Boletóides de Portugal: Xerocomus roseoalbidus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boletóides de Portugal: Xerocomus roseoalbidus?

Mensagem  Lebre em Seg 21 Maio 2012, 22:50

Como sabem eu sou "um zero" em boletóides, como alguns dos tópicos passados a eles dedicados demonstram. No entanto, tenho vontade de conhecê-los melhor e essa foi uma das razões que me levou a lançar um repto a um dos moderadores, o Zamanita, para que nos mostrasse algumas das suas preciosidades neste tipo de cogumelos. Enquanto esperamos que o Zamanita desenvolva alguns tópicos na sequência do material que nos deu a conhecer, acho que é chegada a altura de alargar esse repto a todo o fórum, pois sei bem que há outras pessoas que têm profundos conhecimentos neste campo, por exemplo, o Pedro Claro e o Loco Gato. O repto é simples, vamos ilustrar a "considerável" lista que o Zamanita nos deu a conhecer de boletóides existentes em Portugal no tópico "Espécies Boletóides encontradas em Portugal" e, se possível, acrescentar as espécies que sabemos existir por cá e que não figuram nessa lista, o que pode não ser fácil dada a sua dimensão.

Este tópico é a minha contribuição para esse tema, uma vez que (penso eu, talvez erradamente, como já tantas vezes aconteceu) diz respeito a uma das espécies que não figura na lista do Zamanita. A espécie em causa é Xerocomus roseoalbidus e a observação remonta a quase dois anos atrás. Talvez o material de que disponho não seja suficiente para uma identificação cabal, mas as suas características são algo sui generis, sobretudo pela invulgar coloração e pela reacção ao corte.
Na altura da observação e da ulterior "identificação", feita sobretudo com base em imagens que vi na internet, não procurei a descrição pormenorizada desta espécie que agora consultei em "boletales.com". Penso que os meus exemplares encaixam aí na perfeição. Como curiosidade acrescento que, apesar de ser aí reconhecida como uma espécie do Sul da Europa, Portugal não figura entre os países em que foi registada: "Bulgaria, Greece, Italy (incl. Sicily and Sardegna), France (Corsica) and Spain (incl. Balearic Islands)".

É mais um dos frutos do Parque de Monsanto, num local onde tenho feito largas dezenas de observações correspondentes a quase igual número de espécies, dominado por Quercus e maioritariamente Q. suber.

Breve descrição:

Os exemplares cresciam em pequenos grupos, unidos pela base.

Chapéu praticamente plano nalguns dos exemplares maduros observados, noutros apresentando uma depressão central; cutícula algo craqueada ou com pequenas escabrosidades, cor-de-rosa aqui e além salpicada de manchas mais escuras também rosadas/avermelhadas, o que lhes confere uma imagem singular neste tipo de cogumelos;

Himenóforo com tubos terminados por poros irregulares, algo angulosos, de cor amarela e manchados de laranja/vermelho nas zonas adjacentes à margem;

Pé relativamente curto quando comparado com o chapéu, de cor clara mas ponteado de laranja/vermelho;

Com excepção do pé desenvolviam uma intensa viragem a azul quando tocados. A reacção ao corte também produziu na carne branca uma intensa viragem a azul, sobretudo na parte inferior do pé, que na zona de inserção dos tubos mais parecia violácea.

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Boletóides de Portugal: Xerocomus roseoalbidus?

Mensagem  Loco Gato em Seg 21 Maio 2012, 23:15

Pode ser essa a identificação, se levarmos em conta a mudança de cor do contexto do chapéu para tons róseos quando exposto. Dados confirmatórios: o himenóforo decurrente (4ª foto), retículo avermelhado no pé (2ª foto, exemplar da esquerda). Belo achado!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Zamanita em Ter 22 Maio 2012, 00:06

Tudo parece coincidir com Xerocomus roseoalbidus, até o crescimento cespitoso.
Grande descoberta!! cheers
Lebre, foi em que altura do ano?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 22 Maio 2012, 00:23

Olá Zamanita,
Foi no final de Junho. Pode ser que este ano voltem a aparecer.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 22 Maio 2012, 00:47

Estive a vasculhar os meus arquivos e “descobri” que tinha voltado a encontrar esta espécie no ano passado, desta vez no início de Setembro. Trata-se de um exemplar já muito maduro, mas penso que ilustra bem as características mencionadas pelo Loco Gato. Anexo um conjunto de imagens dessa observação, desta vez de corpo inteiro.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 22 Maio 2012, 01:11

Descobri ainda que na altura tinha observado os esporos deste exemplar, para os quais obtive as seguintes dimensões:
(13.5) 13.7 - 15.4 (15.8 ) x (6.5) 7 - 8.6 (8.8 ) µm
Q = (1.7) 1.74 - 2.1 (2.2) ; N = 25
Me = 14.5 x 7.7 µm ; Qe = 1.9

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: