Strobilomyces strobilaceus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Strobilomyces strobilaceus

Mensagem  Lebre em Ter 28 Fev 2012, 21:55

Agora que o inverno está no fim e os cogumelos há muito que quase desapareceram, é altura de fazer algumas análises sobre material observado anteriormente. Neste tópico venho dar conta de um dos cogumelos mais estranhos que vi até hoje. A observação decorreu na Serra de Sintra no final da primavera passada, numa barreira da estrada mais movimentada daquela zona, havendo maioritariamente sobreiros por perto, mas também árvores de outros géneros.
A silhueta é a de cogumelo vulgar, mas numa análise mais próxima este parece apresentar um trajo andrajoso (refiro-me ao misto de escamas e tomento do chapéu que se prolongam para além da margem) de cores cinzento a castanho. Também o pé se encontra revestido a condizer. Depois, quando se esperava ver um himenóforo com lâminas aparece um com poros pequenos, também acinzentado, que ao mínimo toque produz umas cores que vão variando até ficar tudo negro. Também um corte longitudinal na carne, que é branca, rapidamente adquire tons vermelho acastanhados que se vão esbatendo com o tempo.
Na altura e apenas com base na macroscopia cheguei à identificação: Strobilomyces strobilaceus, o que foi relativamente fácil dadas as características invulgares. Pertence à família Boletaceae da ordem dos Boletales.
Recentemente procedi à análise microscópica, que confirmam a identificação anterior, mas de novo fiquei surpreendido com os resultados, pois é tão invulgar por dentro como por fora. As características observadas incluem:

- Esporos de forma subglobosa, castanhos, muitos com uma gota lipídica no interior, relativamente grandes, os valores que obtive para as dimensões médias foram: Me = 11.5 x 9.9 µm ; Qe = 1.2, e profusamente ornamentados, particularidade que se tornou clara até no meu microscópio que não tem grande definição de imagem;

- Uma pigmentação intracelular de tons castanhos ou esverdeados consoante as zonas de observação;

- Uma pigmentação brilhante no himénio, semelhante à que já observei em Entoloma;

- Uns basídios de forma bizarra, qual espátula alargada; alguns são tetra-espóricos mas outros parecem claramente bi-espóricos;

- Cistídios de formas variadas, desde cilíndricos a flexuosos até lageniformes.

Enfim, uma grande surpresa.
Até agora foi a única vez que a encontrei. Da informação que colhi, de algumas das fontes na internet que consultei, concluí que se trata da única espécie europeia do seu género e que embora tenha uma distribuição muito ampla, já é rara em muitos dos países europeus, fazendo parte de "red list" de alguns deles. Parece ser uma das espécies com crescimento solitário ou em muito pequenos grupos. Não consegui obter grande informação sobre registos desta espécie entre nós, para além de que ela figura na "Listagem Preliminar de Fungos Agaricoides de Portugal - Registos de 1878 a 1997", Centro de Micologia da Universidade de Lisboa, 2002. Alguém já a avistou também?
Anexo vários quadros relativos a esta observação com destaque para a microscopia.

Fotografias no local da observação;

Esporos (ao centro) e trama himenal;

Basídios;

Pigmentação himenal (centro-esquerda e em cima) e cistídios (centro-direita e em baixo);

Pileopelis;

Estiptipelis.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Strobilomyces strobilaceus

Mensagem  ZecTarius em Ter 28 Fev 2012, 23:17

Olá Lebre,

Eu, aqui pela Arrábida e arredores nunca avistei esta interessante espécie.
Começo a invejar essas preparações, que cada vez estão melhores Wink .
Atendendo ao excelente trabalho que tens vindo a realizar ( não descartando os principais membros do forúm que o também têem feito), acho que já merecias um microscópio com melhor defenição.

Um abraço,
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 29 Fev 2012, 00:59

ZecTarius escreveu:Olá Lebre,
...
acho que já merecias um microscópio com melhor defenição.

Um abraço,
ZecTarius

Acho que vou já começar a mandar mensagens para o Pai Natal. Ele que não se atreva a mudar de rota ... outra vez!

Obrigado, ZecTarius.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 29 Fev 2012, 01:05

Mais uma boa descoberta lebre. Nunca descobri tal espécie no campo. Vi uma vez um exemplar apanhado na beira alta e tenho conhecimento de recolhas em trás os montes. Mas parece-me no mínimo muito pouco frequente no nosso país.

Concordo com o Zectarius. Essas preparações num bom micro devem ficar um espectáculo. No entanto, o Lebre é a "prova viva" de que o microscópio do "Lider" é mais que suficiente para aprender. Um verdadeiro incentivo para quem o possui!!! Um abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 29 Fev 2012, 01:25

Obrigado, Zamanita, pelas informações.
Um abraço,
Lebre

Lebre