Viva!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viva!!

Mensagem  franco em Ter 09 Dez 2008, 22:13

Olá a todos.

Registei-me no forum porque temos um interesse comum ...os cogumelos!!!

É com bastante entusiasmo que participo, pois vejo que alguns dos membros são autenticos experts, e espero vir a aprender bastante convosco.
Apesar do meu interesse ser mais na parte gastronomica,isto é, Pode-se comer???,por isso quero desde já vos pedir o seguinte, quando falam em especies que tem a certeza que está bem identificada, por favor digam se é comestivel!!! se já provaram!!! crua, cozida ou assada!!!!

abraço.

franco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Olá!

Mensagem  Nuno em Qua 10 Dez 2008, 14:29

Olá Franco

Encontras-te o lugar certo, para o melhoramento do teu conhecimento gastronómico, e, também, para nos ajudares a melhorar o nosso! Wink

Aprende-se depressa por cá, e em quase todas as identificaçõespoderás reparar que se fala sempre em comestibilidade!

Bem-vindo e contínua a postar! pirat

P.s. Já viste a nossa área de gastronomia? Poderá ajudar, nomeadamente no teu interesse pelo prazer alimentar que os cogumelos apresentam! Wink

Um abraço

Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Re: Viva!!

Mensagem  Rui em Qua 10 Dez 2008, 16:31

ola amigo !!

espero que gostes aqui do site como eu estou a gostar!!

bem vindo!!

Rui
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Humor : Sempre bem disposto

Ver perfil do usuário

Eu também sou micofágico...

Mensagem  manel em Qua 10 Dez 2008, 17:13

Bem-vindo,

É verdade, a dimensão gastronómica talvez seja a que agarra logo as pessoas. No entanto há muitas outras. Mas como já deves ter percebido, é preciso ter os devidos cuidados. Não experimentes nada sem teres a absoluta certeza do que estás a fazer.

Hoje há várias iniciativas de introdução à identificação de cogumelos. Por exemplo no Calendário, tens algumas. Posso adiantar que a do dia 13 em Vila do Conde, vai-se repetir dia 20 de Dezembro.

Podes ainda ir a Oficina. Tens lá os "Textos Oficina" que te apoiam no começo da identificação de cogumelos e ainda um texto importante sobre a descrição simples de um cogumelo para identificação. E tens ainda muita informação e discussão sobre os guias de campo disponíveis!

Já agora passa pela Gastronomia, já há lá tópicos muito curiosos também.

Diverte-te, preservando sempre a tua saúde e o ambiente.

Até breve!

Manel

Última edição por manel em Dom 14 Dez 2008, 16:58, editado 1 vez(es)
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Mensagem  Mycota em Qui 11 Dez 2008, 14:45

Muito bem vindo franco!

Mais um micofágico a bordo Wink
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Sobre a micofagia...

Mensagem  manel em Qui 11 Dez 2008, 23:30

Franco,

Desculpa "violar" assim o tópico da tua apresentação. O moderador daqui, depois passará esta mensagem para outra área ou apagá-la, se o entender.

A micofagia é só o primeiro grande apelo dos cogumelos: Comem-se ou são venenosos? Já aqui começa a sedução só para aqueles poucos que ousam (ousam e não arriscam), numa terra tida por micófoba.

Com a ajuda aqui do fórum, quando fui capaz de identificar 2 ou 3 espécies comestíveis, primeiro fui visto com desconfiança pelos meus amigos. Depois, vendo que estava de boa saúde e muito satisfeito com os pitéus, um após outro, não resistiram. Hoje, não param de perguntar quando vai haver mais dos silvestres. Ninguém mais quer saber de "Cogumelus cuvettis" cá em casa. Eles perguntam é pelos boletos, leccinuns, suillus, cantarelos, fistulinas hepáticas e agora querem é mais M. proceras.

Mas depois fui descobrindo o que chamo de "outras dimensões" dos cogumelos: Formas, texturas, desenvolvimentos maturacionais praticamente mutantes e que me confundem, processos "sherlockianos" de identificação que todas as semanas se vivem aqui, onde só o detalhe e pormenor contam. A excitação de ver o primeiro spore printing, melhorar as minhas capacidades de fotografia, os links que vamos descobrindo de outros países, aplicações terapêuticas, as histórias de um bispo galego que a inquisição micofóbica atirou para fogueira, ou a múmia que tinha um cogumelo na mão e aparentemente o usava como acendalha, as utilizações ritualistas, outros que são usados para fins artísticos ou artesanais. Os vazio legal que vivemos em Portugal, as colheitas agressivas que vejo e me doem na alma, os primeiros passos que se tomam no nordeste para defender este património natural de uma forma sustentada, as actividades outdoor e socialização, o potencial turístico e económico, o humor... Ufa. Todas as semanas, para não dizer noites, há novidades.

A micofagia terá sempre o seu lugar claro. Mas o seu protagonismo na minha atenção vai se ajustando, para dar espaço às outras dimensões do reino fungi.

E com vocês como foi, ou está sendo?

Até breve!

Manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/