Stropharia semiglobata?

Ir em baixo

estudo Stropharia semiglobata?

Mensagem  Convidado em Qua 29 Out 2008, 17:25

oi tinha estas fotos que tirei no campo em março deste ano... alguem me ajuda na identificação? Não tenho mais caracteres identificativos a não ser que se encontravam num local frequentado por cavalos e vacas por baixo de uma plantaçao do que me parecem ser cedros. O local está permanentemente sob sombra e é rico em fezes destes animais. A esporada é escura. Com base nisto penso tratar-se de Stropharia semiglobata (Collins guide book)....

Alguem confirma ou desmente? Especies semelhantes?

brigada

Convidado
Convidado

estudo Re: Stropharia semiglobata?

Mensagem  *ento*loma* em Qua 29 Out 2008, 22:07

Olá Pedro,

A segunda foto está algo de especial! Imagino que tenhas trabalhado um bocado a disposição dos exemplares, não?! se sim da proxima tira tb uma com as laminas viradas para a maquina é uma ajuda preciosa na identificação!

Quanto à identificação, se puderes elaborar um pouco mais na cor da esporada podemos trabalhar com um nível de certeza maior.
Contudo, não deve andar longe da espécie que mencionas-te, a outra espécie de Stropharia com este tipo de muco, tanto no chapéu como no pé é S. luteonitens, que supostamente tem um anel incompleto e o chapéu ligeiramente mais pequeno e com forma conico-campanulado.
A destacar (da bibliografia a que tenho acesso!!!) há ainda o taxon S. semiglobata var. stercoraria que se diferencia a nível macroscópico pelo chapéu umbonado e pé mais fortemente escamoso.

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

estudo brigado

Mensagem  Convidado em Qua 29 Out 2008, 22:45

oi... limitei-me a tirar umas fotos e colher uns exemplares para fazer uma identificaçao em cima do joelho... entretanto redescobri as fotos no pc e decidi confirmar com vcs para ver se a minha id. estava correcta.... Em relaçao a estes exemplares o anel não se mantem deixando apenas alguns vestigios no pé... contudo tenho alguma confiança na id. Alguem sabe qual o valor gastronomico se é que tem? (uma vez que no collins guide nao é apresentado como toxico)
Convidado
Convidado

Mensagem  Polecat em Qua 29 Out 2008, 23:25

Olá Pedro!

Gandes exemplares que tens ai!

Também me parecem ser S. semiglobata apesar de nem conseguirmos ver as lâminas. Mas se dizes que fizeste a ID e com guias ainda por cima, é porque deves ter confirmado a esporada castanha-púrpura Wink

Quanto à comestibilidade, a melhor referência que encontro é: "duvidosa" que para mim não é nem de perto nem de longe o suficiente No

abraço Wink
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mycota em Qua 29 Out 2008, 23:27

Bela Família a Strophariaceae

Não há mais? Wink