Amanita cf. vittadinii

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amanita cf. vittadinii

Mensagem  Polecat em Dom 18 Jan 2015, 18:25

Boas!

Estava aqui de volta de alguns registos bem antigos quando me deparei com algo bastante interessante, que por sinal, não voltei a encontrar desde então. Lembro-me na altura que a encontrei fiquei entusiasmado com aquela Amanita curiosa, mas assim que a desenterrei fiquei confuso com a aparente ausência de volva, a ausência de árvores também me confudiu, cheguei a ponderar Leucoagaricus.

As imagens e descrição são limitadas, mas é o que há e essa é a razão do "cf" antes de vittadinii, porque por mim até punha as mão no fogo pela identificação como Amanita vittadinii. Tenho pena de não a ter secado e conservado.

Conto com as vossas opiniões, têm visto disto?
Talvez o pessoal de Évora possa estar atento esta próxima Primavera e fazer uma colheita para registo microscópico.

Abraços.

Évora (Malagueira), Maio de 2007
ECOLOGIA: a crescer num jardim relvado, sem árvores de volta. Hábito gregário a solitário. Mês típico de Maio, solarengo e quente, húmido/chuvoso.  
ESPORADA: branca.
CHEIRO: desagradável, enjoativo.
OUTROS DETALHES: cor geral do cogumelo era branca quase imaculada, mas acastanhava ao toque como se pode ver nalgumas imagens.

Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: