conservar cogumelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

conservar cogumelos

Mensagem  carcamelas em Sex 19 Dez 2008, 15:46

Boas, qual será a melhor maneira para conservar cogumelos?
Já estive a ler em sites falam de secos ou até congelados, mas a minha dúvida era qual será a melhor opção para coleccionar.

carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens: 50

Ver perfil do usuário

Re: conservar cogumelos

Mensagem  Pedro Claro em Sex 19 Dez 2008, 16:46

Para conservar com o intuito de uma posterior análise ou para comprovar a identificação (fazer uma espécie de herbário), o melhor é proceder à secagem. Aos cogumelos secos e armazenados convenientemente para este fim chama-se exsiccata.

Uma forma de o fazer é a seguinte:

- Proceder à secagem, quer através de desidratadores de alimentos, quer através de outros processos (secagem no forno a +/- 40º com porta entreaberta e, caso exista, ventoínha ligada, por exemplo), até que os carpóforos estejam completamente desidratados. Pode ser necessário cortá-los longitudinalmente, para acelerar o processo de secagem.

- Depois de secos, é aconselhável a desinfestação (eliminação de larvas e ovos de insectos) e a forma mais simples é colocar os carpóforos secos no congelador, a -20º, durante 3 dias.

- Depois, devem ser colocados em saquetas plásticas individuais devidamente identificadas [por exemplo, com um número ou uma referência], fechados e armazenados em locais secos e frescos.

De notar que as exsiccata, só por si, pouco valem se não forem acompanhadas de uma descrição detalhada do material fresco, de fotografias e/ou desenhos e ainda de outros dados impossíveis de obter após a secagem: habitat de recolha, características organolépticas (odor e sabor), etc... Todo este material (descrições, fotos/desenhos, outros dados) deve ser armazenado em conjunto com as exsiccata ou então ter o mesmo número ou referência que a exsiccata, para evitar confusões.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens: 1315

Ver perfil do usuário

Mensagem  carcamelas em Sex 19 Dez 2008, 19:24

Obrigado

carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens: 50

Ver perfil do usuário

Espectáculo!

Mensagem  Nuno em Seg 22 Dez 2008, 00:19

Excelente Pedro, vou experimentar mesmo isso!

Já tu ou alguém o fez? Daqui do fórum?

Um abraço

Nuno

Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens: 671
Fungónimo: Nunarov

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Pedro Claro em Seg 22 Dez 2008, 13:30

Eu não costumo secá-los porque não tenho mantido um registo muito pormenorizado das colheitas e das análises que faço, mas por vezes seco-os dentro do carro(!!!) que é um excelente local, desde que não se exagera na quantidade (por causa dos odores, sobretudo).

As indicações que dei foram retiradas de um dos volumes da série Fungi Europaei, nomeadamente de um dos volumes dedicados ao género Entoloma, da autoria de Machiel Noordeloos (um dos mais proeminentes micólogos europeus), misturadas com uma ou outra coisa que tenho lido 'por aí' (por exemplo, a questão do forno). Não sei se alguém do fórum experimentou, mas supostamente é o método usado pelos micólogos profissionais para fazer e conservar exsiccata.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens: 1315

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: