Interprofissional de cultivo de cogumelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interprofissional de cultivo de cogumelos

Mensagem  Loco Gato em Dom 14 Abr 2013, 09:10

Na tentativa de haver alguma organização entre os produtores de cogumelos, realizou-se em Março um encontro entre interessados, promovido pela lusofungi (aparentemente uma cooperativa de comercialização associada à empresa Bioinvitro).

Os oradores mencionados estão ligados à Aguiar Floresta (Duarte Marques) e à Bio Invitro (Sandra Ferrador). Quem tenha interesse em acompanhar os desenvolvimentos neste tema deve enviar email ao seguinte endereço: lusofungi@gmail.com

A acta da reunião reza assim:

Ata nº1

Ao dia 16 do mês de Março do ano de dois mil e treze pelas onze horas reuniu um grupo de interessados na área da produção e comercialização de cogumelos, no auditório Dr. Domingos Dias em Vila Pouca de Aguiar com a finalidade de discutir os seguintes pontos da ordem de trabalhos:

1. Apresentação do diagnóstico da situação atual do setor/ Necessidades do sector.

2. Proposta de ação/ Criação/dinamização de organização representativa

3. Outros assuntos

A reunião iniciou-se com Duarte Marques a enquadrar a importância desta reunião no panorama nacional do setor do cogumelo, salientou o fato de ser de extrema importância marcar o calendário do setor micológico em Portugal e, além disso marcar a estratégia de ação conjunta para o setor.

Relativamente ao ponto um da ordem de trabalhos Sandra Ferrador, realizou uma apresentação do diagnóstico da situação atual do setor do cogumelo abordando a legislação em vigor. A questão da comercialização dos cogumelos, estando este mercado desregulado, com elevada importação com cogumelos a baixo preço e de qualidade inferior. Relativamente aos principais problemas identificou: muitos produtores com pouca quantidade; O “Segredo é a alma do negócio” e a falta de associativismo e organização entre produtores; Muita informação além de muita Informação contraditória. Identificou ainda as principais necessidades do setor como sendo: maior qualidade de cogumelos; mais variedade de cogumelos e produtos e ainda a diferenciação e informação nos produtos (origem, calibre);

No ponto dois da ordem de trabalhos Duarte Marques, apresentou aos presentes as diversas propostas para a regulamentação do setor a nível nacional. Tal passaria pela criação de uma Associação, uma cooperativa, uma empresa ou uma interprofissional. Após uma análise das diversas opções concluiu-se por unanimidade que a opção interprofissional seria a que melhor se adequava para as diversas necessidades do setor.

Foram colocadas questões, como qual o preço do quilo dos cogumelos pago ao produtor; a viabilidade dos projetos Proder- medida1.1.3 instalação de jovem agricultor, entre outras. Concluiu-se que os distribuidores se encontram organizados mas os produtores não, acabando por ser um jogo de forças desproporcional. A interprofissional criada teria pelo menos dois setores podendo até mesmo serem três: Produção; Comercialização, Transformação e Serviços.

No ponto três em outros assuntos foi criada uma comissão de acompanhamento constituída por participantes que se disponibilizaram a ingressar na mesma. São eles: Duarte Marques; Sandrina Alves; Sandra Ferrador; Nuno Cabral; Fernando Sousa; Acácio Sousa; Alexandra Pinto; José Pinto; Virgínia Torres; Rui Pousadas; João Paulo Figueiredo; Nuno Silva; Vítor Ribeiro; Jorge Cardoso; Daniela Rocha.

A próxima reunião ficou agendada para dia 4 de Maio, local a definir.

Sem mais assuntos a tratar deu-se por terminada a reunião.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum