Agaricus ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

pergunta Agaricus ?

Mensagem  pouihi em Qui 04 Out 2012, 00:27

Estes cogumelos foram encontrados por um amigo meu que os trouxe na tentativa de os identificarmos, penso que sejam Agaricus mas além de não conhecer muito bem o género tenho a ideia de que é muito vasto e talvez nem com esta informação seja suficiente, as fotos por terem sido tiradas de noite talvez não estejam com a melhor qualidade no entanto tentarei tirar melhores amanhã.

Habitat: Foram encontrados num pasto nos Açores (ilha de S. Miguel)
Chapéu: Em todos ainda redondo a convexo, se bem que parecem ser novos, branco com carne lisa nalguns com manchas acastanhadas. Tem ainda restos de véu entre o chapéu e o pé. O mais largo tem uns 8 cm de diâmetro.
Pé: carne lisa, branca e consistente, termina com forma bolbosa, não manchou de amarelo quando partido na base. O maior tem uns 10/12 cm de altura.
Himenóforo: lâminas livres de cor salmão forte e em grande quantidade, num exemplar mais novo as lâminas parecem ter uma cor mais esbranquiçada (café c/leite muito claro).
Esporada: ainda está a sair
Cheiro e sabor: Cheiro a cogumelo.

Obrigada
pouihi
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Psylocibe tampanensis
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

pergunta Re: Agaricus ?

Mensagem  Pedro Claro em Qui 04 Out 2012, 09:25

Trata-se, certamente, de uma espécie de Agaricus. As lâminas são sempre brancas ou esbranquiçadas nos exemplares jovens e, com a maturação dos esporos, tornam-se castanhas, podendo passar por vários tons rosados, cor-de-pele ou café-com-leite.

A ausência de tons amarelados ao corte é um dado útil para a identificação, bem como a ausência de odores particulares - em conjunto, estes dois factores permitem logo excluir algumas secções ou sub-secções do género Agaricus. O habitat também poderá ser um dado relevante, uma vez que algumas espécies deste género apenas ocorrem junto a determinadas espécies de árvores e nunca em prados ou pastos (presumindo que ao referires 'pasto' te queiras referir a um prado - ou seja, uma zona povoada essencialmente com ervas e sem árvores ou arbustos nas redondezas).

Disto isto, e porque neste momento não tenho bibliografia comigo, não posso adiantar muito mais em relação à identificação. É um género muito vasto e não dos mais simples...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Antonio Ruiz em Ter 09 Out 2012, 20:54

Hola..

Podría tratarse de Agaricus abruptibulbus.

Micologiaiberica.com
Antonio Ruiz
hifa
hifa

Número de Mensagens : 27
Fungónimo : Antonio Ruiz
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo