Agrocybe cylindracea??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

fix2 Agrocybe cylindracea??

Mensagem  cazevedo em Seg 02 Nov 2015, 17:40

Boas tardes,

Sou novo neste fórum e espero poder aprender muito com os mais experientes.

Hoje de manhã encontrei estas belezas, têm um aroma fantástico (a madeira seca) e estão super viçosos. Andei a investigar e parecem Agrocybe cylindracea mas antes de os provar queria saber a vossa opinião Wink

Eis algumas fotos deles

Conseguem me ajudar? vou ver se tiro mais fotos de detalhes, mas em tudo cumprem a descrição dos Agrocybe cylindracea

Muito obrigado

cazevedo

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Carlos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

fix2 Re: Agrocybe cylindracea??

Mensagem  Mycota em Seg 02 Nov 2015, 20:01

Tudo aponta para isso!
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Mensagem  cazevedo em Seg 02 Nov 2015, 20:54

Obrigado Mycota, aqui ficam mais algumas fotos, acham que é seguro comer?
Ja estou de agua na boca com o aroma deles Wink

cazevedo

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Carlos

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 02 Nov 2015, 23:49

Acho importante referir que identificar cogumelos é uma tarefa bem mais complicada do que pode parecer à primeira vista. A plasticidade de cada espécie, a existência de inúmeras espécies mal conhecidas (e, até, provavelmente, algumas desconhecidas), a facilidade com que certos caracteres macroscópicos se alteram com a meteorologia ou com o tempo passado, torna a identificação sempre subjectiva, principalmente quando não se têm os exemplares na mão.

Sendo este um fórum de carácter científico mas cujo principal objectivo é dar a conhecer este mundo maravilhoso e levar informação acessível ao maior número de pessoas possível, é sempre salutar fazerem-se identificações 'tentativas' e discutir-se - aprendendo pelo caminho - os caracteres que permitem chegar a determinado nome e não a outro. Nenhum mal virá ao mundo se nos enganarmos um bocadinho e acertarmos na espécie ao lado, ou, sequer, se nos enganarmos redondamente e falharmos espécie, género e até família!

O caso muda de figura quando nos deparamos com pedidos insistentes para confirmar uma identificação cujo objectivo é transformar ciência em culinária. A espécie ao lado pode ser a diferença entre um belo repasto e uma noite no hospital... ou pior ainda.

Não tenho problema nenhum em fazer identificações tentativas, em errar por pouco ou por muito e até, ocasionalmente, acertar na espécie. Mas tenho muito cuidado com o que digo quando querem um atestado de comestibilidade através de umas fotografias e de dois ou três informações dispersas.

Estava para não responder a mais este tópico, mas resolvi fazê-lo para alertar potenciais consumidores com poucos conhecimentos do exercício potencialmente perigoso que poderão estar a fazer.

Posto isto, e frisando que qualquer decisão em relação ao consumo de qualquer espécie aqui identificada seja por quem for é sempre da responsabilidade de quem a toma (a decisão de consumir), digo o seguinte:

Apesar de Agrocybe cylindracea ser uma espécie muito pouco comum na minha zona, há uma característica típica que a torna difícil de confundir com outras: o enrugamento característico do chapéu e que é bem patente no segundo conjunto de fotografias. Apesar de já ter visto outras espécies com rugas semelhantes (nomeadamente alguns Pluteus), o porte, o crescimento em tufos, o anel e a esporada castanha tornam a espécie difícil de ser confundida. Outro indicador é o crescimento, sobretudo, em madeira de choupo ou salgueiro (árvores normalmente associadas a zonas ribeirinhas).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: