Tricholoma sejunctum e o 3º elemento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tricholoma sejunctum e o 3º elemento

Mensagem  Lebre em Qua 28 Nov 2012, 22:04

Visitei recentemente um local de vegetação dominada por carvalhos, sobreiros e carrasco (restos da vegetação antiga da zona) confinando com um eucaliptal (mais recente), onde no passado tinha observado uns cogumelos que na altura tinha identificado com sendo da espécie Tricholoma sejunctum. O meu objectivo era verificar se esta espécie, como acontece com tantas outras, tem tendências gregárias, ou seja se frutificam no mesmo local ano após ano. Ao aproximar-me deparei com três espécimes que me pareciam dar resposta positiva à questão formulada. Todos tinham a cutícula de forma e cor semelhantes aos que tinha observado no passado. Era de cor base amarela, tendo dois dos exemplares tons esverdeados, fibrilosa com fibrilas castanhas de disposição algo irregular, mas com tendência radial. Ao extraí-los notei que havia também uma diferença no himenóforo e pé. Enquanto os dois primeiros tinham as lâminas brancas e o pé também branco com manchas concolores com o chapéu, sendo flexuoso, o 3º elemento tinha-as amarelas e o pé era creme e mais escuro na parte central e direito, sendo mais largo na base.
Penso que os dois primeiros eram o que eu estava à espera, ou seja da espécie Tricholoma sejunctum, mas tenho dúvidas de que o 3º elemento seja da mesma espécie.
Consultando a Flora Agaricina Neerlandica, há três espécies, T. equestre, T. joachimii, T. sejunctum, que podem ser dificilmente separáveis. Uma das características da primeira é ter o himenóforo amarelo, mas tem como habitat preferencial (se não exclusivo) os pinhais, pelo que será de descartar. Em relação aos outros dois, o habitat é propício, mas em qualquer deles as lâminas não são integralmente amarelas podendo, no entanto, apresentar manchas dessa cor. Conclusão a dúvida permanece.

Fotografias:

Os dois primeiros exemplares;

O 3º elemento;

Os três exemplares juntos; A fotografia ficou um pouco desfocada mas, mesmo assim, se notam as diferenças mencionadas no texto.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Tricholoma sejunctum e o 3º elemento

Mensagem  Pedro Claro em Qua 28 Nov 2012, 23:28

Se bem me recordo, Tricholoma joachimii tem o pé com escamas bem visíveis, o que não se verifica em nenhum dos exemplares.

Várias teorias apontam para que Tricholoma equestre seja, no mínimo, uma espécie muito variável (até no que diz respeito aos parceiros de micorrização) ou, até mesmo, um complexo de espécies. Facto é que os exemplares que crescem em terrenos arenosos são muito diferentes dos que crescem em terrenos mais compactados.

Eu já observei T. sejunctum e T. equestre juntos, numa mata mista de carrasco, pinheiro bravo e medronheiro, em Ansião e os T. equestre desse local eram bastante semelhantes à espécie totalmente amarela que apresentas.

Para mim, os de pé e himenófero brancos são T. sejunctum e os de pé e himenófero amarelo são T. equestre.

Vou ver se consigo encontrar as fotografias que tirei na altura em que vi estas duas espécies no mesmo local.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 28 Nov 2012, 23:38

Obrigado, Pedro, pela tua opinião.
O tal 3º elemento parece-me uma cópia fiel do T. equestre que encontrei recentemente no Parque de Monsanto e a que dediquei um tópico. No entanto, posso garantir que não havia pinheiros por perto do local da observação. Nunca encontrei (que eu saiba) T. joachimii, mas pela descrição que li, que inclui as escamas que referes na base do pé, também não me parece.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 28 Nov 2012, 23:53

Boas. Concordo com a opinião do Pedro.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sex 30 Nov 2012, 21:16

Obrigado, Zamanita, por dares a tua opinião.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: