Russula olivacea?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

vergonha Russula olivacea?

Mensagem  Lebre em Qua 31 Out 2012, 21:45

Isto de tentar identificar uma Russula é quase missão impossível. Dito isto, o melhor que se pode fazer é ir tentando. Não sou capaz de precisar o que me levou a esta aventura, mas uma vez "embarcado" aqui venho dar conta dos detalhes. Não sei se o leitmotiv foi a abundância de Russulas que mais uma vez observei em Monsanto na minha última saída de campo, à semelhança do que aconteceu nos anos precedentes. Trata-se, efectivamente, de uma grande variedade de espécies de Russulas que no Outono preenchem os campos deste parque. Por enquanto dominam as espécies de chapéu mais ou menos claro. A que abordo neste tópico é de uma beleza incrível, sobretudo os exemplares mais jovens. Tem porte médio, um chapéu colorido, mas cuja cor varia de espécime para espécime, mesmo as que crescem juntas, e o pé decorado de tons rosados. Como vi num site espanhol, que já não sei precisar qual, talvez por isso seja mais facilmente identificável, embora no meu caso o nome que proponho é mais um início do que um fim, pois de forma alguma conheço suficientemente bem este género. Apresento abundante material fotográfico da observação in loco e remeto para uma futura mensagem as fotografias da microscopia. Mas vamos ao que interessa.

Descrição breve:
Habitat: cresciam num local onde há grande variedade de árvores, pinheiros, cedros, mas localmente havia dois ou três sobreiros próximos.
Chapéu: carnudo, de forma semi-convexa nos exemplares mais jovens, aplanado nos mais maduros mas ostentando sempre uma depressão central; Cutícula de cores muito variadas, desde só com tons oliváceos, estes misturados com tons acastanhados, alaranjados, rosados ou vinosos, sendo seca, opaca ou levemente estriada por transparência na margem, esta ligeiramente involuta;
Lâminas: de cor clara, esbranquiçadas nos jovens, creme com manchas amareladas nos maduros, inserção adnata havendo em alguns exemplares uma bifurcação das lâminas junto ao ponto de inserção no pé, espaçamento apertado nos jovens e menos apertados nos adultos, altas, com tendência a bifurcar junto à margem nalguns exemplares;
: cilíndrico, sólido nos mais jovens e nem tanto nos maduros, branco mas ostentado uma coloração rosada, variável, mas que pode chegar a cobrir quase todo o pé, na base é mais claro e apresenta em geral tons ocráceos;
Ao corte de um exemplar maduro observei uma carne branca e esponjosa com alguns tons ocráceos junto à cutícula; Cheiro suave e agradável e sabor doce;
Esporos pequenos, ovóides a subglobosos, com dimensão aproximada de 8-8.5 x 7-7.5 µm, não sendo possível observar as espínulas por deficiências da preparação e do equipamento (ainda fiz uma tentativa de coloração da preparação com azul de toluidina que não resultou, ficando mais coradas as outras estruturas que os esporos); Basídios clavados, tetra-espóricos, com dimensão aproximada de 50 x 11 µm; Cistídios muito grandes, até 80 x 13 µm, de forma fusiforme ou em torpedo, alguns apresentando uma papila terminal; Pileipélis difícil de descrever por consistir de hifas finas aparentemente desordenadas, terminadas por elementos cistidióides com pigmentação incrustante.

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

vergonha Re: Russula olivacea?

Mensagem  Lebre em Qua 31 Out 2012, 21:46

Variedade de chapéus;

Observação da lâmina – I;

Observação da lâmina – II;

Observação da cutícula.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 01 Nov 2012, 11:17

Esses cistídeos mereciam um toque de sulfovanilina. Parabéns pelo trabalho.

Última edição por Loco Gato em Qui 01 Nov 2012, 22:43, editado 1 vez(es)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Lebre em Qui 01 Nov 2012, 21:30

Obrigado, Loco Gato, mas estava à espera de uma referência à espécie (ou conjunto delas).
Sulfovanilina não faz parte do meu elenco de reagentes.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 01 Nov 2012, 21:30

Obrigado, Loco Gato, mas estava à espera de uma referência à espécie (ou conjunto delas).
Sulfovanilina não faz parte do meu elenco de reagentes.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qui 01 Nov 2012, 23:04

Abstive-me de fazer comentários pois é um tópico muito difícil, especialmente se não houver dados precisos sobre a esporada e a reacção com sulfato de Ferro, no mínimo. Limito-me a comentar os aspectos metodológicos.

A observação dos esporos é obrigatoriamente em reagente de Melzer, para determinar o tamanho, abundância e distribuição das verrugas, e se estão ligadas por cristas. Pode também tentar o Baral, mas não sei se tem o mesmo efeito.

Todas as observações de cistídeos fazem-se com sulfovanilina ou semelhante (clorovanilina, sulfoformol... ver os formulários no material da workshop de Alenquer).

O género Russula costuma ser relativamente precoce no Outono. As espécies que ocorrem em pinheiros são relativamene menos numerosas que, por exemplo, em sobreiros, o que pode facilitar um pouco.

Há uma vaga possibilidade deste achado ser Russula amoena, mas é mais palpite que outra coisa, como é evidente. Tanto mais que não disponho de bibliografia agora.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Lebre em Sab 03 Nov 2012, 21:00

Obrigado, Loco Gato, pelos comentários.
Neste momento não me é possível progredir na microscopia. Se o conseguir a breve prazo, voltarei a este tópico. Já agora menciono que na página "ambbruggia" há tópicos com a microscopia de qualquer das espécies mencionadas.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Sab 03 Nov 2012, 23:55

Obrigado Lebre, pela indicação do forum AMB Muggia e Carso. Realmente, isto com os italianos é um campeonato àparte!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: