Alguns cogumelos que fotografei

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alguns cogumelos que fotografei

Mensagem  JoãoeCátia em Sex 07 Nov 2014, 12:05

Queria partilhar alguns cogumelos que fotografei, em especial a 1ª foto, que me parece um tipo de macrolepiota a parasitar uma árvore, coisa inédita nos meus passeios, e a 2ª foto que achei fantástico porque este pequeno tem um aroma intenso a anis e já me constou que é comestível. Não sei a sua espécie. As duas ultimas fotos parecem-me um macrolepiota mas um bocado "estranho" na cor do pé e no padrão do chapéu.

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Alguns cogumelos que fotografei

Mensagem  Pedro Claro em Seg 10 Nov 2014, 09:46

Tens aí algumas espécies interessantes (ou potencialmente interessantes), mas as fotos não mostram detalhes que seriam importantes para uma melhor (ou mais completa) identificação. Mesmo assim:

#1 - O género Macrolepiota não 'parasita árvores'. A espécie que ilustras nem sequer tem aspecto de Macrolepiota embora, com a falta de dados, pouco mais se possa adiantar.

#2 - O odor a anis completa a identificação: Clitocybe odora.

#3 - Provavelmente Hypholoma sp. muito jovens.

#4 - Hygrocybe cantharellus

#5 - Ramaria sp., também muito jovem.

#6 e #7 - Para mim, será a espécie mais interessante e só tenho pena que não exista uma foto do himenóforo (que deverá ser com tubos) para confirmar em absoluto a identificação. Parece-me Strobilomyces strobilaceus, uma espécie muito incomum e que, inclusivamente, não está 'oficialmente' referenciada para Portugal (vide Courtecuisse), embora já me tenham relatado observações pessoais (muito raras).

P.S.: Onde foram encontradas estas espécies? Obrigado.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  JoãoeCátia em Seg 10 Nov 2014, 13:52

Estas fotos foram tiradas para o blog de fotos da Cátia, logo não houve ali a preocupação de as tirar de modo a identificar, mas de qualquer forma quis partilhar aqui os exemplares. A foto que supostamente seria de um macrolepiota a "parasitar" uma àrvore é a única tirada fora do contexto, pois foi durante um passeio micológico e foi posta essa hipótese por parte do engenheiro que nos acompanhava. O cogumelo estava mesmo a nascer da madeira do tronco da árvore, mas a árvore nao estava seca.  Quanto à foto 6 e 7, para mim também foi uma surpresa pois nunca tinha visto este cogumelo nem consegui encontrar nada sobre ele nos meus guias. Todas as fotos foram tiradas em Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância. Por cá até o Clitocybe Odora é raro, só vi ainda 2 exemplares jovens, um este ano e outro no ano passado, em sitios bastante diferentes.

Depois de pesquisar sobre o Strobilomyces strobilaceus, posso indicar que será mesmo essa a espécie. é um cogumelo que apresenta tubos bem distintos, escuros, carne branca. No sábado estive de novo no sitio e encontrei outro mais jovem, mas não me apercebi que fossem o mesmo, pois este ainda era completamente preto e mais pequeno, e ao examinar deparei-me com essas características. Irei lá voltar ate encontrar outro que possa fotografar de vários ângulos e cortado.
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 11 Nov 2014, 10:34

Pelos meus lados Clitocybe odora é uma espécie relativamente comum e ocasionalmente abundante, embora este ano não os tenha, ainda, encontrado.

Fotos mais detalhadas de Strobilomyces strobilaceus seriam apreciadas, uma vez que, como referi, é uma espécie no mínimo incomum e seria interessante ficar o registo da sua ocorrência em Portugal!

Bom trabalho de prospecção; seria interessante continuares (continuarem) a colocar fotos aqui no fórum.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  JoãoeCátia em Sab 15 Nov 2014, 21:19

Boa noite Pedro!

Amanhã vamos a um passeio micológico perto do sitio onde encontramos o cogumelo, caso encontremos outro exemplar tiraremos mais fotos e dissecaremos o cogumelo para fotografar as diversas características. Entretanto iremos tirar outras fotos a outros cogumelos que encontremos.

JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  JoãoeCátia em Dom 16 Nov 2014, 15:27

Boa tarde Pedro

Neste passeio encontrei um exemplar do cogumelo, tirei varias fotos com ele inteiro, parte de cima e baixo do chapéu, chapéu cortado e pé cortado. A carne do chapéu passou de branca a laranja ao ser cortada. Vou abrir um tópico novo so para postar as fotos. É sempre fascinante estas descobertas Very Happy

Abraços a todos Very Happy
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo