Boletus luridus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boletus luridus

Mensagem  Lebre em Dom 20 Maio 2012, 23:56

Conjunto de três exemplares separados por uma dezena de metros de outro de dois exemplares. O habitat era o mesmo dos do tópico
“Xerocomus: armeniacus, persicolor ou outro?”, só que do outro lado da estrada.

Pelo aspecto geral penso tratar-se dum um Boletus e, pelas características particulares que menciono na descrição, penso que será da espécie B. luridus. Consultada a descrição desta espécie em “boletales.com” parece-me que encaixa bem.

Breve descrição:

Chapéu aplanado em todos os exemplares; cutícula de tons de bege a castanho claro na margem a castanho mais escuro no resto

acastanhados com manchas claras e escuras, apresentando-se sulcada em dois dos exemplares expondo a carne branca;

Himenóforo com tubos terminados por poros pequenos, tubos amarelo-esverdeados e poros alaranjados, que nos mais maduros tinham escurecido sobretudo na zona da margem;

Pé de cilíndrico a clavado, neste caso encurvado e pontiagudo na base, de cor clara (creme a amarelo) na parte superior, onde ostenta um retículo castanho bem patente, e avermelhado na parte inferior;

A separação dos tubos é do tipo boletóide; A zona de inserção dos tubos no chapéu variava desde esbranquiçada, nos mais maduros, a suavemente alaranjada, nos menos maduros.

Ao contacto em qualquer zona havia uma imediata viragem a azul. Ao corte revelou carne branca no chapéu e avermelhada na zona do pé; houve também aqui uma imediata viragem a azul na parte superior que progressivamente foi sendo substituída pelo avermelhado da zona inferior;

Fotografias:

Alguns detalhes: do reticulado (em cima) e da zona de inserção dos tubos;

Reacções ao corte;

Reacções químicas.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Boletus luridus

Mensagem  Zamanita em Ter 22 Maio 2012, 17:44

Não estou a ver outra opção apesar de não ficar completamente convencido...
A carne sub-himenial deveria ser avermelhada, formando a linha Bataille (linha vermelha que se pode observar entre os tubos e a carne adjacente).
Os exemplares já não estão nas melhores condições, não sei se a cor vermelha desaparece... Há fotos de corte do exemplar mais "novo"?
Tenho aqui uma foto de corte longitudinal de Boletus luridus para colocar mas o Image Shack não está a carregar a foto. Já ontem me aconteceu o mesmo. Ninguém teve este problema? Como resolver?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 22 Maio 2012, 17:57

Zamanita escreveu:Não estou a ver outra opção apesar de não ficar completamente convencido...
A carne sub-himenial deveria ser avermelhada, formando a linha Bataille (linha vermelha que se pode observar entre os tubos e a carne adjacente).
Tive a mesma dúvida e também não vi alternativa. Na parte inferior da foto dos detalhes, as duas imagens da esquerda são de um dos exemplares das duas primeiras fotos e a da direita do exemplar que aparece na 4ª e 5ª fotografias. Apenas neste se via um ténue tom rosado.

Zamanita escreveu:Os exemplares já não estão nas melhores condições, não sei se a cor vermelha desaparece... Há fotos de corte do exemplar mais "novo"?
Infelizmente não. Também não o pude conservar pois estava cheio de larvas.

Zamanita escreveu:Tenho aqui uma foto de corte longitudinal de Boletus luridus para colocar mas o Image Shack não está a carregar a foto. Já ontem me aconteceu o mesmo. Ninguém teve este problema? Como resolver?

Acabei de fazer "upload" de fotografias para outro tópico sem problemas.

Os meus agradecimentos pela resposta.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 23 Maio 2012, 20:52

Estive a analisar a foto que o Zamanita teve a amabilidade de me enviar, em que é bem patente no corte longitudinal a chamada a linha Bataille, linha vermelho/alaranjada correspondente à zona de inserção dos tubos na carne do chapéu. Penso que a não existência desta linha no exemplar cujo corte apresentei pode estar relacionada com a maturação. Pelo menos é a explicação que encontro, uma vez que na fotografia com os detalhes que apresentei, eu já tinha notado que essa zona variava de esbranquiçado a levemente rosado/alaranjado.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Frans em Qui 24 Maio 2012, 13:16

Hola Lebre, con esa coloracion al corte en la parte inferior del pie podria ser Boletus luridus var. erythroteron, miralo a ver si te coincide.

Saludos.

Frans
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 37
Fungónimo : Todas las setas se pueden comer, algunas solo una vez.
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 24 Maio 2012, 21:11

Gracias, Frans.
Procurei na internet e encontrei todas as variantes:
B. luridus fo. erythroteron, B. luridus var. erythroteron, B. luridus subsp. erythroteron, e iclusivamente B. erythroteron. Pelo que percebi, difere da variedade tipo pela coloração integral avermelhada do pé, o que parece ser o caso dos meus exemplares, pelo menos dos primeiros (nos outros a coloração avermelhada já não é tão intensa). No entanto, não consegui ver nenhuma descrição.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo