Castanheira de Pera - Parte 1

Ir em baixo

Castanheira de Pera - Parte 1

Mensagem  Pedro Claro em Ter 25 Nov 2008, 14:25

Quarta-feira, dia 19 deste mês, fui dar uma voltinha ao concelho de Castanheira de Pera, a uns spots que o Zamanita me indicou, para ver o que lá encontrava.

O tempo foi pouco e nem sequer tive oportunidade de tirar fotografias 'in loco', por isso recolhi os exemplares que me pareceram mais interessantes e apenas em casa consegui tirar umas fotografias e fazer uma análise muito sucinta e rápida.

Num primeiro spot magnífico, junto a um ribeiro, com imensos castanheiros e carvalhos, entre as localidades de Sarnadas e Coentral Grande, encontrei algumas espécies 'clássicas', como

#1 - Laccaria amethystina

#2 - ou o que me parece Lepista inversa (embora não descarte a possibilidade de ser um Clitocybe), com uma fragrância adocicada muito agradável.

Encontrei ainda duas outras espécies de identificação mais complicada (para além de algumas outras não recolhidas, por se encontrarem em mau estado ou porque, simplesmente, não chamaram tanto a atenção):

#3 - Cortinarius sp., sem características particulares para além das que se podem ver na foto. Todos os exemplares algo secos e, infelizmente, não encontrei exemplares jovens, ainda com a cortina intacta, para poder observar a cor das lâminas.

#4 - Agaricus sp., creio que da secção Agaricus pelo contexto branco e imutável. O odor, se bem me recordo, era fúngico, sem qualquer outra particularidade.

Neste momento já não tenho os exemplares na minha posse, mas qualquer sugestão sobre uma possível identificação destas duas últimas espécies será bem vinda.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Re: Castanheira de Pera - Parte 1

Mensagem  Polecat em Ter 25 Nov 2008, 19:31

Olá Pedro!

Apesar do aspecto seco, a variedade parece-me boa Wink

Também concordo com Lepista inversa.O Cortinarius assim é, como sabemos, virtualmente impossível de identificar (a não ser por microscopia). Quanto ao Agaricus, não me arrisco muito sem mais informações ou fotografias.

Abraço e boa colheita
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Ter 25 Nov 2008, 21:10

Bom, não me atrevo a "rematar" nada, mais vale calado do que dizer asneiras Wink

Boas fotos, Pedro!

Um abraço
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado