Dois ascomicetes não identificados. Alguma ideia?

Ir em baixo

Dois ascomicetes não identificados. Alguma ideia?

Mensagem  Pedro Claro em Ter 04 Mar 2008, 13:59

A primeira espécie foi encontrada em pinhal (Pinus pinaster), entre musgos. Parece-me tratar-se de uma Otidea, mas não consigo chegar satisfatoriamente a um epíteto específico. Exemplares observados a 27-01-2008.

#1a



#1b



A segunda espécie foi encontrada este fim de semana, num outro pinhal. A primeira foto é dos primeiros exemplares que observei, que cresciam entre pedras, em solo arenoso, a 15-20cm. do asfalto. Depois, ao longo da estrada, encontrei perto de uma centena de exemplares (números a 'olhómetro', claro; não as contei) no mesmo tipo de substrato. Mais à frente, encontrei mais umas dezenas de exemplares, num pequeno largo cheio de musgo, como se pode observar na segunda foto. A terceira foto é um close-up de um dos exemplares.

#2a



#2b



#2c



Parece-me que se pode tratar de uma Helvella sp. (parece H. costifera, mas com os sulcos do pé bastante menos pronunciados), mas estou longe de ter certezas... Alguma ideia?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 44
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dois ascomicetes não identificados. Alguma ideia?

Mensagem  Polecat em Sab 08 Mar 2008, 19:45

Olá Pedro!

Bom, já que não há pareceres dos mais entendidos, cá vou eu mais uma vez opinar
com base na internet e no Courtecuisse&Duhem que trouxe comigo para a Estónia.


Dado o porte e as características morfológicas em forma de taça das duas espécies, tudo indica para o Filo (ou Divisão para os mais "botanistas") Ascomycota caracterizado sucintamente pela presença de estruturas portadoras de esporos denominadas de "ascos" (ou sacos para quem, como eu, não aprendeu grego antigo) ao invés de "basidios" presentes no Filo Basidiomycota do qual fazem partes os mais mediáticos Géneros Amanita, Agaricus, Tricholoma entre outros.

Cliquem aqui para chave dicotómica de Ascomicetes fácil de utilizar (não europeia!)

Neste Filo Ascomycota a Ordem Pezizales é a mais comum contendo, entre outras, os Géneros Otidea, Helvella, Peziza, Gyromitra e Morchella

#1
A ausência de um pé óbvio, as tonalidades mais beiges/alaranjadas/acastanhadas e a descontinuidade (brecha) no apothecium (estrutura em forma de disco do cogumelo) desvendam o Género Otidea. Quanto ao epiteto específico em questão, apenas consegui encontrar informação relevante das seguintes espécies: O. leporina, O. alutacea, O. bufonia, O. cochleata, O. onotica e O. concinna. Partindo da grande falácia que apenas existiriam estas espécies, e tendo em conta as boas fotografias do Pedro Claro que nos mostram as tonalidades beiges alaranjadas (excluindo O. bufonia e O. cochleata e talvez O. alutacea ) sem óbvias tonalidades rosadas no himénio (excluindo possivelmente O. onotica), ascomas compridos mais em forma de taça do que em forma de orelha (possivelmente excluindo O. leporina e O. onotica mas excluindo definitivamente O. concinna).

Conclusão: as espécies não excluidas a 100% seriam Otidea alutacea ; Otidea onotica e Otidea leporina, podendo todas apresentar na sua plasticidade ou diferentes variedades algumas tonalidades mais amareladas ou beiges como vemos nas fotos (que atenção podem enganar). De qualquer maneira, e o Pedro Claro pode depois ajudar a corroborar esta afirmação, os poucos factos que temos sobre esta espécie postada são:

-Ascoma entre as formas de orelha de coelho e taça (pode ocorrer nas três espécies), "verticalizado" e mais estreito na base esbranquiçada (O. leporina)

-Himénio beige/laranja/ocre (O. leporina mas pode ocorrer em O. onotica)

-Superficíe exterior mais clara que o himénio com tons mais amarelados (O. leporina e O. onotica mas pode ocorrer em variedades de O. alutacea)

Posto isto, se tivesse de arriscar numa espécie só com base nestes dados macroscópicos, arriscaria na espécie Otidea leporina.

Fontes&Leituras:
Notes on Otidea from Xinjiang, China
Rogers Mushrooms
The Mushroom Expert
MykoWeb
Key to the genera of the operculate cup-fungi (PEZIZALES)
Guia de campo da Collins (Courtecuisse & Duhem, 1995: Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe)


#2
Dada a presença de um pé (ainda que muito rudimentar) e as tonalidades a preto&branco, o Género Helvella parece-me boa proposta Pedro.
Quanto à espécie, após algumas leituras e comparações de fotos, passei a considerar batante mais o grupo da espécie Helvella leucomelaena que possui caracteristicamente um pé enrugado e esbranquiçado bastante pequeno. Mas é só uma opinião com pouco suporte bibliográfico!






Um Abraço a todos!
avatar
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dois ascomicetes não identificados. Alguma ideia?

Mensagem  Pedro Claro em Seg 10 Mar 2008, 11:08

Muito obrigado pelas excelentes orientações, Polecat.

Infelizmente, a minha bibliografia está extremamente deficitária relativamente a ascomicetes. Apenas um dos volumes da excelente flora micológica suiça (Fungi of Switzerland) se dedica de forma aprofundada ao estudo deste filo, mas - obviamente - não são referidas espécies de extracção mais mediterrânea ou que ocorrem em zonas costeiras, o que limita um pouco o seu âmbito.

Relativamente às tuas propostas, pela pesquisa que fiz (na net, que NÃO é o meu meio de pesquisa preferido), a opção Otidea leporina parece-me, efectivamente, e com os dados que possuo, a mais indicada. Também a proposta Helvella leucomelaena me parece bastante ajustada aos dados que possuo neste momento. Pelo menos, não encontro alternativas que se ajustem melhor - e todos sabemos que a identificação dos fungos (e não só) se faz eliminando hipóteses - aliás, esse é o princípio das próprias chaves dicotómicas. Smile

Um abraço!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 44
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dois ascomicetes não identificados. Alguma ideia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum