Boletus satanas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boletus satanas

Mensagem  Lebre em Seg 22 Out 2012, 21:35

A boletada saiu à rua e eu que muitas vezes (1) passo por eles, (2) finjo que não os vejo, (3) assobio para o lado e (4) penso: que bom seria ter comigo o Zamanita e o Loco Gato para resolver “isto”; De vez em quando ainda vou parando para tentar a minha sorte; É claro que sei que me esperam algumas dores de cabeça a tentar interpretar características e compará-las com as descrições, mas uma vez feita a tentativa não descanso enquanto não encontro a ponta da meada; Sim, porque no caso dos boletóides é disso que se trata, tamanha é a variabilidade de caracteres que algumas (muitas) espécies apresentam. No presente caso, não tenho grandes dúvidas que nos devemos restringir ao género Boletus e dentro destes àqueles que podem apresentar um himenóforo avermelha/alaranjado e um pé com tons vermelhos acentuados. Infelizmente o exemplar observado já não se encontrava nas melhores condições. Mas o primeiro ponto que me chamou a atenção pela invulgaridade foi o chapéu (o resto nem sequer era visível), por ter umas cores muito claras com tons oliváceos à mistura e algo irregular (vulgo "mossas"). Mas vamos à descrição breve:

Habitat:: zona de rocha calcária em que a vegetação é dominada por carrasco (Quercus coccifera);
Chapéu: de forma hemisférica a convexa e algo irregular; Cutícula esbranquiçada/acinzentada coma alguma zona de tons oliváceos, margem ligeiramente excedente; Não apresentou qualquer reacção ao manuseamento;
Himenóforo: com poros muito finos, integralmente cor de laranja, sendo mais claro na zona da margem; tubos delgados e compridos, separáveis da carne apenas na zona mais próxima do pé, com forte reacção azul ao manuseamento;
: praticamente cilíndrico, sendo mais largo na base sem ser bolboso e afilando na zona de inserção no substrato, com a parte exterior muito danificada mas observando-se ainda zonas de intenso vermelho, quer na base onde exibe um reticulado largo, quer no ápice onde apresenta um reticulado mais fino;
Ao corte transversal apresentou uma carne esbranquiçada no chapéu e amarelada no pé que de imediato apresentou uma reacção de viragem a azul em toda a extensão; A zona de inserção dos tubos na carne é de um amarelo esverdeado muito intenso havendo também aqui uma viragem progressiva para azul.

Por consulta do meu guia e da página "boletales.com", dadas a características macroscópicas rapidamente me apercebi que a chave estaria no grupo constituído por: B. legaliae, B. rhodopurpureus, B. rhodoxanthus, B. rubrosanguineus, B. satanas. Não que não haja alguns outros passíveis de consideração, mas que podem ser excluídos rapidamente. Mesmo da lista anterior há alguns que podem ser eliminados da lista de hipóteses prováveis; Estão neste caso:
- B. rhodopurpureus
por ter um chapéu de tons rosados a vináceos e apresentar viragem a azul também no chapéu;
- B. rubrosanguineus
por ter como habitat habitual coníferas;
- B. rhodoxanthus
por (de acordo com as descrições que vi e considerado factor distintivo) a viragem a azul dar-se apenas na carne do chapéu e não na do pé;
Sendo assim, restam apenas duas espécies:
B. legaliae e Boletus satanas.
Em desfavor da primeira destas hipóteses pode-se argumentar que o chapéu nesta espécie é normalmente mais colorido, embora os haja com chapéu praticamente branco; Em desfavor da segunda pode-se dizer que normalmente apresenta uma linha rosada por baixo da cutícula, embora no site "boletales.com" na fotografia com corte longitudinal essa linha não seja visível.
É claro que a minha lista de hipóteses não é exaustiva e pode haver outras espécies a considerar. Quais?

Fotografias:

Última edição por Lebre em Qui 25 Out 2012, 18:33, editado 1 vez(es) (Razão : Alteração do título, por a espécie estar determinada.)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Boletus satanas

Mensagem  Zamanita em Qua 24 Out 2012, 02:55

Olá Lebre. Este Outono está excelente para os Boletus sp. Very Happy
Este exemplar que apresenta é, na minha opinião, um Boletus satanas. TÊm frutificado em força aqui pelos calcários da região centro. Desconheço a existência da tal "linha rosada por baixo da cutícula", mas ainda que seja uma característica mais ou menos consistente, parece-me mais decisivo para a identificação, a cor do chapéu, que parece apontar para Boletus satanas.
No site Boletales.com aparece uma foto de um exemplar com a cutícula branca mas é um exemplar muito novo, que normalmente iria ganhar os tais tons rosados. Só vi B. legaliae uma vez e tinha os poros mais escuros e o chapéu com tons claramente rosados.
Um grande abraço amigo Lebre!!

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 24 Out 2012, 21:15

Obrigado, Zamanita, pela tua opinião que condiz com a minha, apesar da tal "linha".
Na região em que observei este exemplar e também outros não a conheço ainda bem mas a abundância não é grande, são é variados. Acho que vou colocar outros tópicos, pois encontrei espécies que nunca tinha visto. Esperarei como sempre a tua opinião, uma vez que eu de boletóides ainda percebo pouco.
Um grande abraço para ti, continuação de grandes "Boletadas" e não te esqueças de nos mostrar o que vais observando,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 25 Out 2012, 00:56

A combinação de cor do chapéu, dos poros e do pé (neste último mais em função do reticulado), quase só deixa B. satanas como hipótese. O guia de Marcel Bon (acabadinho de comprar, a Flammarion reimprimiu a edição de 2004) diz que os esporos devem ter 6-7 µm de espessura, enquanto em B. legaliae serão mais estreitos (4-5 µm).

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Lebre em Qui 25 Out 2012, 01:02

Obrigado, Loco Gato, pelo comentário.
Nisto das medidas, fico sempre pelo meio. Aqui vão os valores que acabei de obter para as dimensões dos esporos, de um pedacinho minúsculo que retive como amostra:
12.4 [13.3 ; 13.7] 14.6 x 4.9 [5.5 ; 5.8] 6.4 µm
Q = 2.1 [2.3 ; 2.5] 2.7 ; N = 33 ; C = 95%
Me = 13.5 x 5.6 µm ; Qe = 2.4
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 25 Out 2012, 01:20

Usando o Q como critério, em Boletus legaliae as medidas deviam ser mais consistentemente próximas de 3. Acho que está confirmado que é B. satanas, onde os valores mais baixos devem andar por 2,2.

Já agora, sobre outro detalhe: a linha vermelha que foi referida, li sobre isso em Boletus luridus e situa-se logo acima dos tubos. O único que li com coisa semelhante, mas em tom amarelo, é B. caucasicus.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Lebre em Qui 25 Out 2012, 01:38

Obrigado, Loco Gato, pela confirmação.
No caso do B. luridus, a chamada linha de Bataille foi aqui referida pelo Zamanita no meu tópico "Boletus luricus" (ele até me enviou uma fotgrafia ilustrativa). Quanto à de B. caucasicus, desconhecia-a.
Os meus agradecimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 25 Out 2012, 01:51

Agora vejo que era sob a cutícula, desculpem a confusão. Aí, Boletus legaliae tem uma linha vermelha sobre fundo amarelo pálido, e B. pulchrotinctus rosa lilás sobre fundo amarelado, e ao que parece é só: não em B. satanas.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: