GUME - Lista de interesse relevante sobre comestibilidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GUME - Lista de interesse relevante sobre comestibilidade

Mensagem  *ento*loma* em Seg 14 Dez 2009, 01:46

Mais uma vez a divulgação do excelente trabalho do Prof. Paulo de Oliveira no site do GUME

Lista provisória de cogumelos comestíveis GUME

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

lista....

Mensagem  Alfaiate em Qua 16 Dez 2009, 10:37

...boas!
Conheço as obras mencionadas na bibliografia....e são das melhores para uma boa identificação... No entanto a nível de gastronomia não acho q sejam os melhores livros pra se consultar...e acho q a lista até tem algumas imprecisões... E depois...dentro dos cogumelos consideraros comestíveis...nem todas as pessoas têm os mesmos gostos....
Abraços

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: GUME - Lista de interesse relevante sobre comestibilidade

Mensagem  Pedro Claro em Qua 16 Dez 2009, 11:25

Alfaiate escreveu:...boas!
Conheço as obras mencionadas na bibliografia....e são das melhores para uma boa identificação... No entanto a nível de gastronomia não acho q sejam os melhores livros pra se consultar...e acho q a lista até tem algumas imprecisões... E depois...dentro dos cogumelos consideraros comestíveis...nem todas as pessoas têm os mesmos gostos....
Abraços

Penso que a nota do Paulo de Oliveira é clara: os valores resultam da transposição do que aparece descrito em termos de comestibilidade nas obras citadas. Dizer que os gostos de pessoas diferentes são diferentes é redundante. Smile

Pessoalmente, em termos de sabor (exclusivamente, sem considerar consistência, textura), acho Macrolepiota procera o melhor de todos; aquele gosto a frutos secos de casca dura é absolutamente delicioso! Em relação aos Lactarius da secção dapetes, considero o L. semisanguifluus e o L. vinosus melhores que o L. deliciosus, mas em qualquer dos casos os chapéus são muito melhores que os pés, pelo que deixei de consumir estes últimos. E, para o meu gosto, são espécies sobrevalorizadas; valem pela abundância e pela resistência a infestações de larvas e afins. A textura dos Boletus do grupo edulis é imbatível e o guizado de carne de porco e enchidos com batatas e Tricholoma equestre que a minha mãe faz está entre os meus pratos preferidos - e acreditem que eu sou muito bom garfo e gosto de muita coisa. Wink Amanita caesarea é uma espécie que só provei uma vez e adorei (excelente consistência, textura e sabor), mas em contrapartida não fiquei grande fã de Coprinus comatus, que considerei insípidos. Por fim, acho os Cantharellus 'menores' (tubaeformis, lutescens) bastante agradáveis em termos de sabor e aroma, mas pouco carnudos e de consistência um pouco elástica, embora não desagradável - os C. cibarius são melhores, mas também só os comi duas ou três vezes.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Esclarecimento

Mensagem  Alfaiate em Qua 16 Dez 2009, 19:33

" Penso que a nota do Paulo de Oliveira é clara: os valores resultam da transposição do que aparece descrito em termos de comestibilidade nas obras citadas. Dizer que os gostos de pessoas diferentes são diferentes é redundante." - Pedro Claro

....acho que a parte em relação a "gostos não se discutem" não tem grandes comentários fazer....toda gente sabe isso...e a parte do meu tópico q valeria a ser comentada é a seguinte:
"Conheço as obras mencionadas na bibliografia....e são das melhores para uma boa identificação... No entanto a nível de gastronomia não acho que sejam os melhores livros pra se consultar..."

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Qua 16 Dez 2009, 23:40

Olá Alfaiate,

Partilha as referencias que consideras mais adequadas como autoridade gastronómica... e se tiveres disposição podes tentar criar uma sinergia com o Professor Paulo de Oliveira e editar a lista que ele compilou e torná-la mais abrangente...

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Sex 25 Dez 2009, 01:47

Há o gosto, e também há a arte de preparar. O mesmo cogumelo pode ser 5 estrelas para uns e medíocre para outros, apenas por causa de uns saberem como tirar o melhor partido dele e outros não. Tenho dois exemplos: o Lepista nuda é geralmente tido como fracote, mas o guia de Incafo considera-o do melhor, e Natalina Azevedo especifica que é para preparar em marmelada (tentei e não gostei assim muito, mas o problema foi meu de certeza); Amanita ponderosa (a silarca dos alentejanos) não é tida em grande consideração pela generalidade dos guias, mas a cultura local (Alto e Baixo Alentejo) coloca-o ao mais alto nível.

Arte, apenas isso...

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares