Malditas vedações...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Malditas vedações...

Mensagem  Luigi Pintarelli em Ter 30 Out 2012, 15:09

Olá todos,

gostava de conhecer a vossa opinião sobre um fenómeno que acho muito frustrante: a proliferação inacreditável de vedações no alentejo.
Adoro passear pelos montados alentejanos e a riqueza micológica (embora a época útil seja curta) é incrível. Até recentemente, em zonas de gado, havia as necessárias vedações mas era possível entrar, tendo o cuidado de fechar os portões. Depois havia as reservas de caça, e paciência...
Nos últimos anos as vedações multiplicaram-se e acontece de conduzir por dezenas de quilómetros sem encontrar uma única entrada; vedações altas e sólidas nos dois lados dos caminhos e portões com cadeados. Frequentemente nem há vestígios de gado..
Deve ter havido subsídios para vedar tudo, claro. Mas porqué?
É algo frustrante ver aqueles milhares de hectares de florestas lindíssimas, e não poder "pastar" nelas. Tanto espaço e nem se pode pisa-lo... Até me pergunto se é legal proibirem a passagem por caminhos rurais que, teoricamente, são públicos...
Imagino que o grande negócio nessas propriedades seja a caça turística e que só por isso se proiba a entrada a qualquer outra pessoa. Ridículas e estranhas as placas azúis que estão aparecendo por tudo o lado "proibido apanhar cogumelos e espargos": o fenómeno é quase inexistente e longe de ser uma ameaça para seja o que for.
Agora: eu respeito a propriedade privada e até respeito alguns caçadores "old school", por serem "amantes" da natureza. Mas também tive um pedacinho de terra no alentejo e descobri uma coisa sinístra: não se pode legalmente proibir que um caçador entre num terreno privado. Yes, you heard right...
Um gajo camuflado e com caçadeira pode entrar onde quiser. Um gajo mariquinhas e com cestinho, não.
O que acham, vocês?
Tornamo-nos caçadores?
Ocupamos as terras?
Abraços
luigi

Luigi Pintarelli
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Boletus Satanas
Reputação : 0

Ver perfil do usuário