Bovista

Ir em baixo

Bovista

Mensagem  elepontes em Seg 23 Nov 2009, 13:09

À primeira vista parecem Agaricus a despontar.
Depois, quando lhes deitamos a mão percebemos que é algo completamente diferente: umas bolas fofas com consistência de esferovite, sem pé, ligadas à terra directamente por micélio a lembrar raízes. São os Bovista.


By LPontes

As dificuldades começam quando queremos aprofundar a investigação e percebemos que no Reino Fungi científico se prolonga a velha pecha micológica popular que é atribuir ao mesmo cogumelo um nome em cada aldeia, às vezes vizinhas. Só na 1ª página de resultados do Google, encontramos para o nosso cogumelo, Bovista plumbea, Lycoperdon bovista, Bovista spp., Globaria bovista; acho que com paciência, se chegaria à dúzia! Para não falar que, nuns lados é uma Lycoperdales e noutros uma Agaricaceae!


By LPontes

Exemplares recolhidos em montado de sobreiros, ocorrendo aqui e ali, entre Agaricus campestres e Agaricus arvenses. na concelho de Montemor-o-Novo.


By LPontes

Os cortes em exemplar jovem (foto de cima) e em exemplar um pouco mais adiantado (foto de baixo) mostra claramente a evoluçao da cor do endosperídio que em breve ficará negro, digo-o por experiência, e deixará sair nuvens negras de esporos, lá mais para a Primavera. O facto de essa saída não se fazer por uma chaminé definida faria dizer que se tratava do mais comum dos Bovistas, o Bovista plumbeo, mas o facto do exosperídio ficar branco níveo até à libertação dos esporos e não escurecer, faz duvidar dessa classificação.
Quando chegar a altura fotografarei este Bovista maduro e bem branco, agora há que saber esperar pela Primavera.

elepontes
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 36
Fungónimo : elepontes
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum