Bolbitius?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bolbitius?

Mensagem  Lebre em Sex 04 Maio 2012, 23:22

Mais uns frutos do Parque de Monsanto.
Dadas as semelhanças, sobretudo microscópicas, entre estes exemplares e os do tópico Bolbitius titubans, vitellinus ou variedades destes? penso tratar-se de uma outra espécie do género Bolbitius, mas poderá ser de outro género. Há várias diferenças morfológicas entre os dois conjuntos de exemplares, nomeadamente:
- Estes cresciam sobre um tronco de madeira em decomposição;
- Estes têm muito menores dimensões (1,5 cm de diâmetro do chapéu);
- Nestes a cor, a forma e a consistência do chapéu são muito diferentes (cor base amarelada sendo castanho/avermelhado no disco e parte da coroa, chapéu plano, com um mamelão central, viscoso com tempo húmido).
- Estes têm lâminas cor de açafrão, talvez um pouco mais claro, cor que B. titubans não apresenta (?).
Também ao nível microscópico há diferenças de nota: Nestes exemplares os pileocistístios são mais regulares; os cheilocistídios são do tipo esfero-pedunculado e muito abundantes; os esporos são mais estreitos; os basídios são de tipo normal, i.e. sem estreitarem abruptamente na parte inferior como em B. titubans.
Estive à procura de informação de espécies do género Bolbitius crescendo em madeira e encontrei as seguintes: B. aleuriatus, B. callistus e B. reticulatus. A primeira é caracterizada pelos tons azulados da cutícula, a terceira é considerada muito semelhante e pode ter cores cinzento/púrpura e ostenta um reticulado na cutícula - informações obtidas de mykoweb e de Rogers Mushrooms. Da segunda não consegui nenhuma descrição, parecendo-me pelas fotografias que vi a mais próxima destes exemplares. Será que podem pertencer a alguma destas espécies?

As fotografias que obtive no local saíram desfocadas, razão pela qual apenas apresento uma delas integrada num quadro com outras que tirei em casa. Junto também imagens da microscopia.

Fotografias:




Esporos;


Observação da lâmina;


Observação da cutícula;


Observação do estipe.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum