Envenenamento do autor de "Horse Whisperer"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Envenenamento do autor de "Horse Whisperer"

Mensagem  manel em Qui 05 Fev 2009, 18:37

Amigos,

Esta notícia chegou-me pelo meu observatório, via fonte duvidosa e mal traduzida. Dizia que o envenenamento do Nicholas Evans, Mulher e Irmão devia-se à ingestão da Amanita phaloides ou "taça da morte". Achei suspeito que o autor de uma obra tão espantosa caísse em tamanha asneira e procurei uma fonte mais credível. Fui parar ao Times Online.

Segundo um especialista de uma organização micológica britânica, eles confundiram um certo tipo de Cantarelo com o Cortinarius speciosissimus, pelos vistos nada aconselhável para o consumo humano.

Pergunto aos nossos usuários mais treinados, ser os cantarelos confundíveis com estes cortinarios venenosos, bem como estes últimos, ocorrem em Portugal. Imagino que em vez de amarelo damasco como os C. cibarius, sejam acastanhados ferrujinosos, pelo que li no artigo. Já agora, não seria demais frisar as características diferenciadoras dos Cantarelos comestíveis, um cogumelo que alguns guias básicos de campo o tomam como simples e seguro de identificar. Eu mesmo me retrato aqui por, erradamente ter passado essa ideia.

O envenenamento foi em Setembro do ano passado na Escócia, a recuperação do autor envolve/u diálise e é/foi lenta. Em relação aos parentes a coisa foi menos séria.

Tentei encontrar notícias mais recentes sobre o estado do escritor mais em vão. Espero sinceramente que esteja completamente recuperado.

Identificar cogumelos, não pode ser de ânimo leve.

Manel

PS - Procurei umas imagens dos Cortinarius em causa, e aparentemente não se parecem com os cibarius que costumo colher para consumo. Mas isso deixo à apreciação dos "identificadores seniores".
avatar
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 52
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Envenenamento do autor de "Horse Whisperer"

Mensagem  Zamanita em Qui 05 Fev 2009, 20:14

Oi manel

manel escreveu:Pergunto se os cantarelos confundíveis com estes cortinarios venenosos, bem como estes últimos, ocorrem em Portugal.
Ainda que não saiba qual é o cantarelo em questão, nunca encontrei no campo nem vi referências de outros em Portugal, além dos:
- C.cibarius (e outros que normalmente são identificados como cibarius - C. subpruinosus, C. friesii...)
- C. lutescens
- C. tubaeformis
- C. cinereus

Quanto aos C. speciosissimus (o nome actual Cortinarius rubellus) não sei se ocorre ou não em Portugal. (Para dizer a verdade é um género sobre o qual nunca me debrucei minimamente... No )
manel escreveu:Já agora, não seria demais frisar as características diferenciadoras dos Cantarelos comestíveis, um cogumelo que alguns guias básicos de campo o tomam como simples e seguro de identificar. Eu mesmo me retrato aqui por, erradamente ter passado essa ideia.

Não é fácil confundir qualquer cantarelo com espécies de cortinarius, desde que as pessoas tenham os conhecimentos mínimos das características a observar na identificação de cogumelos, bem como das características principais de ambos os géneros.
Isto não significa que os cantarelos sejam cogumelos seguros para identificadores inexperientes ou sem conhecimentos fundamentais.
Nem os cantarelos nem nenhum outro!
Na minha opinião não há cogumelos seguros. Pode é haver cogumelos que se identifiquem com uma boa margem de segurança desde que os colectores tenham conhecimentos e experiência para tal... e neste caso os cantarelos até são bastante simples de identificar...
As principais características macroscópicas do género:
- têm a forma de copa ou trompeta
- em vez de lâminas o himenóforo é composto por pregas mais ou menos demarcadas
- todas têm sabor e odor agradável, frutado

Hasta

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum