Recém-chegada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Recém-chegada

Mensagem  SaraiLopes em Dom 25 Jan 2009, 00:50

Olá a todos.

O meu nome é Sara e interesso-me por tudo o que faz parte do mundo natural. Os cogumelos, claro, estão incluídos.

Tenho dois livros e impressões com info retirada da net, mas sou completamente 'mico-daltónica'. Mesmo com um guia na mão, parece-me tudo igual. É muito frustrante. De qualquer modo, e por muito que me fascine descobrir cogumelos escondidos entre a relva dos parques ou a dar vida aos troncos das árvores ao longo dos caminhos por onde passo no meu dia-a-dia, o meu grande interesse é compreender o mecanismo da sua existência, assim como quem compreende o clima, as correntes do mar, o ecossistema de uma região.

Para mais, sou aspirante a escritora e tenho interesse na criação de mundos e respectivos ecossistemas. Mas não suporto que agarrem em dragões e unicórnios e os pespeguem num mundo fantástico sem ter em linha de conta as relações entre os vários seres, ou algumas regras básicas da física (como um dragão expelir fogo... que ser vivo seria capaz de o fazer? Agora se ele aspergisse os seus inimigos com um veneno que criasse sensação de queimadura ou mesmo queimaduras... isso é realista!)

Ora bem, pode parecer que estou a divagar, mas esta é mesmo a principal razão de me ter juntado às vossas fileiras. Se não quero criar cogumelos tão impossíveis como dragões que respiram fogo, tenho de aprender mais.

Espero aprender muito convosco e, quem sabe, começar a identificar aqueles cogumelos que passam a vida a brotar ao meu lado.

Sara Lopes

SaraiLopes
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Humor : Outonal
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Bem-vinda Sara!

Mensagem  manel em Dom 25 Jan 2009, 02:28

Serei sempre um aprendiz, um curioso das inúmeras dimensões destes seres fantásticos cujos cogumelos, são apenas os frutos.

Achei interessante quereres saber sobre "o mecanismo da sua existência". Uns vivem em simbiose com as árvores (micorrizados), mantendo a floresta saudável, há os que decompõe a madeira ou outros tipos de matérias orgânicas e por aí adiante. Sofrem mutações impressionantes durante o seu desenvolvimento, as formas de reprodução variam de género para género.

As aplicações que o homem já encontrou e continua a encontrar para os cogumelos, são imensas. Há gente que os procura por ganância como as trufas que se arrematam em leilão por 200 mil dólares, cogumelos com propriedades terapêuticas, outros usados em rituais, os controversos alucinogénicos, os deliciosos comestíveis com a eterna problemática das confusões com os tóxicos e venenosos. Tudo isto provoca comportamentos que vão da micofobia, passando pela micofilia, havendo mesmo quem fale em micolatria (será que não é exagero?). Quanto a mim, também sou um micofágico inveterado, mas cauteloso.

Explora um pouco o fórum. As áreas dos Cogumelos nas Regiões, ou Campo e Identificação, por exemplo. Vais ver diversas espécies e discussões entusiasmadas que mantemos à volta das respectivas identificações.

Se tiveres a fim de começar as tuas próprias colheitas para identificação, podes ir a Oficina, ler os anúncios, ou seja pequenos textos que te podem ajudar.

Destaco alguns tópicos e links que têm um pouco a ver com os aspectos curiosos, culturais, históricos ou mesmo fantásticos dos cogumelos:
Anéis de bruxa e fada
Maior organismo do mundo
cogumelos luminosos/cintilantes
Fungi in art and literature
micofobia, micofilia e micolatria na Galiza

Por último, o próprio nome científico dos cogumelos, pode por vezes servir de inspiração.

Até breve!

Manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Re: Recém-chegada

Mensagem  Nuno em Dom 25 Jan 2009, 12:30

SaraiLopes, mas que grande entrada, sim senhor!

Faço minhas todas as palavras do Manel, e por mais que se aprenda, há sempre muito mais! É esse o espírito! Wink
Também o que me atraíu foi a certa obscuridade e o misticismo relacionado com este Reino, misterioso e desconhecido. E é uma das grandes razões que me fazem contínuar!

Podes também depois postar as tuas criações literárias aqui, quero ver isso Very Happy
Um abraço e muito bem-vinda!
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Mycota em Dom 25 Jan 2009, 15:33

Bem Vinda Sara,

Gostei muito da tua apresentação, sinto que tens muito de bonito para partilhar connosco Smile

O nosso grande moderador manel está alinhavado com os cogumelos da mesma froma e já te deu as melhores dicas para começares a explorar este fantástico mundo.

Esperamos pela tua imaginação e sensibilidade poética,

Um Abraço
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado