O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  almabranca em Sex 16 Mar 2012, 19:22

Depois de partilhar algumas impressões por este fórum fui abordado por vários utilizadores com mensagens privadas para partilhar com eles algum do meu conhecimento a respeito na produção de cogumelos.

Acho que o conceito do fórum é partilhar informação e não seccionar e reconduzir informação através de mensagens privadas. O que aprendi grande parte vem da leitura na diagonal que faço nos outros forum (fungiforum, mycotopia, etc) e nunca precisei de enviar mensagens privadas para ninguém. Fi-lo sempre às claras para que outros utilizadores pudessem também beber da informação.

Curiosamente, condição ou efeito da "mentalidade portuguesa", constato que há uma necessidade em ocultar o segredo e separar da alma o negócio, fazendo jus ao contra ditado "a alma do negócio é o segredo". Por isso em Portugal temos apenas um grande mega produtor de cogumelos...

E como partilhei alguma informação faço questão em partilha-la com todos...

Afirmo e reafirmo, estou a investir numa fábrica para produzir Agaricus Bisporus variedades Avellaneous, Albidus e Blazei. Ando a brincar com os Shitakes e Pleurotus por uma questão de investigação e reaproveitamento de sinergias.

Comprei as minhas culturas mãe na Bélgica, na Mycelia e chamem-me louco por transformar uma cozinha num laboratório e numa camara frigorifica uma estufa gigante para incubar o meu spawn.

Neste instante tenho perto de 400 Kilogramas de semente para substrato de pleurotus. Na próxima semana farei o meu primeiro lote de 500Kg de spawn de Agaricus Bisporus provenientes da mãe que comprei na mycelia.

Eu costumo às vezes brincar quando me pedem informações sobre como produzir cogumelos...

Digo sempre, que lápis e ferramentas tens tu no teu estojo?

É uma pergunta um tanto ridícula mas é a pergunta pragmática que deve ser feita antes de qualquer investimento no sector de produção de cogumelos...

Desencorajo vivamente o investimento numa fábrica de raiz... Só se herdasse uma fábrica é que seguiria no ramo a não ser que já se possuam certas valências e recursos...

Que peças ou recursos tens a teu dispor para produzir cogumelos? Esta é a pergunta chave...

Eu sou, tecnicamente, um empresário do sector de distribuição e logistica falido.
Tenho n carrinhas e camiões frigorificos sem trabalho; Tenho espaço de armazenagem em temperatura controlada refrigerada e congelada; Armazéns e armazéns vazios (Um deles perto da Malafaia alugado finalmente a uma empresa de móveis); Uma linha de reembalamento e processamento de frutas; Equipamento de frio e tratamento de ar; Uma rede de frutarias... Alguns hectares de terreno com água potável natural...

Só me virei para os cogumelos porque posso aproveitar sinergias e absorver recursos que desperdiço. Montar uma fábrica de raiz seria impensável... Nem que nadasse em dinheiro ou mamasse de fundos comunitários... há outros sectores mais interessantes onde investir.

A conjuntura economica em Portugal também não ajuda e comprar para vender deixou de ser negócio. Ou se é produtor ou industrial... E mesmo ser produtor é imperativo fazer por uma marca e penetrar no mercado tem custos... A JM acaba de comprar uma mega fábrica de pelurotus na Galiza e presume-se que vá inundar o canal de distribuição com a marca própria deles... e eles sempre tem outros custos e canais de penetração no mercado...

Agaricus continuam a ser a dor de cabeça para muita gente... Os livros só dizem mentiras e desenganem-se os licenciados que podem fazer crescer qualquer tipo de cogumelos em caixas de petri com meios de cultura à base de batata (PDYA)... Há muita investigação feita que é religiosamente guardada a sete chaves... Há dois anos pra cá que faço a minha investigação na área, sou licenciado em coisa nenhuma, apenas um curioso com algum método de estudo e pesquisa.

Produzir cogumelos é de facto altamente lucrativo e rentável mas o investimento é a condizer. Uma sala de produção com 100 metros quadrados para uma das especies que me proponho pode custar mais de 100 mil euros! Um dos orçamentos que tenho para recondicionar uma câmara frigorifica é de 120 mil euros!
As salas de produção tem de estar ainda mais limpas do que uma sala de cirurgia num hospital.

Estejam à vontade para trocar comigo as impressões que acharem.

Em breve irei até à Bélgica tirar uma formação pois sou também formador e tenho também um projecto futuro de dar formação em produção de cogumelos aqui em Ponte de Lima através de uma empresa de formação já a trabalhar no mercado.

Quem quiser pode aproveitar que estou embalado e vir comigo tirar a formação na Mycelia.

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.almabranca.com

Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  Paula Dias em Sex 16 Mar 2012, 20:49

É assim mesmo! Adorei a partilha, muiiiiiiiito obrigada... Very Happy

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paula Dias em Sex 16 Mar 2012, 21:27

almabranca escreveu:
Em breve irei até à Bélgica tirar uma formação pois sou também formador e tenho também um projecto futuro de dar formação em produção de cogumelos aqui em Ponte de Lima através de uma empresa de formação já a trabalhar no mercado.

Quando pensar em dar a formação, eu gostaria de saber. Tenho muito interesse em frequentá-la.

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Smersanti em Sex 16 Mar 2012, 23:15

Boa noite a todos, da minha parte enviei a mensagem privada ao alma branca, simplesmente por ter achado que o forum estava muito vocacionado para o cultivo e gosto do cogumelo de uma forma pessoal e sem fins economicos, dai ter achado que seria melhor a mp para que os outros foristas nao achassem que o forum de alguma forma estivesse a ser desvirtualizado.

Um aparte, o seu armazem que fala na malafaia, fica a frente da vitrália?

Seguindo entao, hoje tive uma reuniao toda a tarde, com um engenheiro agronomo, para realizar um projeto de cultivo de shiitake em troncos para depois da colheita os liofilizar, e chegamos a um valor de investimento a rondar os 100.000€, a minha grande duvida é naturalmente a viabilidade do negocio. Por isso enviei a mp ao almabranca para que trocasse-mos umas impressoes para que nao fosse um erro este meu investimento. Ate lhe posso pedir desde ja, se é que lhe é possivel eu marcar consigo e nos encontrarmos pessoalmente, ate para eu poder ver ao vivo do que estamos a falar realmente em termos de negocio, e trocarmos umas impressoes, e depois expor aqui no forum, para que realmente possa ajudar mais pessoas como nos, que procuramos informaçoes e automaticamente tambem as dar-mos.

A minha ideia era nao ser mais um produtor de cogumelo paris, mas encontrar uma especie que tivesse mais viabilidade, pois realmente ja reparei que esta estrangulado por um ou dois grandes produtores, mais agora a JM começando a produçao propria pior sera, dai pensar num produto diferente, que nao haja tanto estrangulamento e se fosse possivel apostar na exportaçao desse produto mas da forma de liofilizado, devido aos prazos do cogumelo aguentar, aumentarem muito mais, pois é um produto perecivel.

Peço desculpa por alguma coisa,
Cumprimentos a todos

Smersanti

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Shiitake

Ver perfil do usuário

Mensagem  almabranca em Sab 17 Mar 2012, 00:42

De facto um dos handicaps dos cogumelos é a chamada "vida de prateleira" que não ultrapassam os 10 dias a +6ºC max.. Também já tinha pensado na liofilização mas não há procura no mercado logo ou se investia para cria-lo ou se procura lá fora através da exportação.

É quase como tentar vender frutas embaladas. Portugal não tem hábitos nems costumes em consumir produtos liofilizados...

Em tempos fiz um estudo sobre o shiitake e as contas que fiz são interessantes... Um tronco de carvalho teria um custo de 6 euros processado e inoculado. Ao cabo de uma vida de 4 anos e a um preço media de revenda a rondar metade o de retalho produz 180 euros de receita bruta... Os factores contra são a procura de shiitake no mercado grossista que é praticamente inexistente e é um dos hobby mushrooms da moda. Não tenho nenhuma bola de cristal mas presumo que o preço deste cogumelo baixe para mais de metade nos próximos anos graças à crescente oferta no mercado.

100 mil euros para produzir shiitake é algo ambicioso... 1000 euros em madeira de carvalho em troncos já ocupam uma área considerável... Nem quero nem pensar o que faria com 10 mil euros em madeira.... Teria que ter uma área de uns mil metros quadrados para acondicionar os troncos....

No meu caso, como cultivador, ainda sou um entusiasta amador que se debate com questões básicas como a higiene. Parece ridículo mas com todos os cuidados e ferramentas possíveis continuo a ter contaminantes nas minhas produções de pequena escala.... Uma coisa é produzir um par de sacos numa garagem... Ao fim de deitar algum dinheiro fora descobri que sou o melhor cliente do supermercado em lixívia...

Por essa razão e muitas outras vou procurar formação fora. Espero esclarecer as minhas duvidas na mycelia que são também fornecedores de spawn.

Depois envio o meu contacto por mensagem privada.

almabranca
micélio primário
micélio primário

Mensagem  Smersanti em Seg 19 Mar 2012, 21:53

Envie então o contacto quando der jeito para podermos falar pessoalmente, pois realmente se já tinha duvidas quanto a viabilidade, então agora é que tenho. Parecia-me tudo viável mas começo me a aperceber que a quantidade de cogumelos por tronco nao terá nada a ver com o que eu pensava, e o principal que me esta a retrair é os canais de escoamento do produto, que ao fim ao cabo é o mais importante, pois o que me interessa até conseguir por a maquina a funcionar e a produzir se depois fico com o produto em casa!!! Alguém tenho eu já fez um estudo economico sobre o shiitake ou outro cogumelo que possa partilhar tal como o almabranca, só para analise.
Obrigado

Smersanti

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paula Dias em Ter 20 Mar 2012, 09:28

Olá

Eu tenho um estudo feito com o shiitake em troncos e fiquei um pouco desiludida...
Estou um pouco mais inclinada para o cultivo em sacos, já prontos. No entanto, estou com muito medo de não conseguir escoar o produto...
Pois tal como diz, se não houver compradores, de que nos adianta ter produto? Será que o conseguimos escoar no mercado abastecedor? Duvido muito...
Quando estive no DRAP, fiquei com a ideia de que era tudo muito viável, mas agora que comecei a pensar, acho que não vai ser tão fácil como isso. Principalmente na parte final, que é o escoamento do produto!
Tenho que investigar mais sobre as possiblidades existentes.

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Sex 23 Mar 2012, 12:21

Olá a todos,

Tal como o Paulo, não tenho formação na área e tenho, desde há 2 anos para cá, consumido bastante informação em fóruns, livros, net, etc.
Aquilo que tenho visto é que muita gente se desilude com a indústria, mesmo antes de tentar qualquer coisa.
Penso que, uma das razões, será pela procura de aconselhamento junto de associações e afins que gerem candidaturas ao PRODER.
Todos, sem excepção, com quem falei falam das maravilhas que é produzir cogumelos mas nenhum toca no ponto essencial: o escoamento do produto.
Penso que é neste ponto que eles deveriam incidir mais do que atirar dinheiro aos problemas.

Eu cultivo cogumelos há algum tempo em pequena escala. O investimento que tenho feito saiu-me do bolso e tudo aquilo que ganho, permite-me, em pequena escala, sobreviver e investir no próximo passo, tudo à custa de bastante trabalho.

Tirando o Paulo, cuja experiência empresarial, lhe permite saltar etapas, investir e pensar em grande escala, a grande maioria não tem esta possibilidade.
Como tal, aconselho a dar o passo à medida da perna: começar pequeno e crescer.
Em vez de 100.000€, começa com meia dúzia de troncos, que podes pagar sem hipotecares o futuro da operação nem o teu.

No meio caso, consigo escoar o produto para restaurantes e uma pequena rede de amigos, conhecidos e de amigos de amigos de amigos.
Com algum trabalho de prospecto, informação e com a óptica de educar o consumidor (há muito micófobo convertível por aí Very Happy), é possível fazer chegar o produto às mãos das pessoas.
Sejam criativos e resilientes!
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro

Ver perfil do usuário http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Mensagem  Smersanti em Sex 23 Mar 2012, 19:46

Boas Fernando,

Em relaçao aos 100.000€ de investimento era a pensar em encetar um projecto que fosse viavel, apostando num produto um pouco mais valioso e com mais procura e menor oferta, sendo que a ideia seria apostar numa coisinha mais ou menos séria, e nao para brincar e entreter. Tambem indo ao encontro dessas associaçoes ligados ao proder em que eu, tendo terrenos, tendo eucaliptos, o investimento particular para este valor seria de 10.000€ se nao fosse 0€, e daí ter pensado em arrancar, como alternativa a minha area, que é da carne.
Mesmo tendo os canais de venda abertos para a restauraçao por parte do meu negocio principal, ja reparei neles que o grosso que consomem é cogomelo Paris, e nao é esse que eu pretendia cultivar. Com estas incognitas todas, e sendo até o investimento nulo, de que me vale produzir uma tonelada de cogumelos, se depois os vou comer eu...

Tudo é estranho, entao é uma tamanha procura por shitake em todo mundo, nao ha oferta para tal, o preço parece-me viavel para o negocio! E então? Vendê-los a quem? Para onde?
Isto foram as duvidas que coloquei a essas pessoas que realizam os projectos do proder. Por isso, so arranco depois de me apresentarem um estudo economico completo, que me apresentem canais de distribuiçao, e que seja viavel economicamente. De outra forma, nem que nao tenha que meter tostao, nao o faço.

Cumprimentos

Smersanti

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Sex 23 Mar 2012, 21:50

Quando de falava de menos, não falava de brincar.
De qualquer forma, aquilo que dizes acerca do enorme consumo mundial tem um fundamento: a qualidade do produto.
E se as pessoas ainda não consomem é porque ainda não conhecem; porque quando conhecem, não querem outra coisa. Caso que referes dos restaurantes, e. g.
Daí eu dizer que é preciso educar e, para tal, eu vou devagar, para não acabar efectivamente com a arca cheia de cogumelos a apodrecer.

Em conclusão, subscrevo quando dizes categoricamente que essas entidades devem apresentar o plano de viabilidade.
No entanto, penso que nós produtores podemos levar a cabo acções que aumentem o consumo e, fatalmente, à venda: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.pt/2012/02/marketing-de-cogumelos.html

Eu tenho feito a minha parte, a brincar e a sério.

Um abraço e bons cultivos!

FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Processamento

Mensagem  aguimaraes em Sab 24 Mar 2012, 17:57

Sou novo no forum e resolvi participar exatamente por este assunto. Tenho a mesma dúvida sobre a distribuição, muito maior do que em relação à produção. Existe algum tipo de processo de conservação (ultracongelamento, conserva etc...) que pudesse ser feito em conjunto com algum outro tipo de produção agrícola (em alguma cooperativa)?

aguimaraes

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Aguimaraes

Ver perfil do usuário

Mensagem  almabranca em Seg 26 Mar 2012, 16:16

Imaginemos que seria possível constituir uma cooperativa... Através da contribuição de todos os associados seria possível investir numa linha de conservas... em que os associados poderiam beneficiar do uso dessa linha ou de outras valências da cooperativa...
Tudo depende de quantos "lápis" poderá ter o estojo...
No meu estojo tenho:
-Uma antiga fábrica de queijo
-Duas plataformas logísticas de refrigerado e congelado
-30 mil metros de terreno para cultivo
E mesmo assim não me atrevo sozinho a adjudicar uma linha de conservas sem antes investir no cultivo... Um milhão de euros custa a linha mias modesta...

A ideia de uma associação ou cooperativa é interessante pois imaginem que poderíamos todos colaborar em conjunto como produtores satélites, fazer por uma ou duas marcas e focalizar o escoamento e logística do produto.

Poderiamos até num regime cooperativo trocar informação entre os associados e até adjudicar equipamentos que poderiam ser usados ou "alugados" por todos... Por exemplo, uma máquina de cortar palha (custam 4 mil euros)... um autoclave industrial (custam 20 mil euros)...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Geograficamente

Mensagem  aguimaraes em Seg 26 Mar 2012, 21:53

Pelo que eu observei, estamos todos bem distribuídos pelo país (e eu nos Açores). O meu interesse é mais sobre tentar conjugar a produção com a conservação já existente de alguma exploração agrícola. Aqui nos Açores, a única perspetiva que vejo é do congelamento, mas não sei se o processo utilizado nos vegetais é adequado aos cogumelos. Eu ainda não sei se há um sistema em cooperativa ou se há empresas que pudessem prestar o congelamento como um serviço, de qualquer forma estes processos abrem um leque maior de opções de distribuição que o cogumelo fresco não alcança. Como eu estou tão isolado e com um mercado imediato de uma ilha pequena, a ideia de processar a produção pelo menos em conserva, é algo que eu gostaria de discutir.

aguimaraes

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Aguimaraes

Ver perfil do usuário

Mensagem  FernandoCastro em Ter 27 Mar 2012, 21:43

@almabranca: A minha ideia é exactamente a mesma. Com a do aluguer/partilha do equipamento, ainda melhor.

@aguimaraes: A secagem pode ser mais viável ROI (retorno do investimento) e o mercado talvez mais receptivo do que a conserva/congelado: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3009306&CategoryPath=&CategoryName=8&SubCategoryName=&Back=
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Cooperativa

Mensagem  Sandra Dias em Ter 17 Abr 2012, 23:23

Boa noite a todos!

Estou a pensar em investir na produção de cogumelos, mas debato-me com um problema:como escoar o produto.
Achei muito interessante a ideia do "almabranca" quanto à criação de uma cooperativa, a partilha conhecimentos e equipamentos. Na minha opinião será muito rentável para todos os associados... estou disponível para discutir este assunto.

Um abraço, fico a aguardar noticias.

Sandra Dias

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Cogumelo Sol

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paula Dias em Qua 30 Maio 2012, 11:19

A ideia da cooperativa é muito interessante... gostei!

Última edição por Paula Dias em Qua 30 Maio 2012, 16:22, editado 1 vez(es)

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  luismvps em Qua 30 Maio 2012, 16:16

Bom dia.
A ideia de uma cooperativa para escoar o produto parece-me ser boa.

luismvps
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : produtor de shiitake

Ver perfil do usuário

Mensagem  rjmeneses em Seg 16 Jul 2012, 15:18

Olá. Eu sou novo por aqui neste forum, encontrei-o na vasta pesquisa que faço diariamente sobre como escoar cogumelos.
Sou produtor de Cogumelos Pleurotus e encontro-me com o mesmo problema. Competir com as grandes superficies quando tenho uma pequna produção ( 340 kg mensais).
Se a ideia da constituição de 1 cooperativa for avante, eu estaria muito interessado em me juntar a mesma.
Entretanto tenho conseguido excoar o produto com a venda em restaurantes, adegas mas é sempre inserto e por vezes já tive que deitar produção fora por não ter como escoar.

alguém tem conhecimento de venda de forno de desidratação ? tinha intenções de comprar um, mas não consigo encontrar nenhuma informação.

Obrigado desde já,
Cumprimentos
Ricardo Sousa

Espero novidades.

rjmeneses

Fungónimo : Ricardo Sousa

Ver perfil do usuário

Mensagem  MJBS em Dom 26 Ago 2012, 01:32

almabranca escreveu: Armazéns e armazéns vazios (Um deles perto da Malafaia alugado finalmente a uma empresa de móveis)

Estaria a pô-lo numa situação complicada se lhe perguntasse se posso visitar a sua fábrica? E ver como as coisas são na realidade e não por imagens/livros/textos?

MJBS

Fungónimo : Márcio_Silva

Ver perfil do usuário

escoa-los

Mensagem  lordofterritori em Qui 30 Ago 2012, 19:31

Olá pessoal.
Sei que muitas das vezes é dificil ou a situação não é dificil, mas eu vivo perto de uma exploração da sousacamp e sei que eles queriam fazer parcerias com produtores. A questão é a quantidade que não sei a minima que exigem. Já vi shitake, orelhas de judas entre outros a venda com o nome deles e talvez eles façam parceria.
Não custa nada contacta-los pois não?
Abraços Wink

lordofterritori
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : stipticus

Ver perfil do usuário

Mensagem  Carlos Carmona em Sex 14 Set 2012, 01:44

Ao Almabranca. Já concluiu a formação? É o seguinte, tenho facilidade de deslocação até à área do Porto, se me indicasse a entidade formadora se os preços fossem razoaveis (dada a minha situação de desempregado) até frequentava! Mais não fosse para me aperceber do potêncial do mercado!

Já agora, aguém me sabe dizer quanto tempo demora desde a entrada até ao desbloquear de dinheiros de um projecto na PRODER? Sei que a entidade não esta muito bém vista pelo vazio de apoios que dá no escoamento de produto, mas é um risco que uma pessoa tem de tomar! Dado que a relutância dos bancos em emprestar é cada vêz maior, eles têm de ter alguma garantia, para além de o esforço a suportar ser menor!

Carlos Carmona

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Lepista

Ver perfil do usuário

Mais um novo produtor "às escuras"

Mensagem  diospiros em Qua 24 Out 2012, 10:45

Olá

Entusiasmado com a micologia e especialmente com os cogumelos shitake em troncos, avancei com uma candidatura ao PRODER, e que se encontra com decisão favorável, pelo que em breve começarei a instalação, perto de Braga. Como as dúvida são mais que muitas, penso que se encontramos mais futuros produtores poderemos “estudar” em conjunto as melhores foras de potenciar estas ideias. Assim, se souber de outros interessados nesta produção, agradecia os conctatos, pois poderíamos partilhar recursos: em procurar / visitar explorações; potenciar parcerias comerciais; assessoria técnica comum, pois já partilhamos a mesma área geográfica (Minho).

Saudações

Filipe

diospiros

Fungónimo : Lentinula edodes

Ver perfil do usuário

Mais um novo produtor "às escuras"

Mensagem  diospiros em Qua 24 Out 2012, 10:48

Olá

Entusiasmado com a micologia e especialmente com os cogumelos shitake em troncos, avancei com uma candidatura ao PRODER, e que se encontra com decisão favorável, pelo que em breve começarei a instalação, perto de Braga. Como as dúvidas são mais que muitas, penso que se encontramos mais futuros produtores poderemos “estudar” em conjunto as melhores foras de potenciar estas ideias. Assim, se souber de outros interessados nesta produção, agradecia os conctatos, pois poderíamos partilhar recursos: em procurar / visitar explorações; potenciar parcerias comerciais; assessoria técnica comum, pois já partilhamos a mesma área geográfica (Minho).

Saudações

Filipe

almabranca escreveu:Depois de partilhar algumas impressões por este fórum fui abordado por vários utilizadores com mensagens privadas para partilhar com eles algum do meu conhecimento a respeito na produção de cogumelos.

Acho que o conceito do fórum é partilhar informação e não seccionar e reconduzir informação através de mensagens privadas. O que aprendi grande parte vem da leitura na diagonal que faço nos outros forum (fungiforum, mycotopia, etc) e nunca precisei de enviar mensagens privadas para ninguém. Fi-lo sempre às claras para que outros utilizadores pudessem também beber da informação.

Curiosamente, condição ou efeito da "mentalidade portuguesa", constato que há uma necessidade em ocultar o segredo e separar da alma o negócio, fazendo jus ao contra ditado "a alma do negócio é o segredo". Por isso em Portugal temos apenas um grande mega produtor de cogumelos...

E como partilhei alguma informação faço questão em partilha-la com todos...

Afirmo e reafirmo, estou a investir numa fábrica para produzir Agaricus Bisporus variedades Avellaneous, Albidus e Blazei. Ando a brincar com os Shitakes e Pleurotus por uma questão de investigação e reaproveitamento de sinergias.

Comprei as minhas culturas mãe na Bélgica, na Mycelia e chamem-me louco por transformar uma cozinha num laboratório e numa camara frigorifica uma estufa gigante para incubar o meu spawn.

Neste instante tenho perto de 400 Kilogramas de semente para substrato de pleurotus. Na próxima semana farei o meu primeiro lote de 500Kg de spawn de Agaricus Bisporus provenientes da mãe que comprei na mycelia.

Eu costumo às vezes brincar quando me pedem informações sobre como produzir cogumelos...

Digo sempre, que lápis e ferramentas tens tu no teu estojo?

É uma pergunta um tanto ridícula mas é a pergunta pragmática que deve ser feita antes de qualquer investimento no sector de produção de cogumelos...

Desencorajo vivamente o investimento numa fábrica de raiz... Só se herdasse uma fábrica é que seguiria no ramo a não ser que já se possuam certas valências e recursos...

Que peças ou recursos tens a teu dispor para produzir cogumelos? Esta é a pergunta chave...

Eu sou, tecnicamente, um empresário do sector de distribuição e logistica falido.
Tenho n carrinhas e camiões frigorificos sem trabalho; Tenho espaço de armazenagem em temperatura controlada refrigerada e congelada; Armazéns e armazéns vazios (Um deles perto da Malafaia alugado finalmente a uma empresa de móveis); Uma linha de reembalamento e processamento de frutas; Equipamento de frio e tratamento de ar; Uma rede de frutarias... Alguns hectares de terreno com água potável natural...

Só me virei para os cogumelos porque posso aproveitar sinergias e absorver recursos que desperdiço. Montar uma fábrica de raiz seria impensável... Nem que nadasse em dinheiro ou mamasse de fundos comunitários... há outros sectores mais interessantes onde investir.

A conjuntura economica em Portugal também não ajuda e comprar para vender deixou de ser negócio. Ou se é produtor ou industrial... E mesmo ser produtor é imperativo fazer por uma marca e penetrar no mercado tem custos... A JM acaba de comprar uma mega fábrica de pelurotus na Galiza e presume-se que vá inundar o canal de distribuição com a marca própria deles... e eles sempre tem outros custos e canais de penetração no mercado...

Agaricus continuam a ser a dor de cabeça para muita gente... Os livros só dizem mentiras e desenganem-se os licenciados que podem fazer crescer qualquer tipo de cogumelos em caixas de petri com meios de cultura à base de batata (PDYA)... Há muita investigação feita que é religiosamente guardada a sete chaves... Há dois anos pra cá que faço a minha investigação na área, sou licenciado em coisa nenhuma, apenas um curioso com algum método de estudo e pesquisa.

Produzir cogumelos é de facto altamente lucrativo e rentável mas o investimento é a condizer. Uma sala de produção com 100 metros quadrados para uma das especies que me proponho pode custar mais de 100 mil euros! Um dos orçamentos que tenho para recondicionar uma câmara frigorifica é de 120 mil euros!
As salas de produção tem de estar ainda mais limpas do que uma sala de cirurgia num hospital.

Estejam à vontade para trocar comigo as impressões que acharem.

Quem quiser pode aproveitar que estou embalado e vir comigo tirar a formação na Mycelia.

diospiros

Fungónimo : Lentinula edodes

Ver perfil do usuário

Substratos

Mensagem  osaes em Qui 01 Nov 2012, 13:27

Bom dia,
Estive a ler a sua mensagem e concordo com as suas afirmações. De facto, não é fácil produzir cogumelos de forma rentável e comercializá-los.
Visto que tem feito alguns estudos/experiências sobre produção de cogumelos, gostaria de saber se tem alguma opinião sobre a utilização de rama de eucalipto como substrato, na produção de cogumelos.

Obrigado,

Octávio

osaes

Fungónimo : Fungosaes

Ver perfil do usuário

Novo possivel produtor

Mensagem  noliveira84 em Seg 15 Abr 2013, 09:45

Bom dia,

Estou de momento com um projecto praticamente aprovado ao abrigo do Proder, juntamente com mais dois conhecidos (dois outros projectos, estando um deles já aprovado), na zona de entre Ponte de Lima e Braga, gostava de saber já há pela zona algum produtor instalado de forma a reunir e abordar alguns assuntos, dada ainda a pouca informação sobre os diversos assuntos, penso que a união fará a força.

Digam algo.

Oliveira

noliveira84

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo