Agaricus arvensis?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Agaricus arvensis?

Mensagem  Lebre em Ter 06 Nov 2012, 21:28

Mais uma novidade deste Outono, neste caso uma espécie do género Agaricus, que penso tratar-se de A. arvensis, pelo menos a julgar pela forma, dimensões e características do material observado. Dois espécimes jovens cresciam juntos: um tinha já o carpóforo acima do solo, mantendo o chapéu (em forma de bola) ainda fechado e do outro apenas se vislumbrava o chapéu, também arredondado mas de forma menos regular, a emergir do solo. Penso que as fotografias retratam bem estes exemplares, pelo que me abstenho de uma descrição mais pormenorizada. De referir apenas, o que não está documentado nas fotografias, a estranha reacção ao toque do chapéu: primeiro tons azulados, que passaram depois a verdes e finalmente a tons amarelos/acastanhados muito suaves. O chapéu do maior dos exemplares tinha cerca de 10 cm de diâmetro e o pé cerca de 12 cm. Esta observação decorreu num a zona cálcaria dominada por carrasco, muitos arbustos de pequena dimensão e também herbáceas.

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Agaricus arvensis?

Mensagem  Ricardo Castilho em Qua 07 Nov 2012, 11:28

Olá Lebre,
Boas fotos. E o cheiro? é uma característica importante nos agaricus. Com o exemplar jovem ainda deve ser possivel identificar. este grupo tem um cheiro muito doce... pelo anis/amêndoa amarga

Abraço,
Ricardo
Ricardo Castilho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Fungónimo : Amanita "PODEROSA"
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 07 Nov 2012, 20:24

Olá Ricardo,
A minha constipação crónica, sobretudo nesta altura do ano, não me permite ir muito longe nos cheiros. Este era suave e o sabor frutado, mas é tudo o que posso dizer. A não ser que o cheiro seja muito intenso (p.e. Clitocybe odora), não me costuma servir de muito; mas esse é um dos meus "handicaps".
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 08 Nov 2012, 21:36

Hoje ao abrir o frigorífico deparei com um exemplar que tinha guardado numa caixa; Era apenas um botão quando o colhi e guardei-o exactamente para que desabrochasse. Como tinha sido colhido muito perto dos aqui tinha considerado, resolvi fazer o teste do cheiro: rodei o pé para que quebrasse no ápice e cheirei; era amêndoa amarga pura!
Anexo uma fotografia que tirei na altura da colheita; o que guardei era o maior dos retratados.
Os meus agradecimentos ao Ricardo por me ter chamado a atenção para esta característica.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 08 Dez 2012, 22:05

De regresso ao local desta observação encontrei mais dois exemplares com as mesmas características. Nas proximidades encontrei ainda um outro semelhantes. Tal como o primeiro, em qualquer deles o cheiro era suave mas não distinto. Anexo as imagens correspondentes.

Exemplares colhidos no mesmo local:

Exemplar colhido nas proximidades:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo