Xerocomus ichnusanus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Xerocomus ichnusanus

Mensagem  Zamanita em Qua 16 Maio 2012, 21:05

Este exemplar crescia isolado num local bastante exposto ao sol (virado a sul) e a cerca de dois km do mar, em Olhão e em zona pertencente ao Parque Natural da Ria Formosa. É uma espécie supostamente rara e circunscrita a zonas mediterrânicas.

Xerocomus ichnusanus (Dezembro 2010)

HABITAT: solo arenoso, perto de uma azinheira e pinheiro manso.

CHAPÉU/PÍLEO: 7cm de diâmetro. Inicialmente convexo, depois mais aplanado com ligeira depressão no centro. Cutícula glabra, castanha, ligeiramente brilhante, destacável. Margem ligeiramente excedente, ondulada.

HIMÉNIO: Tubos de 6mm (muito curtos), amarelos com viragem intensa a azul. Poros amarelo dourado, azulam quando pressionados. Forma variável: redondos e angulares.

PÉ/ESTIPE: 10 x 2,5 cm. Fusiforme, radicante (bastante enterrados na areia), encurvado, amarelo vivo no ápice (da cor dos poros), castanho ocráceo para a base com alguns tons rosados. Coberto por fibrilhas na parte alta do pé de cor castanho escuro formando uma malha reticular mais escura sob fundo amarelo.
.
CARNE: compacta, amarelada, com tons avermelhados na base do pé – com viragem rápida a azul esverdeado. Passados alguns minutos (1/2 hora) desaparecem os tons azulados, voltando a amarelar – o vermelho do pá mantém-se

CHEIRO: adocicado, agradável mas débil
SABOR: ligeiramente ácido.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Re: Xerocomus ichnusanus

Mensagem  Lebre em Qua 16 Maio 2012, 21:37

Como eu já suspeitava, não percebo mesmo nada de boletóides. Não é que o Zamanita nos apresenta um, que chama de Xerocomus seguido de qualquer coisa muito esquisita (X.ichnusanus), quando pela chave que ele nos apresentou há alguns dias atrás devia ser um Boletus, por ter um reticulado (ainda que envergonhado) na parte superior do pé.
Fui à internet para tentar comparar com outros exemplares desta espécie e no site "funghiitaliani" encontrei imagens em que o reticulado é perfeito e extenso, não deixando qualquer margem para dúvidas. Então, Zamanita, como é? A chave é só para inglês ver?
Estou naturalmente a exagerar, mas gostaria que esclarecesses este ponto. Nunca ouvi falar desta espécie e deve tão invulgar quanto o nome.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 17 Maio 2012, 00:21

Desde há muitos anos existem opiniões/tendências que não validam o género Xerocomus. Se consultares o indexfungorum a grande maioria das espécies, continua classificada no género Boletus, pois tal como o Loco Gato referiu no tópico Boletus impolitus, ainda existe uma grande incerteza relativamente à (re)classificação destes géneros.

Supostamente o que diferencia o género Xerocomus relativamente a outros Boletales (para além de outros caracteres menos decisivos como o porte, a pigmentação ou incrustações na pileipelis e o tipo de células terminais) é o diferente tipo de trama himenial. Se no género Boletus o himénio está formado por uma trama bilateral, com um estrato intermédio bem desenvolvido (trama himenial tipo "Boletoide" ), os Xerocomus não apresentam a trama com a camada interna bem desenvolvida, o que faz com que seja difícil a separação dos tubos entre si, ao contrário dos Boletus.

Por outro lado, esta espécie apresenta características intermédias entre os géneros Xerocomus e Boletus (sendo a reticula uma delas) , e juntamente com X.roseoalbidus, X.badius e X. badiorufus formam a secção Pseudoboleti Fr., e com novos estudos de sequenciação de ADN, provavelmente os taxons desta secção serão grandes candidatos a mudar de género, eventualmente com a criação de géneros novos.

Talvez não tenha respondido bem às dúvidas, mas também não consigo responder a algumas que eu próprio tenho... esperemos por novos estudos.

Já agora... o nome Ichnusanus vem de "Ichnusa" (forma de pé, em Grego), o antigo nome da ilha da Sardenha, local onde foi feita a primeira recolha conhecida desta espécie.

Deixo um artigo com informação sobre a espécie.

Última edição por Zamanita em Sex 18 Maio 2012, 00:05, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção de gralha)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 17 Maio 2012, 03:59

Boa identificação, Zamanita. O par ichnusanus/roseoalbidus destaca-se bem pela tendência a um pé radicante reticulado e de contexto a mudar de cor quando exposto. Seria giro ver se a microscopia confirma: esporos com largura < 6 ìm, tricoderme com paredes delgadas no primeiro, e o oposto no segundo.

A distinção entre Boletus e Xerocomus costuma ser pela forma do pé, mas pode ser enganador.

Um comentário adicional: o nome Pseudoboleti provavelmente irá colidir com o já aceite género Pseudoboletus (ex-Xerocomus parasiticus)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Lebre em Qui 17 Maio 2012, 20:46

Zamanita escreveu:...
Talvez não respondida bem às dúvidas, mas também não consigo responder a algumas que eu próprio tenho... esperemos por novos estudos.

Acho que respondeste muito bem. Como sabes, já algumas vezes tive dúvidas acerca do género dos exemplares que me foram surgindo nas observações realizadas. A má notícia é que, mais uma vez, parecem ser os caracteres microscópicos a ter proponderância, o que implica ou uma grande experiência ou o recurso à microscopia.
Agradeço também as restantes informações.
Por favor, não pares de nos mostrar o que temos por cá ... de boletóides e de outros grupos.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Frans em Dom 20 Maio 2012, 11:26

Hola Zamanita, a mi no me acaba de convencer X. ichnusanus, la ornamentacion del pie de X. ichnusanus son una especie de costillas o escabrosidades, en este caso es un reticulo bastante claro, con el pie rojizo y la parte alta de color amarillo, presenta azuleamiento en cualquier parte al roce, sombrero my lobulado en el borde, con estas caracteristicas me hace pensar mas en Boletus poikilochromus, has pensado o mirado si podria ser esta especie??

Te dejo un enlace con varios ejemplares de esta especie.....

http://boletales.com/genera/boletus/b-poikilochromus/

Saludos.

Frans
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 37
Fungónimo : Todas las setas se pueden comer, algunas solo una vez.
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Dom 20 Maio 2012, 15:57

Frans escreveu:Hola Zamanita, a mi no me acaba de convencer X. ichnusanus, la ornamentacion del pie de X. ichnusanus son una especie de costillas o escabrosidades, en este caso es un reticulo bastante claro, con el pie rojizo y la parte alta de color amarillo, presenta azuleamiento en cualquier parte al roce, sombrero my lobulado en el borde, con estas caracteristicas me hace pensar mas en Boletus poikilochromus, has pensado o mirado si podria ser esta especie??

Te dejo un enlace con varios ejemplares de esta especie.....

http://boletales.com/genera/boletus/b-poikilochromus/

Saludos.

De acordo com Ladurner e Simonini, o pé de X. ichnusanus é reticulado ("Stipe surface reticulate, reticulum yellow in young basidiomata, then reddish-brown, sometimes well-developed and covering the stipe almost entirely [...]; often also with a rough granulose 'ring-zone' in the middle or in the upper half of the stipe [...]")

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 22 Maio 2012, 19:06

Olá frans

Quando encontrei este exemplar o meu primeiro pensamento foi para B.poikilocromus pois tinha lido qualquer coisa recentemente sobre essa espécie rara.
Quando cheguei a casa cheguei à conclusão que era X.ichnusanus (espécie que nem conhecia). As descrições a que tive acesso não me deixaram muitas dúvidas e em todas elas é referida a presença do reticulado bem formado.
Caracteres de B.poikilocromus não presentes neste exemplar:
- o odor intenso (compota de fruta ou fruta fermentada)
- micélio branco/creme na base do pé

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: