Macrolepiota procera cultivavel?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

caldeira Macrolepiota procera cultivavel?

Mensagem  Convidado em Qua 05 Nov 2008, 01:00

Oi micopessoal...
Como alguns de vocês já devem ter visto tive uma belíssima colheita de M. procera. Uma vez que são saprofitos (penso que não estou errado) será que são cultiváveis indor? Se alguém tem alguma dica sobre cultivo para esta espécie em especifico que me responda pls.
A minha ideia é retirar um pouco da trama e fazendo crescer o fungo em meio de cultivo para depois inocular em grão. Assim não tenho que me preocupar com germinações e cruzamentos entre compatíveis e todas aquelas coisas chatas, enfim... Para o substrato estou a pensar numa mistura de palha com estrume de ruminantes (variados ) que após pasteurizar irei colocar em pequenas caixas de aluminio. Após a colonização farei um casing, choque termico, aumentarei a humidade e por fim darei ciclos de luz natural....
Aceitam-se dicas

Bigada tá Wink
Convidado
Convidado

caldeira Re: Macrolepiota procera cultivavel?

Mensagem  Pedro Claro em Qua 05 Nov 2008, 09:41

[EDIT] Macrolepiota procera é uma espécie saprófita:

Macrolepiota procera :: Flora Agaricina Neerlandica

Nesta mesma obra pode-se ler o seguinte perágrafo, na página 67: "Manz [...] was successful in culturing Macrolepiota procera from spore to basidiocarp, though it is not an easy procedure." O que pretendes fazer não é exactamente a mesma coisa, mas parece-me que não será de esperar grande sucesso...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Polecat em Qua 05 Nov 2008, 18:07

Olá Pedro!!

Epah isso é que é vontade Very Happy

Não sei que experiência é que tens em cultivar fungos, mas parece-me queno minimo já andaste a ler umas coisas.

Pois é, o Macrolepiota procera é de facto saprófito-terrícola. Mas quanto à sua frutificação indoor...apesar de possível, parece-me difícil.

Se tens experiencia em meios de cultivo com agar, trabalho em ambente acéptico etc, não terás grandes problemas até à parte da frutificação. Aí é que a porca pode torcer o rabo pig não tenho acesso aos parâmetos de cultivo dessa espécie, mas calculo que ande à volta dos 15-25ºC sem grandes exigências de húmidade relativa (tavez entre 50-70%), mas atenção que isto são só deduções.

Depois não sei como se comporta o micélio quando restringido a universos tão pequenos como uma "caixa de aluminio"...enfim, se já tens alguma experiência no cultivo e queres mesmo experimentar M. procera, deves fazê-lo, mas experimenta quantidades razoáveis de substrato ou então outdoor inoculando o solo com "spawn" em diferentes pontos equidistantes numa dada área (apesar das temperaturas estarem cair).

Se tens pouca experiência no cultivo, recomendo começares por outras espécies primeiro, Pleurotus, Agaricus, Coprinus etc. De qualquer forma nada te impede de sacar já um bocado da trama, apurando e conservando uma estirpe optimizada, pelo menos em termos de velocidade de colonização.

Vai-nos informando das tuas técnicas Smile por exemplo:

-como garantes o ambiente esterilizado, tens óte ou glovebox?
-que grão estás a pensar inocular e modo de preparo?
-tens forma de manipular as condições de frutificação (temperatura, húmidade, luz etc)?

Tens ainda algum trabalho pela frente, mas parabéns pela coragem cheers

keep in touch Wink

abraço!
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

caldeira Experiencia de cultivo...

Mensagem  Convidado em Qua 05 Nov 2008, 18:42

Ola.
Uma coisa é certa. A experimentar é que se chegam a conclusões. Eu sou finalista de biologia por isso tenho experiencia em esterilidade e cultivo microbiologico. Quanto ao cultivo de cogumelos tenho alguma experiencia como referi na minha apresentaçao. Mas so tive sucesso verdadeiro no Pleurotus ostreatus, de resto nao consegui verdadeiras frutificações. Mas mesmo assim estou disposto a tentar o M. procera.
Convidado
Convidado

Mensagem  Polecat em Qua 05 Nov 2008, 21:06

Ok, estou contigo então Wink
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Ter 18 Nov 2008, 22:22

[quote="PedroRoque"]Ola.
Uma coisa é certa. A experimentar é que se chegam a conclusões. Eu sou finalista de biologia por isso tenho experiencia em esterilidade e cultivo microbiologico.quote]

também quero seguir biologia pedro Very Happy

mas é assim mesmo, foi a experimentar que se fizeram grandes feitos... por enquanto, só exploro, não cultivo... mas depois se conseguires algo, "posta" aqui!!

um abraço e boa sorte Wink
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: