Phellinus pini?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Phellinus pini?

Mensagem  Lebre em Sab 03 Mar 2012, 20:14

Carpóforo ungulado com 6 cm da altura, 6 cm de largura e 2 cm de profundidade, constituído por várias camadas sobrepostas pelo que deve ser antigo. Encontrava-se a viver num pinheiro bravo vivo e estava coberto em grande parte por um líquene (Flavoparmelia caperata), o que é mais um indicativo da sua maturidade, pois como se sabe os líquenes têm um crescimento muito lento.
Píleo de superfície rugosa, castanho escuro com tons avermelhados, quase preto nalguns sítios; Himenóforo porado com poros irregulares e relativamente grandes (1-3/mm) de cor castanha clara com laivos de cinzento e com alguns manchas mais escuras, também castanhas; Contexto castanho, sendo o interior dos tubos cinzento.
Esporos subglobosos a globosos com as seguintes dimensões médias: Me = 5.7 x 5 µm ; Qe = 1.1 (N=20); Hifas do himénio simples e sobrepostas; Existência de abundantes cerdas ou pêlos no himénio (dimensões médias: Me = 18.1 x 9 µm ; Qe = 2 (N=20)).
Habitat: Pinhal de zona dunar.

À primeira vista pela configuração morfológica parecia-me ser semelhante a P. igniarius. No entanto, esta espécie cresce noutro tipo de árvores: carvalho, salgueiro, bétula, etc. Anexo um conjunto de fotografias relativas a esta observação que decorreu em Sesimbra, na companhia do ZecTarius.

Fotografias no local da observação;

Fotografias em casa;

Fotografias durante a secagem, depois da remoção do líquene;

Microscopia – Esporos ao centro, Pêlos nos cantos e Hifas (restantes).

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: