Laccaria proxima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Laccaria proxima

Mensagem  Lebre em Sab 12 Maio 2012, 22:58

Este exemplar único em termos fotogénicos é um "must", por estar em perfeitas condições. Crescia numa zona herbácea nos limites de um pinhal, zona onde também há outras árvores, incluíndo árvores de fruto, na zona Oeste do país. Não tive dificuldade em associá-la ao género Laccaria, mas não fazia ideia acerca da espécie. Como há pouco tempo o Loco Gato deu notícia de uma chave para este género (ver o tópico "Chaves para Laccaria"http://cogumelosportugal.forum-livre.com/t1760-chaves-para-laccaria, dicidi aplicá-la a este exemplar.
Anexo alguns detalhes desta observação e da forma que obtive a espécie que proponho para a classificação do exemplar.

Breve descrição:

Chapéu com cerca de 3 cm de diâmetro de forma convexa; cutícula enrugada sendo pubescente na margem que é inteira, de cor castanho alaranjado a avermelhado;
Lâminas de cor-de-carne, de inserção adnata/adnexa moderadamente apertadas com profusas lamélulas;
Pé cilíndrico ainda que encurvado e alargado na base, onde apresenta vestígios de micélio, fibriloso na parte superior, sendo pubescente no ápice, e estriado na parte inferior, concolor com o chapéu, mas mais escuro na parte inferior.

Características usadas na chave:

1-Lâminas de cor rosada, sem tonalidades vioácea ou lilácea;
2- Chapéu castanho alaranjado, enrugado, sem margem estriada, lâminas levemente rosadas, em zona herbácea nos limites de floresta mista, dominada por pinheiros;
3- Chapéu com 3 cm de diâmetro, pé com cor avermelhada, esporos elipsóides com equínulas minúsculas.
Com estes dados a chave responde com Laccaria proxima.
Não consegui obter muita informação àcerca das carcterísticas microscópicas desta espécie, para além de ser das do género a que tem esporos com equínulas de menores dimensões e de forma elipsoidal.

Fotografias:

Esporos (estranhamente as equínulas ficaram mais evidentes com vermelho do congo usado na lâmina (fotos inferiores) do que com FloxinaB (fotos superiores)), com as seguintes dimensões:
8.6 - 10.7 (11.1) x (6.8 ) 7.1 - 8.5 (8.9) µm
Q = (1.1) 1.2 - 1.3 (1.4) ; N = 27
Me = 9.8 x 7.8 µm ; Qe = 1.3

Observação da lâmina;

Obervação da cutícula;

Observação do estipe.

Última edição por Lebre em Ter 22 Maio 2012, 09:51, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Laccaria proxima

Mensagem  Loco Gato em Qui 17 Maio 2012, 03:10

É Laccaria proxima, sim senhor. As fotos do basidioma não deixam dúvidas que é do grupo formado por L. laccata, L. ohiensis e L. proxima. Os 3 cm de diâmetro para um exemplar ainda por expandir, o tom avermelhado no centro e sobretudo, claro, a morfologia dos esporos, elipsóides com equínulas muito discretas, são distintivos para L. proxima.

Quanto a ver equínulas com < 1 µm, é evidente que só com objectiva de imersão!

Um pormenor: em Laccaria, é importante procurar demonstrar com clareza que os basídios são tetraspóricos (4 esterigmas).

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Lebre em Qui 17 Maio 2012, 20:36

Loco Gato escreveu:É Laccaria proxima, sim senhor. As fotos do basidioma não deixam dúvidas que é do grupo formado por L. laccata, L. ohiensis e L. proxima. Os 3 cm de diâmetro para um exemplar ainda por expandir, o tom avermelhado no centro e sobretudo, claro, a morfologia dos esporos, elipsóides com equínulas muito discretas, são distintivos para L. proxima.

Ainda bem que acertei! Fico feliz por ter interpretado correctamente os dados.

Loco Gato escreveu:
Quanto a ver equínulas com < 1 µm, é evidente que só com objectiva de imersão!
Não sei se se refere ao meu comentário na legenda da figura dos esporos. Eu não disse que pretendia ver as equínulas com detalhe, pois o meu equipamento não o permitiria. O facto, é que a existência de equínulas ficou mais evidente com vermelho do congo do que com Floxina B, quando eu esperava o contrário, como se percebe pelas imagens.

Loco Gato escreveu:
Um pormenor: em Laccaria, é importante procurar demonstrar com clareza que os basídios são tetraspóricos (4 esterigmas).

Mais uma vez o meu equipamento não permite estar 100% seguro. No entanto, a 2ª fotografia do lado direito do quadro da observação da lâmina pretende ilustrar precisamente que há 4 esterigmas naquele basídio.

Os meus agradecimentos, Loco Gato, pelos seus comentários,
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 21 Maio 2012, 23:03

Também aqui resolvi remover o ponto de interrogação do título.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: