Jan 2012, 16:21

Tenho dúvidas entre M. rosea ou uma forma rosada de M. pura. São duas espécies bastante semelhantes e que sempre senti como difíceis de separar. M. pura tem normalmente os esporos mais elípticos, mas as medidas que referes podem encaixar em ambas as espécies. Pelas estriações tão vincadas parece-me encaixar melhor em M. pura, mas é apenas uma possibilidade.

A monografia dedicada ao género Mycena, do Robich, seria certamente de grande ajuda. Já está na minha lista de aquisições há algum tempo, mas ainda não me decidi a disponibilizar os 90€ que custa...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Dom 22 Jan 2012, 17:11

Pedro Claro escreveu:A monografia dedicada ao género Mycena, do Robich, seria certamente de grande ajuda. Já está na minha lista de aquisições há algum tempo, mas ainda não me decidi a disponibilizar os 90€ que custa...
Vai em 100 € (com envio) e é para sócios da AMB... Pubblicazioni AMB

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Pedro Claro em Dom 22 Jan 2012, 18:06

Loco Gato escreveu:
Pedro Claro escreveu:A monografia dedicada ao género Mycena, do Robich, seria certamente de grande ajuda. Já está na minha lista de aquisições há algum tempo, mas ainda não me decidi a disponibilizar os 90€ que custa...
Vai em 100 € (com envio) e é para sócios da AMB... Pubblicazioni AMB

A Mykoflora, da Maria Teresa Basso, tem a monografia disponível ao público em geral por 95€ (ia jurar que ainda há pouco tempo estava a 90€): Mykoflora. Como estou a pensar em fazer um pedido de alguns livros para breve (e talvez o Zé também queira pedir alguns), sempre se reduz nos portes... A monografia em dois volumes do Sarnari sobre o género Russula também está na minha lista, bem como a do Vesterholt relativa ao género Hebeloma.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 23 Jan 2012, 06:12

Na minha opinião Mycena rosea.
Pelo porte (normalmente mais robusta que M.pura), pela cor do pé (branco muito pouco rosado, enquanto que em M. pura é concolor ao chapéu) e pelo rosa bem definido (M.pura mais lilás a ligeiramente azulado).

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Seg 23 Jan 2012, 13:20

Lembro me que tive uma dúvida num antigo post, Mycena rosea ou M. pura? e que nunca cheguei a a perceber muito bem.
Na altura a conclusão a que cheguei ( consultando a informação que encontrei disponivel na Web) era que em termos de macroscópicos M. rosea tem as laminas mais rosas do que em M.pura que são de cor esbranquiçada, e que M. rosea custuma ter um umbo central pronunciado , e que M.pura tem o chapéu convexo mas sempre sem o umbo central. Confirma-se?

Pedro, eu estou a pensar fazer a encomenda de duas monografias no fim do próximo mês de Fevereiro, podemos fazer uma só encomenda e poupar nos portes como tinhas referido. Podemos falar sobre isso através de M.P..

Cumprimentos

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 23 Jan 2012, 14:37

ZecTarius escreveu:Na altura a conclusão a que cheguei ( consultando a informação que encontrei disponivel na Web) era que em termos de macroscópicos M. rosea tem as laminas mais rosas do que em M.pura que são de cor esbranquiçada, e que M. rosea custuma ter um umbo central pronunciado , e que M.pura tem o chapéu convexo mas sempre sem o umbo central. Confirma-se?

As laminas rosas são características de Mycena rosea (M. pura tem-nas brancas ou lilás/azuladas), já o umbo, nas referências que consultei não me parece caracter diferenciador porque ou não vem assinalado (na maioria) ou simplesmente aparece como característica possível nas duas espécies, como por exemplo no site Mycena Page:
M.rosea : "convex to plane, more or less with a low umbo, sometimes with a depressed concentric zone"
M. pura : "parabolical to planoconvex, with or without an obtuse umbo, often also centrall depressed"

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 23 Jan 2012, 21:37

Em complemento dos resultados da microscopia, anexo novas imagens dos cistídios do exemplar analisado.

Queilocistídios;

Pleurocistídios.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 23 Jan 2012, 22:17

Lebre, neste caso os caracteres microscópicos não nos valem de muito pois as espécies possíveis não têm diferenças significativas entre si. Por serem idênticas microscopicamente, há quem defenda que M.rosea não passa de uma variedade de M. pura, ainda que na generalidade é aceite a distinção entre as duas espécies.
Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 23 Jan 2012, 22:39

Eu sei, Zamanita, mas isto faz parte do meu treino para quando for realmente preciso e uma vez que estava com a "mão na massa" ...
No meu baú de surpresas descobri outras Mycena interessantes, como provavelmente verás em breve ...
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 23 Jan 2012, 22:46

Isso Lebre! As melhorias nas preparações já se notam a olhos vistos!! cheers

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Ter 24 Jan 2012, 11:49

Obrigado Zamanita pelo esclarecimento.

Lebre qual é a camera que usas no teu micro? Foi a que veio com o micro ou é outra? É que a minha não é grande coisa, fica sempre com pouca qualidade, desfocado.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 24 Jan 2012, 21:03

Olá ZecTarius.
Uso os instrumentos que vinham com o microscópio.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo