O antro das Melanoleucas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O antro das Melanoleucas

Mensagem  Pedro Claro em Dom 09 Dez 2012, 21:39

Não discordando das identificações sugeridas, lanço outros nomes para discussão:

1 - Melanoleuca decembris;
2 - Melanoleuca subbrevipes.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 09 Dez 2012, 22:36

Obrigado, Pedro, pelas sugestões.
Relativamente a:
1- Claro que M. decembris é sempre alternativa a M. rasilis, pelo menos na ausência de microscopia, como é o caso. No entanto, dois caracteres morfológicos levaram-me a optar pela segunda: (1) Chapéu mais escuro no centro (em M. decembris é uniformemente escuro, embora ao secar fique mais claro); (2) a cor carne ao corte (que é mais clara em M. decembris);
2 - Desconheço em absoluto a espécie M. subbrevipes. Ela não figura no meu guia, nem na Flora Agaricina Neerlandica, que agora consultei pois não a tinha comigo. Podes adiantar alguns caracteres dessa espécie? Certamente notaste que esta espécie tem o pé muito curto comparativamente ao diâmetro do chapéu, o que me levou a optar por M. brevipes.
Um abraço,
Lebre

Última edição por Lebre em Dom 09 Dez 2012, 22:48, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção de caracteres html)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Dom 09 Dez 2012, 23:47

Lebre escreveu:Obrigado, Pedro, pelas sugestões.
2 - Desconheço em absoluto a espécie M. subbrevipes. Ela não figura no meu guia, nem na Flora Agaricina Neerlandica, que agora consultei pois não a tinha comigo. Podes adiantar alguns caracteres dessa espécie? Certamente notaste que esta espécie tem o pé muito curto comparativamente ao diâmetro do chapéu, o que me levou a optar por M. brevipes.
Um abraço,
Lebre

Este é um género obscuro e pouco estudado - ou, pelo menos, não conheço nenhuma monografia recente. Tanto quanto pude pesquisar, existem várias espécies de Melanoleuca com o pé mais curto que o diâmetro do chapéu e, entre elas, M. subbrevipes. À primeira vista, a maior diferença macroscópica prende-se com o tamanho dos exemplares: de 4 a 10cm. no caso de M. brevipes e entre 10 e 20cm. (por vezes 30cm.) de M. subbrevipes. Como não forneces medidas, achei por bem alertar para essa possibilidade.

Consultando o Index Fungorum (que considero uma boa fonte mas não uma bíblia da taxonomia dos fungos e, como tal, longe de ser uma autoridade na matéria), M. subbrevipes vem sinonimizada com M. grammopodia.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 10 Dez 2012, 00:04

Obrigado, Pedro, pelo esclarecimento.
Nenhum dos exemplares tinha um diâmetro de mais de 10 cm, com excepção provavelmente do maior da espécie 3, que rondaria essa medida; Na espécie 1 o máximo seria de 5 cm e na espécie 2 entre 8 e 9 cm.
No meu guia uma das característica da M. brevipes é ter um pé (entre 3 e 5 cm) que é cerca de metade do diâmetro do diâmetro do chapéu (entre 5 e 10 cm). Quanto a M. grammopodia, as dimensões aí indicadas são de 8 a 12 cm para o comprimento do pé e de 10 a 15 cm para o diâmetro do chapéu.
Abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo