A nossa política sobre os "cogumelos mágicos"!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

admin A nossa política sobre os "cogumelos mágicos"!!

Mensagem  Mycota em Seg 19 Jan 2009, 23:06

Caros membros,

Dado um aumento previsível de utilizadores interessados na temática "cogumelos mágicos", a administração do Cogumelos de Portugal sentiu a necessidade de definir a política do site sobre o referido assunto.


A Lei Portuguesa
Como se sabe, os também chamados "cogumelos psilocibinos" (por conterem o alcalóide psilocibina), estão proibidos por lei em todo o território português. Segundo o
Decreto-lei 15/93 de 22 de Janeiro (Lei da Droga), a posse, consumo e cedência de psilocibina - uma substância presente nos "cogumelos psilocibinos" - estão proibidos em Portugal.

Como tal, qualquer membro do Cogumelos de Portugal que esteja numa destas circunstâncias sem autorização das autoridades portuguesas e se encontre em território nacional, estará automaticamente a incorrer numa ilegalidade que poderá ter consequências graves para o cidadão. Para uma melhor compreensão das circunstâncias e consequências, sugere-se a consulta do referido artigo.


O Âmbito do nosso site
O Cogumelos de Portugal é uma plataforma que visa o incremento do conhecimento micológico português, simultaneamente através de um enriquecimento quantitativo e qualitativo dos registos relativos à geografia micológica, como também através do estreitamento da grande brecha que separa o povo português dos hábitos micófilos.

Seguindo arquetipicamente esta filosofia, a administração do Cogumelos de Portugal não poderia desincentivar práticas micófilas. Contudo, somente pelo facto de envolver cogumelos, uma actividade não será necessariamente micófila, podendo até ser uma actividade micófoba por oposição, nestes casos o Cogumelos de Portugal contrariará estas actividades naturalmente.

Resumindo, o nosso site promove e apoia todas as actividades que visem a elevação da Micologia Portuguesa, naturalmente desincentiva e combate aquelas actividades que prejudiquem a mesma Micologia Portuguesa.


"cogumelos psilocibinos" - micofobia ou micofilia?
O que é promovido pelos "cogumelos psilocibinos" depende essencialmente das circunstâncias em que se aborda o tema.

Idealisticamente este relativamente pequeno grupo de cogumelos seria apenas mais um a juntar às incontáveis espécies descritas até hoje, muitas delas também aqui abordadas sobre vários pontos de vista, desde a sua identificação e registo até ao seu cultivo e propriedades medicinais. Como tal, todas as dimensões relativas aos "cogumelos psilocibinos" poderiam e deveriam também ser micófilicas, idealisticamente claro.

Na prática o que se sucede é diferente. Num contexto legislativo que proíbe veementemente a substância que invariavelmente está presente neste grupo de cogumelos, adicionado à proliferação
do uso destes cogumelos por cidadãos que muitas vezes não querem nem se esforçam para que a sua mesma sociedade aceite os referidos hábitos, é natural e óbvio que conduzirá à micofobia generalizada numa sociedade céptica de forma inata a este tipo de práticas alternativas.

Uma questão paradoxal, sujeita a juízos de valor, mas envolta de ilegalidade!


Atitude e participação dos membros do Cogumelos de Portugal
É naturalmente um "pau de dois bicos", proibir e desincentivar qualquer temática relativa a cogumelos é ir contra a própria essência deste site, apoiar incondicionalmente o desenvolvimento deste tipo de temáticas poderá significar a comparticipação e incentivo de práticas ilegais que poderiam resultar numa negativização do paradigma micológico português.

Como tal, a palavra de ordem é moderação! Mas para todos os efeitos, leia-se com atenção:

- O Cogumelos de Portugal não proíbe nem desaconselha práticas que poderão desenvolver o gosto pela Micologia e que possam contribuir positivamente para o panorama micológico português.

- O Cogumelos de Portugal não incita nem apoia qualquer prática ilegal em Portugal.

- Todos os membros, moderadores e administradores deverão procurar seguir as linhas orientadoras definidas neste tópico, sobre o risco de verem as suas mensagens editadas e/ou apagadas ou em caso extremo, serem expulsos do fórum.

- O Cogumelos de Portugal permite então, a postagem de qualquer informação (identificação, cultivo, consumo etc) relativa a qualquer fungo, inclusive "cogumelos psilocibinos" desde que estes não se encontrem em território nacional. Qualquer informação que seja provada constituir uma ilegalidade em território nacional deverá ser eliminada pelos moderadores do fórum.

Qualquer dúvida, este tópico estará aberto a discussão durante os próximos dois meses.


Com os melhores cumprimentos,

pela Administração do Cogumelos de Portugal
Vasco Fachada


Última edição por Mycota em Qui 29 Jan 2009, 23:09, editado 1 vez(es)
avatar
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

admin Apoio!

Mensagem  Rita Vargas em Dom 25 Jan 2009, 15:51

Caro Vasco

Vejo com extrema importância o Post que acabou de desenvolver e venho dar-lhe o apoio nesse sentido. Também considero que possa existir "um pau de dois bicos" neste fórum e que possam ocorrer confusões nas pessoas que acedem ao mesmo. Defendo que esta seja uma oportunidade de partilhar conhecimentos e que seja feita saudavelmente, evitando a confusão de interesses do género. Espero que fique claro que o gosto manifestado pelos amantes da micologia, não impliquem o gosto por questões ilegais que daí possam surgir, as quais já foram destacadas no seu anterior post.
Por vezes, quando me refiro ao interesse que tenho pelos cogumelos, sinto que as pessoas associam a outro tipo de interesses e fico triste por assim o ser. Acho que é um estigma a combater e que uma coisa não implica necessariamente a outra.

Parabéns pela iniciativa e chamada de atenção a este facto, facto este que considero importante ter sido esclarecido a toda a comunidade que participa activamente no fórum e a toda a comunidade vindoura.

Com os meus melhores cumprimentos,
rita vargas Surprised
avatar
Rita Vargas
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum