Terfezia sp. – Um parente pobre das trufas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Terfezia sp. – Um parente pobre das trufas.

Mensagem  Lebre em Dom 05 Fev 2012, 19:35

Parece que ainda não é desta que encontrei uma trufa, no sentido estrito do termo, i.e. Tuber sp.. Mas lá que as há, há!
Há já algum tempo encontrei a chamada trufa dos basidiomicetos – “Hydnangium carneum”. Desta vez parece ser um dos “parentes pobres” das trufas, uma das chamadas trufas do deserto (ver “trufamania”). Foi encontrada numa zona já desprovida de árvores, com apenas alguns arbustos e outra vegetação. Não sei se inclui ou não espécies do família Cistaceae, o que poderia ser importante para a classificação. O que posso dizer é que é provável, dado o tipo de vegetação existente no local.
A utilização da chave 3 em “KEYS TO THE GENERA OF TRUFFLES (ASCOMYCETES)” permitiu-me concluir que se trata de uma espécie do género Terfezia, que é caracterizado por ter ascos com 8 esporos mais ou menos reticulados. No site “trufamania” encontrei um conjunto de espécies deste género muito semelhantes entre si e que são potenciais candidatos à classificação deste exemplar: T. claveryi, T. leptoderma, T. olbiensis.
Qual será?

Breve Descrição:

Carpóforo com cerca de 4 cm semi-hipógeo, subgloboso, séssil, podendo ser descrito como uma batata irregular;
Perídio da cor de uma batata com leves tons rosados, exibindo por zonas algumas fibrilas brancas, começa a ser visível uma abertura no topo, numa zona deprimida;
Gleba carnosa, de cor esbranquiçada cremosa com alguns tons rosados e veias pouco salientes brancas;
Ascos hialinos com 8 esporos de forma subglobosa a clavada; Reagem com amarelo ao regente de Melzer;
Esporos de forma sub-globosa a globosa ornamentados, reticulados e com espinhas radiais, com as seguintes dimensões médias, que incluem a ornamentação que rodeia o esporo mas não incluem as espinhas mais salientes:
Me = 15.6 x 14.7 µm ; Qe = 1.1 (N=50).
Ligeiramente mais escuros após a adição do reagente de Melzer.

Fotografias:

Reacção ao reagente de Melzer.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Terfezia sp. – Um parente pobre das trufas.

Mensagem  Zamanita em Seg 06 Fev 2012, 15:56

Ascos com 8 esporos e com as medidas esporais obtidas parece-me apontar mais para Terfezia olbiensis.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 06 Fev 2012, 19:52

Olá, Zamanita.
Era também essa a minha impressão, não tanto pela medida dos esporos mas, sobretudo, pela forma comparando com as fotografias do site "trufamania". Fiquei com algumas dúvidas, pois o sítio não tinha árvores há muito tempo, embora houvesse algum carrasco.
Sabes da existência de alguma destas espécies em Portugal?
Um Abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 07 Fev 2012, 00:51

Apenas sei que existe T. arenaria e T. leptoderma e que são bastante comuns em terrenos arenosos com a presença de Xolantha guttata , pelo menos do Ribatejo e beira baixa para sul. Mas acredito que existem outras, dada a nossa localização. Tenho ideia que o género Terfezia é composto apenas por espécies mediterrânicas.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 07 Fev 2012, 01:18

Obrigado, Zamanita, pela informação.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  j0hn em Qui 09 Fev 2012, 19:48

é comestível?
j0hn
esporo
esporo

Número de Mensagens : 12
Fungónimo : Lentinula edodes
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 09 Fev 2012, 20:42

olá j0hn,
Que eu saiba todas as do género Terfezia são comestíveis, pelo menos as que são citadas no site "trufamania" e alguma mesmo com alguma reputação (se não, o que é que comíamos em Portugal de trufas?). Nesse mesmo site são citadas outras de géneros próximos que são tóxicas, como por exemplo Choiromyces meandriformis (ver "False Truffles" no link anterior).
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: