MIXOMICETOS - VI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MIXOMICETOS - VI

Mensagem  Lebre em Seg 20 Fev 2012, 19:33

Volto ao tema dos mixomicetos com mais algumas espécies.

Espécie 18: Leocarpus fragilis

O tema principal deste tópico é um dos mixomicetos mais conhecidos, por ter uma grande área de distribuição a nível mundial, ser muito comum na época das chuvas, reproduzir-se em grande variedade de substratos e, principalmente, por ter cores exuberantes e ser facilmente visível à vista desarmada.
Só há relativamente pouco tempo a vi pela primeira vez, quando andava em busca de cogumelos, mas desde então já a avistei várias vezes. Cresce na base de herbáceas, de arbustos ou no coberto vegetal dos bosques. A fase inicial ou plasmódica, consiste de uma célula pluri-nucleada que se expande a um ritmo vertiginoso. Apresenta uma cor amarela, qual gema de ovo, e vai criando uma rede de canais sobre um tecido membranoso, que servem para a circulação de nutrientes (ver as fotografias na parte superior do 1º quadro). Por exaustão dos nutrientes passa então à fase seguinte, a da formação dos corpos frutíferos, os esporângios, no interior dos quais se desenvolvem os esporos. A transição entre fases é também acompanhada de uma mudança de cor, passando a cor de laranja muito brilhante, numa primeira fase (fotografias centrais do 1º quadro), para posteriormente ir adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados (fotografias na parte inferior do 2º quadro). Não obstante, resquícios da fase inicial continuam a ser visíveis por haver pequenas membranas entre os esporângios. A última das fotografias do 1º quadro foi obtida à cerca de 3 meses e actualmente tem exactamente o mesmo aspecto, pois ainda há poucos dias passei pelo local e mirei.
Este "link" dá acesso a uma página que contém as fases do desenvolvimento de Leocarpus fragilis, tendo embebido um filme ilustrativo e espectacular da fase plasmódica do desenvolvimento.


Leocarpus fragilis: fases de desenvolvimento;

Uma descrição deste mixomiceto pode ser consultada em "discoverlife". Anexo um quadro com um exemplar recente e resultados da respectiva microscopia.


Exemplar recente e respectivos esporos.

Espécie 18: Mucilago crustacea

É também um mixomiceto bastante comum entre nós. Frutifica em caules de plantas herbácea e forma uma massa mucelaginosa em redor dos troncos, ficando aí suspensa a alguns centímetros do solo. A massa é formada por carbonato de cálcio e no interior formam-se os esporos que são muito escuros. Ao secar fica pulverulenta e desfaz-se com facilidade.
Aqui fica um quadro com algumas das observações que fiz nos últimos tempos.



Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MIXOMICETOS - VI

Mensagem  ZecTarius em Seg 20 Fev 2012, 20:10

Boa Lebre, mais um excelente post, Parabéns!! Very Happy
Esta ultima espécie custumo ver muito frequentemente e é tal e qual dizes, não sabia que espécie de Myxomiceto se poderia tratar, mais uma vez fiquei a saber.


Abraço,

ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MIXOMICETOS - VI

Mensagem  Lebre em Qua 22 Fev 2012, 21:04

Obrigado, Zec Tarius.
Era exactamente esse o objectivo do tópico: dar a conhecer alguns dos nossos mixomicetos. Eu não sou exactamente quem deveria fazer a divulgação, até porque me faltam bases para tal, mas ... onde estão as publicações, acessíveis aos ignorantes como eu, a dar conta dessa variedade?, e não me refiro só aos mixomicetos!
Tenciono continuar a observar e disso dar conhecimento.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MIXOMICETOS - VI

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum