Pleurotoid dunar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pleurotoid dunar

Mensagem  ZecTarius em Qua 25 Jan 2012, 21:58

Habitat: Em duna primaria, Carpobrotus edulis, Ammophila arenaria, Agropyrum junceum e 2 outras espécies de plantas que não consegui identificar, a menos de 50 metros do oceano.
Píleo: 10 cm diâmetro por 1 cm altura, de cor creme a castanho – claro, convexo, deprimido irregularmente.
Laminas: Decurrentes, juntas, de cor creme a castanho-claro, enrugadas na zona da margem, com lamelas.
Estipe: Lateral, 4,5 cm altura por 3,5 largura estreitando ligeiramente até à base, totalmente coberto de areia de praia, com restos micelares ou vegetais agarrados.
Cheiro: Agradável, fungico. Sabor: Muito amargo. Esporada: Creme, castanho claro em depósito.

Imagens
1

2

3

4

Cheguei a pensar em Pleurotus eryngii por este se encontrar em dunas, associado a cardo marítimo (Erygium maritimum), espécie de planta que não encontrei no local da coleta, também procurei no género Hohenbuehelia por alguma espécie dunar, mas a única referência que encontrei foi Hohenbuehelia culmicola que cresce na base da Ammophila arenaria, mas é de dimensões muito reduzidas e de cor escura o que também não bate certo.
O que acham que pode ser?

Cumprimentos

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Pleurotoid dunar

Mensagem  Zamanita em Sex 27 Jan 2012, 00:32

Hohembuhelia petaloides também é referido em dunas. Parece-me uma hipótese a ponderar.
Tamanho coincide, em forma de pétala ou espátula, laminas brancas depois com reflexos acastanhados. Odor farinhoso forte. Coincide? O que não coincide é o sabor que é dado como doce. Entretanto vi que existe uma Hohenbuehelia petaloides var. amara E. Ludw., (2001).

É só uma pista... abraço
.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Sex 27 Jan 2012, 12:52

Já tinha visto várias referências sobre Hohembuhelia petaloides mas em todas diziam ser uma espécie saprófita,(e eu não dei com nenhum tronco enterrado), mas agora com esta achega do Zamanita e mais alguma persistência achei (isto), e outra referência onde diz que Hohembuhelia petaloides frutifica em tufos de plantas (sem especificar quais), aqui.
Coincide quase em tudo, menos no sabor que é bastante amargo. Uma vez que tenho o exemplar vou tentar visualizar os esporos, é que segundo o artigo que li, são largamente elípticos, vou ainda tenta-los medir, vamos lá ver o que vai sair scratch .
Onde viste o artigo sobre H.petaloides var. amara, é que não encontrei nada de relevante.

Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Sex 27 Jan 2012, 18:48

Encontrei mais umas informações sobre o habitat e tipos de substrato que H.petaloides pode frutificar, ao que parece esta espécie cresce a partir de vários tipos de detritos lenhicolas como se pode verificar no site da British Mycological Society, inclusivo uma referência que diz:
Hohenbuehelia petaloides (as Hohenbuehelia geogenia), scattered debris, 29/11/1995, Wales, Carmarthenshire (VC: 44), Pembrey Dunes, Pembrey Burrows, SN40, coll.: P.A. Jones, id: D.N. Pegler, herb.: K(M)34287, FRDBI Record No.: 226373, Origin of Record: RBG Kew 'herbtrak' + herb. K (full record data).
Achei ainda outra referência feita nas Ilhas Balneares, que diz que esta espécie pode estar associada a Juniperus phoenicea, ver aqui, conhecida como Zimbreiro em Portugal e possivelmente ligada à origem do nome da minha terra, Sesimbra, espécie arbórea que confirmo existir na zona, mas não no local exacto onde foi recolhida.
Amanhã vou voltar ao local e confirmar outra vez os dados sobre o habitat.
Parece-me que H.petaloides pode ser uma boa hipótese.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Sex 27 Jan 2012, 20:11

Tirei uma foto dos esporos, foi o melhor que consegui.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sex 27 Jan 2012, 21:07

Olá ZecTarius,
Verdadeiramente esclarecedor seria uma imagem dos cistídios. Anexo uma de um exemplar que identifiquei como H. petaloides. As dimensões dos esporos também era conveniente.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Sex 27 Jan 2012, 21:20

Não encontrei nenhum artigo sobre a variedade amara, apenas a vi referida num site que não recordo qual e confirmei a sua existência no Indexfungorum:

Hohenbuehelia petaloides var. amara E. Ludw., (2001)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Sex 27 Jan 2012, 22:20

Já tentei medir os esporos com o Piximètre, e até consegui, mas deram medidas exageradas, pois não está calibrado. Lebre sabes como posso calibrar o programa? Ou é o micro que tenho de calibrar em relação ao programa?

Para visualizar os cistídios usas alguma parte da lamina em particular? Tinha ideia que era no topo da lamina, estarei certo?

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sex 27 Jan 2012, 22:54

Viva ZecTarius,
Estes são pleurocistídios e, portanto, devem ser observáveis em qualquer parte da lâmina. No entanto, mais perto da aresta podem ser melhor visializados.
Em relação à calibração do Piximètre é mais difícil, pois tens que ter uma lâmina na qual esteja algo de que sabes as dimensões. Existem umas regras graduadas para esse efeito, que eu não tenho. Calibrei o meu por com fotografias medidas obtidas a partir de outro microscópio. Convém ser algo grande (para estas dimensões) como por exemplo um asco com 2-3 centenas de microns. Lê esta página
http://ach.log.free.fr/Piximetre/Piximetre7.htm
Não sei se o teu modelo é exactamente igual ao meu -Biolux NV. Neste a dimensão medida na diagonal de uma fotografia tirada com a maior ampliação (40x) é de 236 microns.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Dom 29 Jan 2012, 14:39

O modelo do meu microscópio é o Biolux AL. No meu a dimensão medida na diagonal de uma foto deu 386 microns com a ampliação de (40x), isto já depois de calibrado, (calibrei a partir de uma imagem da web onde tinha uma régua micrometro com 100 microns).
As medidas esporais foram (15 esporos): 7 (7.5;7.8 ) 8.3x5 (5.8;6.4)7.2 microns Q=1.1 (1.2;1.3) N=15; C=95% Me=7.7x6.1; Qe=1.3
Estou a fazer uma segunda preparação para tentar visualizar os plurocístidios, na primeira não consegui visualizar nenhum cístidio.

Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Dom 29 Jan 2012, 21:00

Tentei de novo calibrar o programa, a partir de outra foto não ampliada, parece que ficou um pouco melhor, mas não acho que seja muito credível. Não consigo perceber se está bem calibrado.
Lebre, ainda tens a foto com que calibraste o teu micro? Podes me fornecer essa foto?

Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 29 Jan 2012, 21:26

Caro ZecTarius,
Para calibrar o Píximètre tens que saber a dimensão de um objecto numa fotografia tirada a partir do teu microscópio. Segundo percebi os nossos modelos são diferentes e, portanto, naturalmente diferentes as fotografias e dimensões dos objectos nelas. Assim, não seria de qualquer utilidade para a callibração do teu uma fotografia obtida a partir do meu.
Para a calibração do meu procedi do seguinte modo:
- Fiz uma preparação que observei num microscópio, tirei fotografia a um asco de um ascomiceto e medi as dimensões com o Piximètre que tinha a calibração para esse microscópio, tendo em atenção os pontos onde iniciei e finalizei a medição,
- Com a mesma preparação tirei fotografias com o meu microscópio ao mesmo asco e para a medição indiquei ao programa Piximètre (fase de calibração) qual era a dimensão desse asco, ficando assim a calibração concluída.
Tens que fazer esta operações para cada uma das objectivas. Eu só fiz para a de 40x, mas o método aplica-se a uma qualquer.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Dom 29 Jan 2012, 22:54

Vou tentar calibrar dessa maneira, vamos lá ver o que vai dar.
O meu micro já tem uma peça partida à algum tempo e a lente de (40x) tá sempre suja na parte interior, acho que vou é apostar em comprar um novo. Vou dar um salto ao LIDL e perguntar quando têm o micro disponivel.
Obrigado pela ajuda.

Abraço,

ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado