Castanheira de Pera - Parte 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Castanheira de Pera - Parte 2

Mensagem  Pedro Claro em Ter 25 Nov 2008, 16:21

Num outro spot, perto da praia fluvial de Poço Corga, um misto de folhosas e coníferas permitiu a descoberta de algumas espécies interessantes.

#1 - Paxillus involutus, aqui um detalhe das lâminas anastomosadas (semelhantes a tubos, junto ao pé)

#2 - Lycoperdon sp. Um exemplar foi trazido do outro 'spot' que visitei e não tenho a certeza que se trata da mesma espécie.

#3 - Chroogomphus rutilus, uma espécie simbiótica com Pinus sp.

#4 - Helvella lacunosa

#5 - A incógnita do grupo, Russula sp. de cor ocre, lâminas com reflexos esverdeados (não se observa na foto, mas ao vivo essa tonalidade era bastante evidente) e não iguais (2ª fotografia). Odor algo desagradável, mas que não consigo caracterizar. Exemplares com um tamanho grande (para o género Russula).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Re: Castanheira de Pera - Parte 2

Mensagem  Polecat em Ter 25 Nov 2008, 19:38

#1 Bem apanhado esse pormenor

#2 Apetece-me dizer que são espécies diferentes, o da esquerda mais com pinta de L. echinatum velhote e o segundo mais com pinta de L. perlatum mas assim é difícil Sad

#3 Interessante, já não é a primeira vez que o vês certo? Pois eu nunca o encontro nas minhas explorações...

#4 São sempre um espetáculo Very Happy

#5 Pois, não faço a minima. Apita se descobrires.

Abraço Wink

Última edição por Mycota em Dom 07 Dez 2008, 16:21, editado 1 vez(es) (Razão : ortografia)
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Ter 25 Nov 2008, 21:22

Polecat escreveu:

#2 Apetece-me dizer que são espécies diferentes, o da esquerda mais com pinta de L. echinatum velhote e o segundo mais com pinta de L. perlatum mas assim é difícil Sad

Ah, agora é que estou a começar a perceber...!

Aqui há uns tempos, nas minhas primeiras experiências aqui no fórum, postei uma foto de um Lycoperdon ao qual me disseram que era L. perlatum, e depois vi um tópico com um cogumelo que me parecia igual e alguém, já não me lembro quem, disse que era um L. echinatum!

Sei que é uma questão de pesquisa ( que irei fazer já de seguida), mas o que me podem dizer quanto ás que penso ser as poucas diferenças entre estes dois géneros?

Um abraço
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Polecat em Ter 25 Nov 2008, 22:31

Olá Nuno!

Nuno escreveu:Sei que é uma questão de pesquisa ( que irei fazer já de seguida), mas o que me podem dizer quanto ás que penso ser as poucas diferenças entre estes dois géneros?

É mesmo uma questão de pesquisa apesar de às vezes não ser fácil a distinção e não existirem só estas duas espécies do mesmo género.

Entre outras "gavetas" (taxons) existentes, algumas das principais usadas na Biologia para agrupar os seres vivos são por ordem decrescente:
Reino(ex: Fungi) -> Filo(ex: Basidiomycota) -> Ordem(ex: Agaricales) -> Família(ex: Amanitaceae) -> Género(ex: Amanita) -> Espécie(ex: muscaria)

Conto contigo para abrires um tópico sobre a diferença entre estas duas espécies do mesmo género.

Abraço Wink
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Qua 26 Nov 2008, 14:37

Polecat escreveu:[justify]
Entre outras "gavetas" (taxons) existentes, algumas das principais usadas na Biologia para agrupar os seres vivos são por ordem decrescente:
Reino(ex: Fungi) -> Filo(ex: Basidiomycota) -> Ordem(ex: Agaricales) -> Família(ex: Amanitaceae) -> Género(ex: Amanita) -> Espécie(ex: muscaria)

justify]

Hehe, vou dar isto em biologia Razz

Quanto á abertura do tópico, vou já de seguida á caça dos lycoperdon!!

Um abraço e obrigado Polecat
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  *ento*loma* em Sex 28 Nov 2008, 05:16

Olá Pedro!

Excelentes registos fotográficos, como sempre! seja artistico ou cientifico!

A Russula parece encaixar bem em R. chloroides principalmente pelo aspecto geral - chapeú infudibiliforme, branco sujo, textura compacta, a abundancia de lamelas e o ton esverdeado que mencionas.te!

O Lycoperdon, parece-me ser o L. foetidum ou L. molle, segundo o livro das fotos do Courtecuisse a diferenciação faz-se na presença de granulações além dos pelos/espinhos em L. molle - o que parece acontecer no exemplar mais jovem...

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares