Identificação desconhecida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Identificação desconhecida

Mensagem  Malamen em Qui 31 Jan 2013, 23:18

Ola pessoal dos fungos!

Sou muito recente neste fórum e atualmente ainda a descobrir muitas das características interessantes desde reino!
Gostaria de expor duas espécies que aparentemente devem ser aproximadas, mas diferentes!
Primeira especie

Segunda espécie

Digas de identificação!

Para terminar, deixo umas fotos de uma especie muito interessante e que em principio está identificada!

Clathrus ruber

Malamen
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Pleurotus ostreatus - Repolga -Produção caseira para consumo próprio
Lentinula edodes - Shiitake - Produção caseira para consumo próprio
Lactarius deliciosus - Sancha - Captura controlada na natureza
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Identificação desconhecida

Mensagem  Lebre em Sex 01 Fev 2013, 05:27

Olá Malamen,
Volvopluteus gloiocephalus, nome actual para espécie que até há bem pouco tempo era denominada Volvariella gloiocephala, sendo também sinónimo de Volvariella speciosa;
Amanita sp., muito provavelmente da secção Vaginateae.
Quanto há espécie dita identificada, pode ser outra espécie de Clathrus, mas parece-me tratar-se de um Colus, talvez C. hirudinosus.
Boas colheitas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sex 01 Fev 2013, 05:27

Olá Malamen,
Volvopluteus gloiocephalus, nome actual para espécie que até há bem pouco tempo era denominada Volvariella gloiocephala, sendo também sinónimo de Volvariella speciosa;
Amanita sp., muito provavelmente da secção Vaginateae.
Quanto há espécie dita identificada, pode ser outra espécie de Clathrus, mas parece-me tratar-se de um Colus, talvez C. hirudinosus.
Boas colheitas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Malamen em Sex 01 Fev 2013, 22:08

Caro lebre, desde já o meu obrigado pela identificação!
Gostaria de lhe colocar algumas perguntas sobre as identificações!

Em relação à Volvopluteus gloiocephalus, segundo li, classificaram-no como comestível num site e toxico noutro!! Fiquei na duvida!
Gostaria de saber se o risco de erro na identificação é algum! Existe a possibilidade do cogumelos apresentados serem outros e com outras características?
Existe algum método para identificar se o cogumelo é tóxico? Como detetar as toxinas? Processos químicos!

Em relação à amanita spp. Sem ter conhecimentos nenhuns do assunto, julguei que ambas as espécies (Volvopluteus gloiocephalus e amanita spp) seriam da mesma família! Pois para mim, tem varias características visíveis em comum! Como os consegue distinguir?
Identifica o segundo cogumelo por amanita Vaginateae? Não encontro nenhum com esse nome!

Por fim, fala em Colus? O que isso quer dizer?

Muito obrigado
Malamen
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Pleurotus ostreatus - Repolga -Produção caseira para consumo próprio
Lentinula edodes - Shiitake - Produção caseira para consumo próprio
Lactarius deliciosus - Sancha - Captura controlada na natureza

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 02 Fev 2013, 00:50

Perguntas ambiciosas as tuas, Malamen.
Não sou a pessoa indicada para responder a todas elas e na medida dos meus parcos conhecimentos vou tentar responder o melhor que sei. Mas convém esclarecer que há bem pouco tempo eu colocava aqui no fórum perguntas muito semelhantes às que agora colocas; basta ver alguns meus dos tópicos mais antigos.
A fase inicial da identificação de cogumelos é muito complicada e cada um tem a sua maneira de progredir; e não estou a pensar em espécies, porque aí o problema é sempre mais delicado, mas sim em géneros. Como dizes nos teus comentários, no caso dos dois espécimens em causa, o porte até é semelhante. Mas há outras características que os distinguem, por exemplo,
1) A cor da esporada: rosada no caso do Volvopluteus, branca (na maior parte das espécies) no caso da Amanita;
Convém aqui dizer que cor da esporada é um indicador muito útil na determinação dos géneros de cogumelos.
2) A forma da volva (como uma túlipa aberta) de Volvopluteus é muito característica e dificilmente se encontram espécies de Amanita com essa forma (embora haja algumas que podem ser consideradas próximas);
3) O pé do Volvopluteus é integralmente liso e apenas ligeiramente fibriloso; no caso da Amanita é difícil o pé ser integralmente liso, havendo em grande parte dos casos ou um anel, ou restos de véu (no pé), ou zonas zebradas junto à volva (como é o caso do exemplar que apresentas) que resultam (penso) da ruptura de tecidos quando da expansão do pé;
4) As lâminas rosadas (por acumulação dos esporos) no Volvopluteus distingue-a facilmente da Amanita que normalmente as tem brancas. Só por este carácter Volvopluteus está mais próximo do outro género da mesma família, Pluteus, do que da Amanita. Mas, as espécies do género Pluteus não têm volva.
5) Também ao nível do chapéu há diferenças: liso e com um brilho acetinado no caso do Volvopluteus (ao fim de veres alguns exemplares perceberás que o brilho é um bom auxiliar para a identificação de V. gloiocephalus, pelo menos no caso de exemplares em bom estado como este) com um umbo central, liso e mais ou menos brilhante no caso da Amanita mas com restos da volva na zona central do chapéu (em forma de pequenas placas ou escamas) que não apresenta umbo.
Penso que já mencionei um número suficiente de características que permitem distinguir os dois exemplares. Já agora uma palavra também para o habitat: prados e zonas com herbáceas no caso de V. gloiocephalus, pelo menos é neste tipo de habitat que os tenho encontrado; crescendo zonas florestadas no caso da Amanita, por ser um cogumelo dito micorrízico, ao estabelecer ligações das hifas com as raízes das árvores (ou arbustos). Parece-me perceber pelas fotografias que havia cedros por perto da Amanita.
Questionas acerca da comestibilidade de V. gloiocephalus. O meu guia indica-o como não comestível, por ser suspeito de toxicidade. Mas nesse campo não posso dar grande ajuda. Não havendo métodos fiáveis para o comum dos colectores (como nós) para avaliar da toxicidade de um cogumelo, em caso de dúvida é melhor não experimentar comê-lo. O melhor é primeiro identificá-lo e depois procurar informação sobre a toxicidade. O problema complica-se ainda mais quando a identificação não é cabal, podendo haver espécies muito semelhantes morfologicamente e com toxicidade (ou ausência dela) muito diferente. Nalguns casos o risco é demasiado grande ...
Colocas também algumas questões da área da taxonomia. Uma vez mais, não sou muito versado na matéria, mas convém fazer algumas leituras sobre este tema para se ter uma ideia dos caracteres que servem para agrupar as espécies em géneros, famílias, ordens, classes, etc.
No presente caso, a espécie Volvopluteus gloiocephalus, pertence naturalmente ao género Volvopluteus, da família dos Pluteaceae, da ordem dos Pluteales; o género Amanita pertence à família Amanitaceae da ordem dos Agaricales.
Acho que entendeste mal as minhas palavras, pois não há nenhuma espécie com o nome de Amanita vaginateae (uma espécie é designada por um par de palavras a primeira das quais é o género, com maiúscula para a 1ª letra, e a segunda é o epíteto (não sei se é esta a designação correcta), escrito com minúscula). O que eu quis dizer é que o 2º exemplar é do género Amanita e de uma espécie que pertence à secção (subdivisão de um género) Vaginatae. Já agora, há de facto uma espécie chamada Amanita vaginata que é a espécie tipo (ou modelo) da secção Vaginatae, mas não me parece ser essa e espécie em causa.
Finalmente, tal como o género Clathrus (ao qual pertence a espécie C. ruber), Colus é outro género da família Clathraceae, da ordem dos Phallales.
Espero ter ajudado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Broteroi em Seg 04 Fev 2013, 11:09

O amanita n é citrina?

Tb me parece mais Colus, do que Clathrus...

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 07 Fev 2013, 09:41

Não tenho dúvidas nas identificações:

#1 - "Volvopluteus" gloiocephalus (para mim continua a ser Volvariella gloiocephala - já me bastou ter que esquecer o antigo nome Volvariella speciosa).

#2 - Apesar da má qualidade das fotografias, a cor creme/amarelada do chapéu e a distribuição dos restos de véu no mesmo apontam para Amanita gemmata (apesar de agora quererem que seja Amanita "junquillea").

#3 - Colus hirudinosus. Clathrus ruber tem uma distribuição das aberturas mais regular, ao contrário de C. hirudinosus que apresenta uma 'coroa' mais fechada na parte de cima do esporóforo.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Dom 24 Fev 2013, 04:29

Concordo com a identificação do Pedro.

Malamen escreveu:
Em relação à Volvopluteus gloiocephalus, segundo li, classificaram-no como comestível num site e toxico noutro!! Fiquei na duvida!
Gostaria de saber se o risco de erro na identificação é algum! Existe a possibilidade do cogumelos apresentados serem outros e com outras características?
Existe algum método para identificar se o cogumelo é tóxico? Como detetar as toxinas? Processos químicos!
Desconheço qualquer caso de intoxicação com Volvariella gloyocephala. ´
Mas ainda que os gostos não se discutam, não é cogumelo que aconselhe a ninguém pela sua qualidade gastronómica. É no mínimo desenxabido.
Risco na identificação existe (como quase sempre) mas conhecendo bem as características morfológicas e o habitat não é uma espécie de difícil identificação.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: