Hymenochaete rubiginosa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hymenochaete rubiginosa?

Mensagem  Lebre em Qua 29 Fev 2012, 21:27

Neste tópico trata-se de um afiloforal da ordem dos Hymenochaetales, que penso ser da espécie Hymenochaete rubiginosa.
É um saprófito morfologicamente semelhante a muitos outros, mesmo de ordens diferentes, tendo o carpóforo resupinado com um chapéu zonado de cor castanho escuro, sendo mais claro na margem, ligeiramente tomentoso, o himenóforo é também castanho, mais tom de chocolate, praticamente liso à vista desarmada, mas que na observação microscópica revela a existência de pêlos, qual dentes. A consistência é coriácea. A adição de uma gota de KOH teve como reacção o escurecimento, quer no chapéu quer no himenóforo (parte inferior do quadro de fotografias anexo).
Microscopicamente é a existência de pêlos no himénio de dimensões consideráveis a característica particular desta espécie (medi alguns com dimensões 30-40 x 10-14 µm), por contraposição a outras de géneros diferentes que lhe são morfologicamente semelhantes. Os esporos são muito pequenos e não observei um número suficiente para apresentar dimensões. No quadro anexo com os resultados da microscopia, no canto inferior direito, podem ver-se células esverdeadas que penso serem das algas que se desenvolvem no chapéu de alguns exemplares.
Embora o meu guia de campo lhe atribua o qualificativo de frequente, nas zonas onde tenho realizado observações não o tenho visto muito. Anexo fotografias dos exemplares observados em Sintra na base de um tronco de uma árvore há muito tempo decepada.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: