Ele há dias ... assado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ele há dias ... assado?

Mensagem  Lebre em Sab 17 Nov 2012, 22:54

O tópico "Ele há dias assim" foi criado numa altura em que eu dava os meus primeiros passo nesta complicada tarefa de dar nomes às coisas (cogumelos, pois claro!) que vamos encontrando nas nossas saídas de campo. Ao tempo - mês de Março - o material não abundava, mas dada a minha ignorância, em qualquer saída lá conseguia arranjar umas quantas espécies que desconhecia. Agora já não me sinto tão pouco à vontade na identificação da maioria dos exemplares, pelo menos no que diz respeito ao género. Mas ... tem dias.
Apesar de vivermos numa altura do ano de abundância de material fúngico e podermos, por isso, fingir que não vemos alguns ... há dias em que isso se torna praticamente impossível.
Nesta altura estarão provavelmente a pensar: Lá vem o Lebre com as suas coisas esquisitas. Mas eu respondo:
- Então agora o sol é vermelho? [ver Ex1]
e
- Os píncaros da Lua também? [ver Ex2]
será por virtude da primeira que
- Há cogumelos cor de bronze? [ver Ex.3]
e que as pétalas das flores, por excesso de calor,
- Se descoloriram e adquiriram no verso a cor branca que a lua tem (com excepção dos píncaros, naturalmente)? [ver Ex4]
Finalmente,
- O que faz um cogumelo com uma cor rosada deslavada, quer por cima quer por baixo, no meio desta trupe? [ver Ex5]
Se, em relação aos dois primeiros exemplares estou seguro quanto ao género, embora não saiba as espécies, nos outros caso não faço a mínima ideia. Por isso, solicito a vossa ajuda.

Exemplar 1: Russula sp.

Exemplar 2: Hynocybe sp.

Neste caso a espécie mais provável é H. conica; Já os tenho encontrado com uma grande variedade de cores, mas será possível um vermelho tão intenso? (Não se deve a nenhum problema da máquina, que captou bem as cores); Acresce que as cores escuras que apresenta na parte inferior são as características dessa espécie em reacção ao manuseamento, mas eu não lhe tinha tocado quando tirei a fotografia (levantei-o inserindo-lhe o canivete por baixo) e quando o fiz não houve reacção de escurecimento.

Exemplar 3:

Exemplar 4:

Exemplar 5:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Ele há dias ... assado?

Mensagem  Pedro Claro em Dom 18 Nov 2012, 00:34

Excelente documentário, Lebre. E muito bem relatado.

Quanto às identificações, oferece-me dizer o seguinte:

1 - Russula, certamente, e sp., como é quase obrigatório neste género.
2 - Hygrocybe conica sem qualquer dúvida; o enegrecimento do pé e as lâminas amarelas rejeitam qualquer outra possibilidade. Esta é uma espécie extremamente variável em termos de cor, desde o amarelo-limão ao vermelho-vivo, como é o caso, passando por uma miríade de tons amarelos, laranja e vermelhos mais ou menos salpicados de negro - ou, por vezes, totalmente negros.
3 - Sem mais dados é quase impossível dar palpites, mas... Hygrocybe ovina?
4 - Pé lateral e consistência gelatinosa? Hohenbuehelia sp.?
5 - Parece uma das lepistas violáceas. Pode ser Lepista nuda muito descolorida (pouco provável, uma vez que com tempo húmido a cor violeta tende a acentuar-se de forma dramática) ou, mais provavelmente, Lepista sordida ou Lepista personata.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 18 Nov 2012, 23:56

Olá Pedro,
concordo com todas as tuas propostas, exceptuando a que diz respeito ao Ex3. Aqui não pode ser nenhuma espécie de Higrocybe uma vez que as lâminas são decurrentes e mais apertadas do que naquele género. Além disso, o pé também não é fibriloso e oco, sendo mais elástico.
No caso de Ex5, acho que Lepista personata se adequa melhor a este exemplar, dada a pruinosidade existente no ápice; Infelizmente, este exemplar já não se encontrava nas melhores condições e na extracção uma parte do pé ficou imersa.
Obrigado e um abraço,
Lebre

Última edição por Lebre em Seg 19 Nov 2012, 19:42, editado 1 vez(es) (Razão : correcção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 19 Nov 2012, 19:32

Penso ter descoberto o enigma do Exemplar 3, que me parecer ser da espécie Arrhenia obscurata. Uma descrição e fotografias desta espécie podem ser vistas na página "mykoweb". Na descrição até se dá conta do brilho acetinado que os exemplares podem adquirir ao secar, que era um aspecto intrigante. A ser verdade, é a primeira espécie do género Arrhenia que observo.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 21 Nov 2012, 20:12

Bela reportagem! O sol está simplesmente espectacular!! sunny
A espécie 4 poderia ser Hohenbuehelia petaloides, tal como o Lebre vaticinou na descrição.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 21 Nov 2012, 23:48

Obrigado, Zamanita, por seres também "fan" da Russula com epíteto Sol Vermelho; Assim fosse tal simples a identificação das espécies deste género.
De facto, problemática era a identificação dos últimos três exemplares, mas com exemplar destes eu tinha que o incluir em qualquer tópico que criasse nesse dia. Serviu, pois, para "abrilhantar" o tópico.
Já agora, uma correcção: Não fui eu que aventei a proposta de Hohenbuehelia, foi o Pedro Claro, e até agora ninguém tinha falado em H. petaloides, embora me pareça não haver outra hipótese.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 22 Nov 2012, 00:19

Sim, foi o Pedro que falou em Hohenbuehelia...
mas na criação do tópico já rezava a história: "...e que as pétalas das flores..." Very Happy
Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 22 Nov 2012, 00:29

Aparentemente distraído, .. mas na realidade sempre atento. lol!
Um abraço

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares