Identificação... Xerocomus leonis?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Identificação... Xerocomus leonis?

Mensagem  Carlo Ballis em Ter 03 Nov 2015, 12:22

Encontrei vários exemplares desta espécie num bosque na área de Sintra, com uma envolvência de carvalhos, medronheiros, etc. Os cogumelos cresciam sobre uma camada de folhas.
O chapéu é castanho opaco e os tubos são densos e amarelos.
Não  se tornam azul ao corte.
Pensava que pudessem ser exemplares de Xerocomus leonis... Acham que estou certo???
Obrigado

Carlo Ballis
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo : Coprinus Comatus
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Identificação... Xerocomus leonis?

Mensagem  Lebre em Ter 03 Nov 2015, 22:29

Recentemente também tenho encontrado várias espécies do género que até há pouco tempo era designado por Xerocomus, mas que em virtude das recentes alterações taxionómicas se encontram agora dispersos por vários géneros. No caso de Xerocomus leonis ele já antes era considerado sinónimo de Xerocomus moravicus e actualmente é designado por Xerocumellus moravicus. Da breve descrição desta espécie acessível em
http://boletales.com/genera/xerocomus/x-moravicus/
há (pelo menos) dois aspectos que não estão de acordo com a fotografia pouco nítida apresentada. São eles:
- Na descrição diz-se "Flesh whitish, ochraceous or brownish above the tubes and below the cap cuticle, unchanging when exposed to air." e dos fotografias apresentadas nessa página vê-se que essas tonalidades também podem estar presentes na base do pé.
Ora, na fotografia, o que eu vejo é carne branca apenas com um leve azulado ao corte na zona dos tubos de um dos lados e uma tonalidade rosada na base do pé.
- Outra característica indicada na curta descrição na página mencionada é "Stipe cylindrical, ventricose or club-shaped, almost concolorus with the cap or a bit paler, often with darker network-like pattern". O que eu vejo na fotografia é um contraste nítido de cores entre o chapéu e o pé e neste nada que se assemelhe a um reticulado, bem pelo contrário parece liso (mais uma vez a fotografia não é esclarecedora, pelo que menciono apenas o que infiro da imagem podendo estar claramente enganado).
Em conclusão: não me parece ser Xerocomus leonis, mas também não sei de que espécie se trata.
Refiro ainda que a espécie X. moravicus tem uns esporos claramente mais largos que os da maior parte das espécies do mesmo grupo, pelo que seria conveniente observá-los. A microscopia permitiria também esclarecer qual o género a que pertencem estes espécimes.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 03 Nov 2015, 22:51

No mesmo site acima mencionado pode ver-se uma descrição de Xerocomus subtomentosus
http://boletales.com/genera/xerocomus/x-subtomentosus/
espécie que creio estar actualmente colocada no género Boletus. Da leitura da descrição fiquei com a sensação de que poderia ser esta a espécie procurada.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Carlo Ballis em Qua 04 Nov 2015, 19:50

Boa tarde Lebre,

muito obrigado pela detalhada resposta.
Efectivamente a foto não ajuda... tirei-a de pressa e com pouca luz!
Se voltar a encontrar este cogumelo vou tirar outras melhores e mais detalhadas... se bem que a tua sugestão parece-me exacta; é muito provável que seja xerocomus subtomentosus.

Agradeço-te também muito pela ferramenta enviada... vai ser um site muito útil!!!

Carlo Ballis

Carlo Ballis
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Carlo Ballis em Qua 04 Nov 2015, 19:58

Shocked Desculpem... sem perceber enviei várias vezes a mesma mensagem!  Shocked

Carlo Ballis
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 05 Nov 2015, 11:18

Carlo Ballis escreveu:Shocked Desculpem... sem perceber enviei várias vezes a mesma mensagem!  Shocked

Corrigido!

Não te esqueças também de ver o site do GUME (http://materiais.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/) e procurar onde diz "Chave para as espécies europeias do género Xerocomus, inclui uma versão esquemática para uso no campo."

Fazes o download do ficheiro zipado e tens lá dois documentos de uma enorme utilidade. Aliás, todo o site, responsabilidade do prof. Paulo de Oliveira, que também está inscrito aqui no fórum, é a melhor fonte de informação sobre cogumelos, em língua portuguesa, que podes ter.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Carlo Ballis em Dom 08 Nov 2015, 07:55

Bom dia,

muito obrigado pela dica... Vai ser uma ferramenta muito útil.

Bom domingo,

Carlo

Carlo Ballis
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado