Exploração Micológica na Serra da Estrela

Ir em baixo

Exploração Micológica na Serra da Estrela

Mensagem  Mycota em Qui 06 Nov 2008, 17:20

(hoje no jornal "Público")

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) propôs aos Ministérios do Ambiente e da Agricultura, a criação de três zonas de exploração micológica para rentabilizar a produção de cogumelos na região, anunciou hoje fonte do organismo.

Segundo o técnico do PNSE Fernando Matos, um levantamento realizado em 2004 indicou que existiam condições para a criação de três zonas de exploração micológica em Penhas Douradas (Manteigas), Fernão Joanes (Guarda) e Cortes do Meio (Covilhã), por apresentarem um "maior potencial" para a produção de cogumelos.

"Com a criação destas zonas pretende-se não só retirar mais-valias para a população mas também beneficiar a floresta, não deixando que ela se degrade", disse o técnico, indicando que no futuro, o apanhador só poderá recolher cogumelos nestas áreas, mediante autorização das entidades responsáveis pela sua gestão.

Salientou que o PNSE aguarda pela conclusão do processo de reconhecimento pelas entidades competentes para que as zonas possam ser criadas, mas adiantou que já foi pedida autorização para que este ano possa ser sinalizada a zona de exploração micológica de Fernão Joanes, com uma área de 600 hectares.

Por outro lado, o processo de Fernão Joanes é aquele que está mais avançado, fruto do interesse demonstrado pela Junta de Freguesia.

"Foi feita a identificação dos cogumelos existentes e foi dada formação a uma dúzia de habitantes, para possíveis colectores, para acompanharem os possíveis turistas/apanhadores de cogumelos, no sentido de os elucidar como é que se devem apanhar, evitando-se assim uma apanha desregrada", contou.

A formação ministrada também incluiu indicações "sobre quais os cogumelos que são comestíveis, para evitar possíveis problemas nos apanhadores", disse.

Fernando Matos também indicou que no âmbito da candidatura "foi feito um código de conduta de apanha, foi elaborada uma proposta de possível portaria para regulamentação das zonas e agora é aguardar pela publicação".

Admitiu que, no futuro, o processo poderá evoluir para a criação de "pequenas unidades colectoras de cogumelos, evitando assim que os mediadores colectores adquiram os cogumelos a preços insignificantes e que os vendam em Espanha", sendo criadas mais-valias para as populações locais.

(ver notícia na integra)



Cumprimentos
avatar
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum